Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Profa. Therezinha Conde
DIDÁTICA Aula 1 FUNDAMENTOS E PRÁTICAS: CONCEITOS, O SENTIDO DA PRÁTICA, OBJETO DE ESTUDO, SABERES NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA Profa. Therezinha Conde
2
Conceito de didática A didática é uma seção ou ramo específico da Pedagogia e se refere aos conteúdos do ensino e aos processos próprios para a construção do conhecimento [...] é definida como a ciência e a arte do ensino (HAIDT, 2006).
3
Conceito de didática: É um dos ramos de estudo da Pedagogia [...] É uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista finalidades educacionais, que são sempre sociais [...] se caracteriza como mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente [...] pode constituir-se em teoria do ensino [...] a Didática se baseia numa concepção de homem e sociedade (LIBANEO, 2013).
4
Conceito de didática: A palavra didática tem sua origem na expressão grega techné didaktiké que significa ensino, instrução [...] de maneira mais abreviada é a arte de transmitir conhecimentos, trazendo o sentido da orientação, condução, guia [...] definição essa que data do século XIX, considerada tradicional, portanto, sendo ultrapassada por outras abordagens mais modernas e avançadas (CORDEIRO, 2007).
5
Conceito de didática: É comum a associação da didática com o como ensinar, ou seja, com métodos e técnicas, mas, ressalta sobre a importância da reflexão sobre os seus fundamentos, sobre as razões de seu emprego, pois, caso contrário, corre-se o risco de nos convertermos em escravos dos instrumentos (PILETTI, 2010).
6
Investigando os alunos do curso de Pedagogia e Licenciaturas de Ciências Biológicas, Letras, Geografia, História, Matemática e Educação Física da Universidade Estácio de Sá sobre o que compreendem acerca do conceito de Didática: partindo de suas realidades e compreensões: “A didática é um conjunto de técnicas e estratégias ou normas de ensino”; “é a teoria do ensino”; “é a forma como o professor transmite o conhecimento, visando assimilação do mesmo pelo aluno”;
7
“são os procedimentos de ensino adotados pelo professor”;
Investigando os alunos do curso de Pedagogia e Licenciaturas de Ciências Biológicas, Letras, Geografia, História, Matemática e Educação Física da Universidade Estácio de Sá sobre o que compreendem acerca do conceito de Didática: partindo de suas realidades e compreensões: “são os procedimentos de ensino adotados pelo professor”; “é o caminho que o professor traça para trabalhar o conteúdo”; “é passar conhecimento”;
8
Investigando os alunos do curso de Pedagogia e Licenciaturas de Ciências Biológicas, Letras, Geografia, História, Matemática e Educação Física da Universidade Estácio de Sá sobre o que compreendem acerca do conceito de Didática: partindo de suas realidades e compreensões: “é a capacidade do professor de transmitir um assunto, fazer com que o aluno compreenda as explicações”; “é quando um professor domina um assunto e explica de forma fácil para que o aluno entenda e apresente bons resultados”;
9
Ampliando o olhar sobre o conceito de didática:
incentivar a reflexão (perceba o que estamos fazendo); fazer questionamentos; instigar o pensamento crítico; dialogar sobre o objeto de estudos; problematizar conceitos; construir conhecimentos;
10
Ampliando o olhar sobre o conceito de didática:
compartilhar, socializar conhecimentos; mediar os diversos saberes; articular o conhecimento científico e o popular, ou seja, do senso comum; estabelecer relações entre teoria e prática; produzir conhecimentos;
11
Ampliando o olhar sobre o conceito de didática:
buscar novas respostas para o objeto de estudos em questão; romper com o determinismo e buscar novas respostas com os parceiros de aprendizagem; lidar com situações inusitadas, com o aluno real, levando em conta que uma turma nunca é igual a outra;
12
Ampliando o olhar sobre o conceito de didática:
ser professor autônomo, produtor de conhecimentos e não reprodutor; transformar o que está posto, determinado, escrito, dissertado, falado por outros; exercitar a práxis; pensar no que faz porque faz; desestabilizar, desacomodar o universo cognitivo, provocar, desconstruir conceitos, desafiar...
13
aprender a lidar com as incertezas, com o inusitado;
Competências, saberes, características esperadas no professor no mundo atual: ser criativo; aprender a lidar com as incertezas, com o inusitado; ter humildade intelectual; aprender a dialogar com outras ciências e ampliar a visão de mundo, de educação, de sujeito;
14
lidar com o aluno real e não, necessariamente, com o aluno ideal;
Competências, saberes, características esperadas no professor no mundo atual: lidar com o aluno real e não, necessariamente, com o aluno ideal; saber ouvir; negociar;
15
Competências, saberes, características esperadas no professor no mundo atual:
ser reflexivo, questionador de si mesmo e do mundo, ser crítico, inquieto frente aos fatos, visando a intervenção, a transformação social;
16
- desejo de contribuir; - ter/ser autoridade X autoritarismo;
Competências, saberes, características esperadas no professor no mundo atual: - ser observador; - pesquisador; - autonomia; - desejo de contribuir; - ter/ser autoridade X autoritarismo; - ser coerente com o discurso
17
Profa. Therezinha Conde
Didática Atividade 1 Profa. Therezinha Conde
18
Construindo conhecimento: Faça uma pesquisa procurando outras definições para didática. Analise cada uma das definições coletadas e depois elabore o seu próprio conceito de didática.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.