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PublicouOsvaldo Amarante Arantes Alterado mais de 6 anos atrás
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Disciplina: Desenvolvimento de Recursos Humanos
Profª. Eloise Helena Livramento Dellagnelo
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DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL – D.O.
UNIDADE 1 DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL – D.O.
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Tópicos a serem trabalhados
Teoria do Desenvolvimento Organizacional Origens do Desenvolvimento Organizacional Conceitos Básicos do Desenvolvimento Organizacional, as Características e os Objetivos Pressupostos Básicos do Desenvolvimento Organizacional Desenvolvimento Organizacional e Mudança Organizacional Processo do Desenvolvimento Organizacional Modelos de Desenvolvimento Organizacional Apreciação Crítica do Desenvolvimento Organizacional
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Origens do Desenvolvimento Organizacional (DO)
Década de 60 instabilidade e mudanças um conjunto de idéias e teorias a respeito do homem, das organizações e do ambiente D.O.
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D.O. Posição antagônica ao conceito tradicional da organização,
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Sistemas Mecânicos Sistemas Orgânicos Ênfase exclusivamente individual e nos cargos da organização. Relacionamento do tipo autoridade – obediência. Rígida adesão à delegação e à responsabilidade dividida. Rígidas divisões do trabalho e supervisão hierárquica. Tomada de decisões centralizada. Controle rigidamente centralizado. Solução de conflitos por meio de repressão, arbitragem e/ou hostilidade. Ênfase nos relacionamentos entre e dentro dos grupos. Confiança e crença recíprocas. Interdependência e responsabilidade compartilhada. Participação e responsabilidade multigrupal. Tomada de decisões descentralizada. Amplo compartilhamento de responsabilidade e de controle. Solução de conflitos através de negociação ou de solução de problemas.
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Algumas definições para o D.O.
busca aplicar o conhecimento e as técnicas de ciências do comportamento humano para melhorar o desempenho das organizações e a vida das pessoas que trabalham nelas. visa o estudo do processo de mudança planejada das organizações, que são entendidas como sistemas sociais complexos, caracterizados por processos e estruturas.
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Algumas definições para o D.O.
refere-se a um esforço de longo prazo, liderado e apoiado pela alta administração, para melhorar os processos de visão, aprendizagem e resolução de problemas, através do gerenciamento contínuo e cooperativo da cultura organizacional. essa ferramenta consiste numa resposta à mudança, envolvendo uma complexa estratégia educacional, cuja finalidade é mudar crenças, atitudes, valores e a estrutura da empresa, de modo que elas possam melhor adaptar-se aos novos mercados, tecnologias e desafios. um esforço planejado, abrangendo toda a organização com o intuito de aumentar a eficiência e a saúde da organização através de intervenções planejadas nos procedimentos.
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A emergência do Desenvolvimento Organizacional
relacionada com: A relativa dificuldade encontrada em se operacionalizar os conceitos das diversas teorias sobre a organização, cada qual trazendo uma abordagem diferente e, muitas vezes conflitante com as demais; O aprofundamento dos estudos sobre a motivação humana e sua interferência sobre a dinâmica das organizações; A pluralidade de mudanças no mundo, no que tange ao ambiente organizacional, ao tamanho das organizações, a diversificação e complexidade das novas tecnologias entre outras; A fusão das abordagens estruturalista e comportamental das organizações por meio de uma abordagem sistêmica.
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Pressupostos Foco na organização como um todo, orientação sistêmica
Agentes de mudança (internos e externos) Solução de problemas Mudança Planejada Retroção Orientação contingencial Desenvolvimento de equipes Participação e comprometimentom todo
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Mudança Organizacional
DO Mudança Organizacional
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Processo do Desenvolvimento Organizacional
Decisão da alta direção em utilizar o DO e a escolha de consultor externo para coordenar o processo Diagnostico inicial para definir o programa ou modelo de DO adequado Levantamento de dados: conhecer o ambiente interno, avaliar o clima organizacional e obter dados sobre os problemas comportamentais Planejamento de ação e solução dos problemas Desenvolvimento de equipes Desenvolvimento intergrupal Avaliação e acompanhamento
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Modelos de DO Alterações Estruturais Alterações Comportamentais
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Grade Gerencial O Excellence Gap A Rubrica da Excelência Empresarial
Conceitos/idéias importantes: O Excellence Gap A Rubrica da Excelência Empresarial A Grade Gerencial
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Seis fases Treinamento por meio de seminários;
Desenvolvimento do trabalho em equipe; Desenvolvimento intergrupal; Desenvolvimento de um modelo estratégico ideal; Implementação do modelo estratégico ideal; Avaliação dos resultados.
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Modelo de Lawrence e Lorsch
Organização (Diferenciação e Integração) Ambiente Contribuintes Individuais
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Modelo de Lawrence e Lorsch
Fases do DO Diagnóstico Planejamento da ação Implementação Avaliação
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Modelo de Lawrence e Lorsch
Mudança Planejada DO Situação Atual Situação planejada organização X ambiente grupo para grupo Indivíduo X organização
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Modelo 3D: Eficácia Gerencial de Reddin
Os principais conceitos do modelo são: Eficácia gerencial Estilos gerenciais Habilidades Gerenciais Básicas Condições básicas de aplicação do modelo 3D Relação entre eficácia e situação
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Modelo 3D: Eficácia Gerencial de Reddin
Gerente Eficiente Gerente Eficaz Faz as coisas de maneira certa; Resolve os problemas; Cuida dos recursos; Cumpre seu dever; Reduz custos Faz as coisas certas; Produz alternativas criativas; Otimiza a utilização dos recursos; Obtém resultados; Aumenta lucros RESULTADO EFICÁCIA
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Modelo 3D: Eficácia Gerencial de Reddin
Orientação para as Relações X Orientação para a Tarefa
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Limitações DO CONTROLE SATISFAÇÃO E RESULTADO PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
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Limitações DO SATISFAÇÃO E RESULTADO ? PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
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