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PROF . PAULO ROBERTO LEITE
ESTRATEGIA EMPRESARIAL NIVEL DE NEGÓCIOS LIDERANÇA EM CUSTOS E DIFERENCIAÇÃO 4ª parte PROF . PAULO ROBERTO LEITE
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EXERCICIO DA AULA – EM GRUPO
LISTAR 3 EMPRESAS COM NITIDA ESTRATÉGIA DE LIDERANÇA EM CUSTO E 3 COM ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO JUSTIFICANDO AS CONCLUSÕES COM OS ELEMENTOS TRABALHADOS EM AULA OU DA CONSULTA DO GRUPO . IDENTIFIQUEM OUTRAS FORMAS DE DIFERENCIAÇÃO EM SERVIÇOS ALEM DAS ABORDADAS NO CURSO QUESTÕES: COMO DIFENCIAR PRODUTOS COMO: ( ESCOLHA 2) JEANS - SANDUICHES – PIZZA DELIVERY – HOTEL FAZENDA – CHURRASCARIA RODIZIO – EMPRESAS PODEM REALIZAR AO MESMO TEMPO ESTRATÉGIAS DE CUSTOS E DIFERENCIAÇÃO?
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ETAPAS DE ESTUDO DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Missão Objetivos Analise externa Analise interna Escolha estraté gica Implantação da estratégia Gestão estratégica
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IMPLANTAÇÃO ESTRATÉGICA
Como executar as ideias pensadas no planejamento anterior Estrutura organizacional Formais e informais Niveis de reporte Processos e controles Mapeamentos e procedimentos Sistema de controle Politica de remuneração Influi na forma de aplicação das ideias
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ESCOLHA DE ESTRATÉGIA Estratégias Corporativa: múltiplos mercados
Verticalização Diversificação Alianças estratégicas Fusões e aquisições Estratégias Genéricas de Negócios: único mercado Custos e diferenciação
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ESTRATÉGIA DE LIDERANÇA EM CUSTO
Estratégia que visa trabalhar com custos menores que a concorrência Alto foco nas operações da cadeia de valor Tamanho e economia de escala Instalações e custo decrescente de fábricas Experiência e curva de aprendizagem Custos decrescentes em media ao longo do tempo Acesso a insumos Mão de obra, MP, informações, Tecnologia melhor Produtividade em geral
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ORGANIZAÇÃO TIPICA DE ESTRATÉGIA DE CUSTOS
Estrutura funcional – organograma por funções CEO multifuncional - Especialistas funcionais - Poucos níveis – relações internas simples – quadro executivo pequeno Controle gerencial Controle custos – metas de custos – alta supervisão neste sentido - Inovações Produtividade Política remuneração Busca incessante de redução de custos
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ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO
A busca de ganhar vantagem competitiva através do aumento do valor percebido pelo cliente ( maior que o concorrente) Percepção do cliente Se o cliente não estiver convencido ou não tiver condições próprias de julgamento não haverá diferenciação Percepção de maior valor Preços premium – cliente pagará se perceber o valor do serviço ou produto
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“VALOR PARA O CLIENTE” Benefício percebido pelo cliente
O cliente ganha em transacionar com a empresa O cliente fica encantado O cliente percebe que este fornecedor lhe garante mais lucratividade O cliente percebe que é melhor atendido Mantido ao longo do tempo Melhora com o uso ( curva de experiência) Risco de perder competência ao terceirizar
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CONCEITO DE VALOR VALOR = PERCEPÇÃO DOS BENEFÍCIOS
CUSTO TOTAL DE PROPRIEDADE = CUSTOS GERAIS NECESSÁRIOS PARA A OBTENÇÃO DO BENEFÍCIO ( DIFERENTE DE PREÇO!!) PROF. PAULO ROBERTO LEITE
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EXEMPLO VALOR PARA O CLIENTE
ENTREGA PONTUAL LEAD TIMES CURTOS RESPOSTA FLEXÍVEL LOGÍSTICA REVERSA BENEFÍCIOS PERCEBIDOS PROF. PAULO ROBERTO LEITE VALOR PARA O CLIENTE MENOS ESTOQUES CUSTO DE PEDIDO MAIS BAIXOS CUSTOS DE FALTAS REDUZIDAS CUSTO DE PROPRIEDADE
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“DIFERENCIAÇÃO SOBRE A CONCORRENCIA”
Deve ser uma competência única Difícil de ser imitada Pode ser dominada por concorrente mas poucos tem esta habilidade Caracteriza a empresa no mercado etc
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Clientes Compram Benefícios Perceptíveis
ENVOLTÓRIO DO PRODUTO ( SERVIÇOS DE VALOR AGREGADO) Frequência de entrega Confiabilidade Flexibilidade Assistência técnica Recuperação de falhas Outros de PÓS – VENDA Demais possibilidades NÚCLEO DO PRODUTO Qualidade Características Tecnologia
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SERVIÇOS E A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES
O MESMO QUE OS CONCORRENTES SERVIÇOS AO CLIENTE SATISFAÇÃO DO CLIENTE ATENDIMENTO DAS EXPECTATIVAS CONTRIBUIR PARA O SUCESSO DO CLIENTE SERVIÇOS DE VALOR AGREGADO
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TIPOS DE DIFERENCIAÇÃO – PRODUTO OU SERVIÇO
Características: modelos, luxo, design,etc Complexidade: sofisticação, tecnologia, etc Timing de lançamento: rapidez de desenvolvimento e momento adequado do lançamento Localização: conveniência, Personalização: adequação ao consumidor Marketing: campanhas melhores, embalagens melhores, etc Reputação: não se cria mas se adquire! Canais de distribuição: melhores estratégias, importantes ganhos Serviços de pós-venda: fidelização de clientes, novas compras,
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ORGANIZAÇÃO TIPICA DA ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO
Estrutura organizacional Equipes multifuncionais – estrutura matricial – trabalho em equipe Controles gerenciais Empowerment – decisões descentralizadas – admissão de erros - Politica de remuneração Aceitar erros – recompensa por riscos – recompensa por inovações e criatividade – mensuração de desempenho multifuncional
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