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Gestão Estratégica Nelson Ricardo Fernandes

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Apresentação em tema: "Gestão Estratégica Nelson Ricardo Fernandes"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Estratégica Nelson Ricardo Fernandes
Curso SÃO PAULO RIO DE JANEIRO RIBEIRÃO BONITO Gestão Estratégica Nelson Ricardo Fernandes 2015

2 Definição do Escopo Objetivo: - Apresentação dos conceitos e confecção (prática supervisionada) da metodologia Canvas Business Model Temas: Conceito / definição da ferramenta Overview Proposta de Valor Segmentos de mercado (target) Atividades críticas Recursos críticas Parcerias críticas Relacionamento com cliente Canais Estrutura de custos Fontes de Receitas

3 Conceito Um Business Model descreve o racional de como uma organização cria valor, entrega ao cliente e gera lucro cobrando por seus serviços. É um plano que descreve qual a estratégia a ser implantada. O Canvas Business Model é uma ferramenta simples, prática e objetiva que permite o desenvolvimento de um modelo de negócio de forma rápida e pragmática baseado em sólidos conceitos de desenvolvimento de estratégia de negócios.

4 Relacionamento com cliente
Overview Proposta de Valor Segmento de mercado Atividades críticas O que a empresa entrega ao cliente, como cria valor para o cliente, qual problema ela soluciona para o cliente - Qual ou quais mercados a empresa está disposta a atender, quais são os seus targets - Qual ou quais atividades são críticas para o desenvolvimento do negócio Recursos críticos Parcerias críticas Relacionamento com cliente Qual ou quais recursos são críticos para que a empresa possa cumprir sua missão e entregar sua proposta de valor Parceiros críticos de serviços ou fornecedores críticos para a organização ou parceiros de negócio - Forma de como será desenvolvido o relacionamento com os clientes Canais Estrutura de custos Fontes de Receitas Quais canais serão utilizados para realizar a divulgação, a venda e a entrega dos produtos ou serviços produzidos - Como será a estrutura de custos em termos de custo fixo e custo variável - Como a empresa pretende capturar valor, como pretende desenhar o modelo de cobrança

5 Proposta de Valor O que será entregue ao cliente
Qual problema ou necessidade o produto ou serviço resolve / satisfaz

6 Exercício 01 – Proposta de Valor
Descreva a proposta de valor de sua empresa ou de seu negócio 10 min

7 Segmento de Mercado Define os diversos segmentos de clientes (pessoas ou organizações) que serão atendidos pela empresa. Qual o perfil para quem se cria valor. Cada segmento é definido de acordo: Com as necessidades do grupo Com o tipo de canal de distribuição que o suporta Com os tipos de serviços que estão dispostos a pagar Tipos de segmentos de mercado: Massa Nicho Segmentado Diversificado

8 Exercício 02 – Segmento de Mercado
Descreva o segmento de mercado de sua empresa / seu empreendimento 10 min

9 Atividades Críticas Quais as principais atividades que são necessárias para cumprir a missão da organização e entregar a proposta de valor Existem atividades críticas ligadas à / ao: Produção Canal de distribuição Desenvolvimento / manutenção do relacionamento com o cliente Desenvolvimento de fontes de receita Problem solving Platform / network

10 Exercício 03 – Atividades Críticas
Descreva as atividades críticas de sua empresa ou negócio 10 min

11 Recursos Críticos Define quais os principais recursos de uma organização necessários para cumprir a sua missão e entregar a sua proposta de valor Tipos de recursos: Físicos Intelectuais Humanos Financeiros

12 Exercício 04 – Recursos Críticos
Descreva os recursos críticos de sua empresa ou seu negócio 10 min

13 Parcerias Críticas Define quais os parceiros críticos e fornecedores críticos necessários para a organização cumprir sua missão e entregar sua proposta de valor Finalidades das parcerias críticas: Economia de escala Otimização Redução de risco / incertezas Aquisição / acesso a um recurso exclusivo / particular Acesso a uma atividade específica

14 Exercício 05 – Parcerias Críticas
Descreva as parcerias críticas de sua empresa ou de seu negócio 10 min

15 Relacionamento com cliente
Descreve os tipos de relacionamento que a empresa estabelece com os segmentos de cliente Tipos de relacionamentos: Assistência pessoal Assistência pessoal dedicada Auto-serviço Serviço automatizado Comunidades Co-criação

16 Exercício 06 – Relacionamento com cliente
Descreva como é o relacionamento com o cliente em sua empresa ou no seu negócio 10 min

17 Canais Define como a empresa alcança seus clientes em termos de divulgação e de distribuição de produtos A escolha dos canais deve levar em consideração: Onde os clientes estão localizados Quais canais se integram melhor com as rotinas do cliente Quais canais possuem a melhor relação Custo X Benefício

18 Exercício 07 – Canais Descreva quais os canais são utilizados para a distribuição de produtos ou prestação de serviços por sua empresa ou negócio 10 min

19 Estrutura de Custos Descreve todos os custos que incorrem na operação de um modelo de negócio para possibilitar que a empresa consiga cumprir a sua missão ou entregar a sua proposta de valor. Define os custos inerentes do negócio e sua estratégia de custo Voltado para redução de custo Voltado para a criação de valor Tipos de custo: Custo fixo Custo variável Economia de escala Economia de escopo

20 Exercício 08 – Estrutura de Custo
Descreva como é a estrutura de custos de sua empresa ou de seu negócio 10 min

21 Fontes de Receitas Define como será implantada a forma de cobrança dos produtos / serviços. As receitas podem ser transacionais (resulta de um único pagamento) ou recorrentes Tipos: Venda de ativos Taxa de utilização de serviço Taxa de subscrição Aluguel / Leasing Licença Brokerage Fee (taxa de corretagem) Advertising (anúncio) Mecanismos de Preço Preço Fixo Preço Variável

22 Exercício 09 – Fontes de Receitas
Descreva como são as fontes de receitas de sua empresa ou de seu negócio 10 min

23 Business Model: Software de Gestão de Riscos
Key Partners: Seguradora (Gatekeeper) Empresa de TI Parcerias em outros estados Key Activities: Analytics Model Estatística - Gerenciamento de risco - Análise de processos Value Proposition: - Fornecer para a seguradora um modelo de gestão de riscos efetivo, baseado em Analytics Model e estatística capaz de proporiconar transparência e robustez ao processo de gestão de riscos Customer Relationship: - Face to face Customer: Mercado segurador Grandes embarcadores Operadores de GR Key Resources: - Software de Analytics - Specialistas Infra de TI Proprietary Knowledge Suporte de manutenção Channels: Palestras Seminários Round Table Comitês Cost Structure: - Custo Fixo: TI (software e hardware), staff, despesa comercial, time de especialistas Custo variável: comissão de vendas, implantações, palestras, road shows etc.. Economia de escopo Revenue Streams: Cosultoria (mapeamento, brown paper etc..) Software de análise e gestão de risco (tarifador, licença de uso e contrato de manutenção, etc…)

24 Monte o canvas business model da sua empresa ou do seu negócio
10 min


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