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PublicouJoão Lucas Belo Varejão Alterado mais de 7 anos atrás
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SÃO PAULO RIO DE JANEIRO RIBEIRÃO BONITO 2015 Gestão Estratégica Nelson Ricardo Fernandes Curso Gestão Estratégica
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Definição do Escopo Objetivo: - Apresentação dos conceitos e confecção (prática supervisionada) da metodologia Canvas Business Model Temas: - Conceito / definição da ferramenta - Overview - Proposta de Valor - Segmentos de mercado (target) - Atividades críticas - Recursos críticas - Parcerias críticas - Relacionamento com cliente - Canais - Estrutura de custos - Fontes de Receitas
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Um Business Model descreve o racional de como uma organização cria valor, entrega ao cliente e gera lucro cobrando por seus serviços. É um plano que descreve qual a estratégia a ser implantada. O Canvas Business Model é uma ferramenta simples, prática e objetiva que permite o desenvolvimento de um modelo de negócio de forma rápida e pragmática baseado em sólidos conceitos de desenvolvimento de estratégia de negócios. Conceito
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Overview Proposta de ValorSegmento de mercadoAtividades críticas - O que a empresa entrega ao cliente, como cria valor para o cliente, qual problema ela soluciona para o cliente - Qual ou quais mercados a empresa está disposta a atender, quais são os seus targets - Qual ou quais atividades são críticas para o desenvolvimento do negócio Recursos críticosParcerias críticasRelacionamento com cliente - Qual ou quais recursos são críticos para que a empresa possa cumprir sua missão e entregar sua proposta de valor Parceiros críticos de serviços ou fornecedores críticos para a organização ou parceiros de negócio - Forma de como será desenvolvido o relacionamento com os clientes CanaisEstrutura de custosFontes de Receitas - Quais canais serão utilizados para realizar a divulgação, a venda e a entrega dos produtos ou serviços produzidos - Como será a estrutura de custos em termos de custo fixo e custo variável - Como a empresa pretende capturar valor, como pretende desenhar o modelo de cobrança
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O que será entregue ao cliente Qual problema ou necessidade o produto ou serviço resolve / satisfaz Proposta de Valor
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Descreva a proposta de valor de sua empresa ou de seu negócio 10 min Exercício 01 – Proposta de Valor
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Define os diversos segmentos de clientes (pessoas ou organizações) que serão atendidos pela empresa. Qual o perfil para quem se cria valor. Cada segmento é definido de acordo: –Com as necessidades do grupo –Com o tipo de canal de distribuição que o suporta –Com os tipos de serviços que estão dispostos a pagar Tipos de segmentos de mercado: –Massa –Nicho –Segmentado –Diversificado Segmento de Mercado
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Descreva o segmento de mercado de sua empresa / seu empreendimento 10 min Exercício 02 – Segmento de Mercado
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Quais as principais atividades que são necessárias para cumprir a missão da organização e entregar a proposta de valor Existem atividades críticas ligadas à / ao: –Produção –Canal de distribuição –Desenvolvimento / manutenção do relacionamento com o cliente –Desenvolvimento de fontes de receita –Problem solving –Platform / network Atividades Críticas
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Descreva as atividades críticas de sua empresa ou negócio 10 min Exercício 03 – Atividades Críticas
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Define quais os principais recursos de uma organização necessários para cumprir a sua missão e entregar a sua proposta de valor Tipos de recursos: –Físicos –Intelectuais –Humanos –Financeiros Recursos Críticos
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Descreva os recursos críticos de sua empresa ou seu negócio 10 min Exercício 04 – Recursos Críticos
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Define quais os parceiros críticos e fornecedores críticos necessários para a organização cumprir sua missão e entregar sua proposta de valor Finalidades das parcerias críticas: –Economia de escala –Otimização –Redução de risco / incertezas –Aquisição / acesso a um recurso exclusivo / particular –Acesso a uma atividade específica Parcerias Críticas
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Descreva as parcerias críticas de sua empresa ou de seu negócio 10 min Exercício 05 – Parcerias Críticas
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Descreve os tipos de relacionamento que a empresa estabelece com os segmentos de cliente Tipos de relacionamentos: –Assistência pessoal –Assistência pessoal dedicada –Auto-serviço –Serviço automatizado –Comunidades –Co-criação Relacionamento com cliente
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Descreva como é o relacionamento com o cliente em sua empresa ou no seu negócio 10 min Exercício 06 – Relacionamento com cliente
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Define como a empresa alcança seus clientes em termos de divulgação e de distribuição de produtos A escolha dos canais deve levar em consideração: –Onde os clientes estão localizados –Quais canais se integram melhor com as rotinas do cliente –Quais canais possuem a melhor relação Custo X Benefício Canais
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Descreva quais os canais são utilizados para a distribuição de produtos ou prestação de serviços por sua empresa ou negócio 10 min Exercício 07 – Canais
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Descreve todos os custos que incorrem na operação de um modelo de negócio para possibilitar que a empresa consiga cumprir a sua missão ou entregar a sua proposta de valor. Define os custos inerentes do negócio e sua estratégia de custo –Voltado para redução de custo –Voltado para a criação de valor Tipos de custo: –Custo fixo –Custo variável –Economia de escala –Economia de escopo Estrutura de Custos
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Descreva como é a estrutura de custos de sua empresa ou de seu negócio 10 min Exercício 08 – Estrutura de Custo
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Define como será implantada a forma de cobrança dos produtos / serviços. As receitas podem ser transacionais (resulta de um único pagamento) ou recorrentes Tipos: –Venda de ativos –Taxa de utilização de serviço –Taxa de subscrição –Aluguel / Leasing –Licença –Brokerage Fee (taxa de corretagem) –Advertising (anúncio) Mecanismos de Preço –Preço Fixo –Preço Variável Fontes de Receitas
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Descreva como são as fontes de receitas de sua empresa ou de seu negócio 10 min Exercício 09 – Fontes de Receitas
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Business Model: Software de Gestão de Riscos Key Partners: -Seguradora (Gatekeeper) -Empresa de TI -Parcerias em outros estados Key Activities: -Analytics Model -Estatística - Gerenciamento de risco - Análise de processos Value Proposition: - Fornecer para a seguradora um modelo de gestão de riscos efetivo, baseado em Analytics Model e estatística capaz de proporiconar transparência e robustez ao processo de gestão de riscos Customer Relationship: - Face to face Customer: - Mercado segurador - Grandes embarcadores - Operadores de GR Key Resources: - Software de Analytics - Specialistas -Infra de TI -Proprietary Knowledge -Suporte de manutenção Channels: - Palestras - Seminários - Round Table -Comitês Cost Structure: - Custo Fixo: TI (software e hardware), staff, despesa comercial, time de especialistas -Custo variável: comissão de vendas, implantações, palestras, road shows etc.. -Economia de escopo Revenue Streams: -Cosultoria (mapeamento, brown paper etc..) -Software de análise e gestão de risco (tarifador, licença de uso e contrato de manutenção, etc…)
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Monte o canvas business model da sua empresa ou do seu negócio 10 min Canvas Business Model
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