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SÃO PAULO RIO DE JANEIRO RIBEIRÃO BONITO 2015 Gestão Estratégica Nelson Ricardo Fernandes Curso Gestão Estratégica.

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1 SÃO PAULO RIO DE JANEIRO RIBEIRÃO BONITO 2015 Gestão Estratégica Nelson Ricardo Fernandes Curso Gestão Estratégica

2 Definição do Escopo Objetivo: - Apresentação dos conceitos e confecção (prática supervisionada) da metodologia Canvas Business Model Temas: - Conceito / definição da ferramenta - Overview - Proposta de Valor - Segmentos de mercado (target) - Atividades críticas - Recursos críticas - Parcerias críticas - Relacionamento com cliente - Canais - Estrutura de custos - Fontes de Receitas

3 Um Business Model descreve o racional de como uma organização cria valor, entrega ao cliente e gera lucro cobrando por seus serviços. É um plano que descreve qual a estratégia a ser implantada. O Canvas Business Model é uma ferramenta simples, prática e objetiva que permite o desenvolvimento de um modelo de negócio de forma rápida e pragmática baseado em sólidos conceitos de desenvolvimento de estratégia de negócios. Conceito

4 Overview Proposta de ValorSegmento de mercadoAtividades críticas - O que a empresa entrega ao cliente, como cria valor para o cliente, qual problema ela soluciona para o cliente - Qual ou quais mercados a empresa está disposta a atender, quais são os seus targets - Qual ou quais atividades são críticas para o desenvolvimento do negócio Recursos críticosParcerias críticasRelacionamento com cliente - Qual ou quais recursos são críticos para que a empresa possa cumprir sua missão e entregar sua proposta de valor Parceiros críticos de serviços ou fornecedores críticos para a organização ou parceiros de negócio - Forma de como será desenvolvido o relacionamento com os clientes CanaisEstrutura de custosFontes de Receitas - Quais canais serão utilizados para realizar a divulgação, a venda e a entrega dos produtos ou serviços produzidos - Como será a estrutura de custos em termos de custo fixo e custo variável - Como a empresa pretende capturar valor, como pretende desenhar o modelo de cobrança

5 O que será entregue ao cliente Qual problema ou necessidade o produto ou serviço resolve / satisfaz Proposta de Valor

6 Descreva a proposta de valor de sua empresa ou de seu negócio 10 min Exercício 01 – Proposta de Valor

7 Define os diversos segmentos de clientes (pessoas ou organizações) que serão atendidos pela empresa. Qual o perfil para quem se cria valor. Cada segmento é definido de acordo: –Com as necessidades do grupo –Com o tipo de canal de distribuição que o suporta –Com os tipos de serviços que estão dispostos a pagar Tipos de segmentos de mercado: –Massa –Nicho –Segmentado –Diversificado Segmento de Mercado

8 Descreva o segmento de mercado de sua empresa / seu empreendimento 10 min Exercício 02 – Segmento de Mercado

9 Quais as principais atividades que são necessárias para cumprir a missão da organização e entregar a proposta de valor Existem atividades críticas ligadas à / ao: –Produção –Canal de distribuição –Desenvolvimento / manutenção do relacionamento com o cliente –Desenvolvimento de fontes de receita –Problem solving –Platform / network Atividades Críticas

10 Descreva as atividades críticas de sua empresa ou negócio 10 min Exercício 03 – Atividades Críticas

11 Define quais os principais recursos de uma organização necessários para cumprir a sua missão e entregar a sua proposta de valor Tipos de recursos: –Físicos –Intelectuais –Humanos –Financeiros Recursos Críticos

12 Descreva os recursos críticos de sua empresa ou seu negócio 10 min Exercício 04 – Recursos Críticos

13 Define quais os parceiros críticos e fornecedores críticos necessários para a organização cumprir sua missão e entregar sua proposta de valor Finalidades das parcerias críticas: –Economia de escala –Otimização –Redução de risco / incertezas –Aquisição / acesso a um recurso exclusivo / particular –Acesso a uma atividade específica Parcerias Críticas

14 Descreva as parcerias críticas de sua empresa ou de seu negócio 10 min Exercício 05 – Parcerias Críticas

15 Descreve os tipos de relacionamento que a empresa estabelece com os segmentos de cliente Tipos de relacionamentos: –Assistência pessoal –Assistência pessoal dedicada –Auto-serviço –Serviço automatizado –Comunidades –Co-criação Relacionamento com cliente

16 Descreva como é o relacionamento com o cliente em sua empresa ou no seu negócio 10 min Exercício 06 – Relacionamento com cliente

17 Define como a empresa alcança seus clientes em termos de divulgação e de distribuição de produtos A escolha dos canais deve levar em consideração: –Onde os clientes estão localizados –Quais canais se integram melhor com as rotinas do cliente –Quais canais possuem a melhor relação Custo X Benefício Canais

18 Descreva quais os canais são utilizados para a distribuição de produtos ou prestação de serviços por sua empresa ou negócio 10 min Exercício 07 – Canais

19 Descreve todos os custos que incorrem na operação de um modelo de negócio para possibilitar que a empresa consiga cumprir a sua missão ou entregar a sua proposta de valor. Define os custos inerentes do negócio e sua estratégia de custo –Voltado para redução de custo –Voltado para a criação de valor Tipos de custo: –Custo fixo –Custo variável –Economia de escala –Economia de escopo Estrutura de Custos

20 Descreva como é a estrutura de custos de sua empresa ou de seu negócio 10 min Exercício 08 – Estrutura de Custo

21 Define como será implantada a forma de cobrança dos produtos / serviços. As receitas podem ser transacionais (resulta de um único pagamento) ou recorrentes Tipos: –Venda de ativos –Taxa de utilização de serviço –Taxa de subscrição –Aluguel / Leasing –Licença –Brokerage Fee (taxa de corretagem) –Advertising (anúncio) Mecanismos de Preço –Preço Fixo –Preço Variável Fontes de Receitas

22 Descreva como são as fontes de receitas de sua empresa ou de seu negócio 10 min Exercício 09 – Fontes de Receitas

23 Business Model: Software de Gestão de Riscos Key Partners: -Seguradora (Gatekeeper) -Empresa de TI -Parcerias em outros estados Key Activities: -Analytics Model -Estatística - Gerenciamento de risco - Análise de processos Value Proposition: - Fornecer para a seguradora um modelo de gestão de riscos efetivo, baseado em Analytics Model e estatística capaz de proporiconar transparência e robustez ao processo de gestão de riscos Customer Relationship: - Face to face Customer: - Mercado segurador - Grandes embarcadores - Operadores de GR Key Resources: - Software de Analytics - Specialistas -Infra de TI -Proprietary Knowledge -Suporte de manutenção Channels: - Palestras - Seminários - Round Table -Comitês Cost Structure: - Custo Fixo: TI (software e hardware), staff, despesa comercial, time de especialistas -Custo variável: comissão de vendas, implantações, palestras, road shows etc.. -Economia de escopo Revenue Streams: -Cosultoria (mapeamento, brown paper etc..) -Software de análise e gestão de risco (tarifador, licença de uso e contrato de manutenção, etc…)

24 Monte o canvas business model da sua empresa ou do seu negócio 10 min Canvas Business Model


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