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1 Dinâmica das Competências Estratégicas em Empresas Orientadas ao Mercado. Competitividade “Recursos - Competências” - Bases teóricas Nos últimos anos,

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1 1 Dinâmica das Competências Estratégicas em Empresas Orientadas ao Mercado. Competitividade “Recursos - Competências” - Bases teóricas Nos últimos anos, tem surgido uma abordagem para estratégia que combina a analise interna e analise externa da organização, tem emergido a premissa básica de que os recursos internos a organização comando o desempenho da empresa. “Visão da empresa baseada em recursos” … “quais” os recursos estratégicos e “como” desenvolve-los diferentes recursos implica obter diferentes resultados, e investir em determinado setor e a chave par a obtenção de resultados superiores o Capacidade – condutores de custos - competição baseada em preço o Base de clientes – condutores de diferenciação – “fora para dentro” o Conhecimentos – “competências de dentro para fora” – P&D

2 2 Competitividade “Recursos - Competências” - Bases teóricas Competitividade baseada nas competências estratégicas da empresa Abordagem baseada no desenvolvimento de “recursos intangíveis” Segundo Prahalad e Hamel (1990) mais importante que o desenvolvimento de “Unidades estratégicas de negocio” e a “habilidade em construir, a menor custo e mais velozmente do que os competidores as competências essenciais que originarão produtos não esperados” Competência essencial: são o conjunto de habilidades e tecnologias que habilitam uma companhia a proporcionar um beneficio particular para os clientes.

3 3 Orientação ao Mercado - Evolução do conceito Shapiro (1988) – “representa um conjunto de processo que abrange todos os aspectos da empresa” 3 Características que fazem uma empresa ser Orientada para mercado Informação – influencias s/clientes em cada função corporativa Decisões estratégicas e táticas – interfuncionalmente e interdivisionalmente Divisões e funções – decisões coordenadas e com comprometimento Day (1998) – afirma: a empresa precisa executar movimentos em 4 dimensões entrelaçadas: crenças e valores comuns, estruturas e sistemas de organização, processos de desenvolvimento de estratégia e sistemas de apoio, e afirma que essa e certamente a mais sustentável de todas a vantagens competitivas, porque leva tempo para ser instalada e e difícil de ser imitada

4 4 Orientação ao Mercado - Evolução do conceito Kohli e Jaworski (1990) “uma empresa orientada ao mercado e aquela cujas acoes sao consistentes com o conceito de marketing” (1) foco no cliente (2) marketing coordenado; (3) rentabilidade. Gummesson (1991), “para uma organização ser orientada para o mercado e preciso que todos dentro da empresa tenham em mente o que melhor atende as demandas do mercado” Slater e Narver (1995), Para a organização criar a capacidade de aprender sobre os mercados, e necessário haver o desenvolvimento cultura e de um clima que maximize a aprendizagem organizacional focada na criação de valor superior para o cliente, que pode ser a única fonte de vantagem competitiva sustentável (1) Aprendizagem adaptativa – pressupostos sobre seu ambiente e sobre si. (2) Aprendizagem criativa – questionar pressupostos sobre sua missão, clientes, capacidades e estratégias.

5 5 A Natureza das Competência Estratégicas Day: 3 categorias competências “ de dentro para fora da empresa” São ativados por demanda de mercado, desafio competitivo e oportunidades externas “.. Grande parte do conhecimento coletivo ‘e tácito.. “ de fora para dentro” Aprendizagem pode ser fator decisivo desde que não seja tratada simplesmente como “acessar” informação. “ competências integradoras” Grant (1996) “ o papel primário da organização e a integração do conhecimento” “ quanto mais amplo o conhecimento integrado de uma competência, maior a dificuldade de imitação se torna”

6 6 Dinâmica das Competências Estratégicas em Empresas Orientadas ao Mercado. Questões: 1.Quais as principais características das competências estratégicas? Escolha uma empresa que você conhece bem e de exemplos de como essas características ocorrem 2.Cite os três aspectos mais importantes que distinguem empresas orientadas para o mercado de empresas orientadas para dentro em sua opinião. Justifique 3.Como o processo de aprendizagem organizacional pode ajudar as empresas orientadas para o mercado a desenvolverem suas competências estratégicas? Exemplifique.


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