Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouOlívia Bergmann Stachinski Alterado mais de 6 anos atrás
1
Comportamento Humano nas Organizações
Organização: sistema sociocultural estabelecido
2
Conceito Sistema socialmente estabelecido pelo conjunto de valores expressos pelos indivíduos que dela fazem parte, sendo assimilados e transmitidos pelos mesmos.
3
Conceito (cont.) Valores: Tecnologia; Estrutura de cargos
Status e o poder Sistema de comunicação. Obs.: elementos básicos para a efetiva atuação organizacional
4
Estrutura, dinâmica e papéis profissionais
Estrutura e dinâmica: relação de reciprocidade e ambigüidade. Papel do gerente Papel do subordinado Zona de indefinição dos papéis
5
Estrutura, dinâmica e papéis profissionais
Estruturas hierárquicas e de poder: representam os elementos de suporte da organização. Papéis sociais: delineados no conjunto das interações sociais estabelecidas através do processo de produção. Papéis profissionais: construídos a partir das interações sociais no contexto do trabalho. Percepção da organização: prejudicada pela multiplicidade de ângulos de observação (posição hierárquica ocupada)
6
Estrutura, dinâmica e papéis profissionais
Relações de poder e autoridade: retratados pelo conjunto de valores presentes na sociedade de forma geral, formando a cultura da organização. Configuração da “nova organização”: Unidade de negócios; Horizontalizada; Voltada para projetos; Operações descentralizadas.
7
Cultura e clima organizacional
Cultura (dimensões): Material: sistema produtivo Psicossocial: sistema de comunicação e interação Ideológica: sistema de valores vigentes Cultura: entendida a partir da análise das relações interpessoais em dado contexto organizacional, pois estas retratam o grau de formalidade e informalidade presentes no ambiente organizacional, denotando maior ou menor flexibilidade nas relações entre os seus membros, bem como seu nível de participação.
8
Cultura e clima organizacional
Cultura Organizacional Posições Ocupadas (cargos) Normas e valores Fluxo de informações Reforço das posições socialmente mantidas Graus de influência e realizações dos indivíduos Conjunto de relações + papéis profissionais + condições mercadológicas + tecnologia + estilo de gestão = possibilidades de sucesso
9
Cultura e clima organizacional
Compreendido a partir da apropriação das expectativas, anseios, e necessidades dos funcionários, bem como do conjunto de suas relações interpessoais. Bom clima: satisfação das necessidade dos funcionários canalizando seus comportamentos motivados para a realização dos objetivos da organização.
10
Cultura e clima organizacional
Ações para a melhoria do clima organizacional: Estruturas enxutas (maior participação). Remuneração variável. Flexibilidade de horário.
11
Competência técnica e interpessoal: o papel do executivo
Adoção de posturas mais flexíveis com relação a sua equipe; Interesse nas pessoas, em seus interesses, em suas motivações; Alteração no modo como o indivíduo se percebe e visualiza a organização. Comunicação, resgate do comprometimento. Fortalecimento das relações interpessoais, a partir da autonomia e responsabilidade
12
Administração centrada no indivíduo
Aspectos reforçadores e facilitadores do desempenho individual e grupal: A liderança tende a propiciar autonomia às pessoas e aos grupos; Há uma tendência acentuada de estabelecer uma liberdade pessoal: o indivíduo tende a assumir a administração de seu próprio tempo no ambiente de trabalho; Há facilitação do processo de aprendizagem.
13
Administração centrada no indivíduo
Ênfase na independência tanto em termos de pensamento quanto da ação; Valorização da criatividade inovadora, acentuando a realização individual e/ou grupal; Estímulo à auto-avaliação, como um atributo necessário para a incorporação da responsabilidade pessoal e profissional; Estímulo a uma postura em que prevaleça o feedback nas interações pessoais e profissionais
14
Administração centrada no indivíduo
Ênfase na maximização das potencialidades, tornando as aptidões e habilidades compatíveis com as tarefas; Focalização do aspecto que proporcione ao indivíduo auto-desenvolvimento, levando-o à busca de satisfação na realização de atividades adequadas a sua pessoa; Estímulo ao desenvolvimento com ênfase nos estados empáticos, projetando-se no lugar do outro; Ênfase às relações interpessoais, tendo em vista o contexto socioprofissional.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.