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PublicouAna Vitória Borba Conceição Alterado mais de 7 anos atrás
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Gestão Estratégica Nelson Ricardo Fernandes
Curso SÃO PAULO RIO DE JANEIRO RIBEIRÃO BONITO Gestão Estratégica Nelson Ricardo Fernandes 2015
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Definição do Escopo Objetivo: - Apresentação dos conceitos e confecção (prática supervisionada) da metodologia Canvas Business Model Temas: Conceito / definição da ferramenta Overview Proposta de Valor Segmentos de mercado (target) Atividades críticas Recursos críticas Parcerias críticas Relacionamento com cliente Canais Estrutura de custos Fontes de Receitas
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Conceito Um Business Model descreve o racional de como uma organização cria valor, entrega ao cliente e gera lucro cobrando por seus serviços. É um plano que descreve qual a estratégia a ser implantada. O Canvas Business Model é uma ferramenta simples, prática e objetiva que permite o desenvolvimento de um modelo de negócio de forma rápida e pragmática baseado em sólidos conceitos de desenvolvimento de estratégia de negócios.
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Relacionamento com cliente
Overview Proposta de Valor Segmento de mercado Atividades críticas O que a empresa entrega ao cliente, como cria valor para o cliente, qual problema ela soluciona para o cliente - Qual ou quais mercados a empresa está disposta a atender, quais são os seus targets - Qual ou quais atividades são críticas para o desenvolvimento do negócio Recursos críticos Parcerias críticas Relacionamento com cliente Qual ou quais recursos são críticos para que a empresa possa cumprir sua missão e entregar sua proposta de valor Parceiros críticos de serviços ou fornecedores críticos para a organização ou parceiros de negócio - Forma de como será desenvolvido o relacionamento com os clientes Canais Estrutura de custos Fontes de Receitas Quais canais serão utilizados para realizar a divulgação, a venda e a entrega dos produtos ou serviços produzidos - Como será a estrutura de custos em termos de custo fixo e custo variável - Como a empresa pretende capturar valor, como pretende desenhar o modelo de cobrança
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Proposta de Valor O que será entregue ao cliente
Qual problema ou necessidade o produto ou serviço resolve / satisfaz
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Exercício 01 – Proposta de Valor
Descreva a proposta de valor de sua empresa ou de seu negócio 10 min
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Segmento de Mercado Define os diversos segmentos de clientes (pessoas ou organizações) que serão atendidos pela empresa. Qual o perfil para quem se cria valor. Cada segmento é definido de acordo: Com as necessidades do grupo Com o tipo de canal de distribuição que o suporta Com os tipos de serviços que estão dispostos a pagar Tipos de segmentos de mercado: Massa Nicho Segmentado Diversificado
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Exercício 02 – Segmento de Mercado
Descreva o segmento de mercado de sua empresa / seu empreendimento 10 min
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Atividades Críticas Quais as principais atividades que são necessárias para cumprir a missão da organização e entregar a proposta de valor Existem atividades críticas ligadas à / ao: Produção Canal de distribuição Desenvolvimento / manutenção do relacionamento com o cliente Desenvolvimento de fontes de receita Problem solving Platform / network
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Exercício 03 – Atividades Críticas
Descreva as atividades críticas de sua empresa ou negócio 10 min
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Recursos Críticos Define quais os principais recursos de uma organização necessários para cumprir a sua missão e entregar a sua proposta de valor Tipos de recursos: Físicos Intelectuais Humanos Financeiros
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Exercício 04 – Recursos Críticos
Descreva os recursos críticos de sua empresa ou seu negócio 10 min
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Parcerias Críticas Define quais os parceiros críticos e fornecedores críticos necessários para a organização cumprir sua missão e entregar sua proposta de valor Finalidades das parcerias críticas: Economia de escala Otimização Redução de risco / incertezas Aquisição / acesso a um recurso exclusivo / particular Acesso a uma atividade específica
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Exercício 05 – Parcerias Críticas
Descreva as parcerias críticas de sua empresa ou de seu negócio 10 min
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Relacionamento com cliente
Descreve os tipos de relacionamento que a empresa estabelece com os segmentos de cliente Tipos de relacionamentos: Assistência pessoal Assistência pessoal dedicada Auto-serviço Serviço automatizado Comunidades Co-criação
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Exercício 06 – Relacionamento com cliente
Descreva como é o relacionamento com o cliente em sua empresa ou no seu negócio 10 min
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Canais Define como a empresa alcança seus clientes em termos de divulgação e de distribuição de produtos A escolha dos canais deve levar em consideração: Onde os clientes estão localizados Quais canais se integram melhor com as rotinas do cliente Quais canais possuem a melhor relação Custo X Benefício
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Exercício 07 – Canais Descreva quais os canais são utilizados para a distribuição de produtos ou prestação de serviços por sua empresa ou negócio 10 min
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Estrutura de Custos Descreve todos os custos que incorrem na operação de um modelo de negócio para possibilitar que a empresa consiga cumprir a sua missão ou entregar a sua proposta de valor. Define os custos inerentes do negócio e sua estratégia de custo Voltado para redução de custo Voltado para a criação de valor Tipos de custo: Custo fixo Custo variável Economia de escala Economia de escopo
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Exercício 08 – Estrutura de Custo
Descreva como é a estrutura de custos de sua empresa ou de seu negócio 10 min
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Fontes de Receitas Define como será implantada a forma de cobrança dos produtos / serviços. As receitas podem ser transacionais (resulta de um único pagamento) ou recorrentes Tipos: Venda de ativos Taxa de utilização de serviço Taxa de subscrição Aluguel / Leasing Licença Brokerage Fee (taxa de corretagem) Advertising (anúncio) Mecanismos de Preço Preço Fixo Preço Variável
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Exercício 09 – Fontes de Receitas
Descreva como são as fontes de receitas de sua empresa ou de seu negócio 10 min
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Business Model: Software de Gestão de Riscos
Key Partners: Seguradora (Gatekeeper) Empresa de TI Parcerias em outros estados Key Activities: Analytics Model Estatística - Gerenciamento de risco - Análise de processos Value Proposition: - Fornecer para a seguradora um modelo de gestão de riscos efetivo, baseado em Analytics Model e estatística capaz de proporiconar transparência e robustez ao processo de gestão de riscos Customer Relationship: - Face to face Customer: Mercado segurador Grandes embarcadores Operadores de GR Key Resources: - Software de Analytics - Specialistas Infra de TI Proprietary Knowledge Suporte de manutenção Channels: Palestras Seminários Round Table Comitês Cost Structure: - Custo Fixo: TI (software e hardware), staff, despesa comercial, time de especialistas Custo variável: comissão de vendas, implantações, palestras, road shows etc.. Economia de escopo Revenue Streams: Cosultoria (mapeamento, brown paper etc..) Software de análise e gestão de risco (tarifador, licença de uso e contrato de manutenção, etc…)
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Monte o canvas business model da sua empresa ou do seu negócio
10 min
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