Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAmadeu Fernandes Amaral Alterado mais de 7 anos atrás
1
1 Prof º Marcello Utiyama
2
2 ABORDAGENS Terceirização Single Sourcing x Multi Sourcing Estratégia de Suprimentos NOVO RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES
3
3 TERCEIRIZAÇÃO “Tudo que não é vocação de uma empresa deve ser entregue para especialistas”. Jerônimo Leiria
4
4 TERCEIRIZAÇÃO RAZÕES ESTRATÉGICAS: 1.Melhorar o foco do negócio 2.Obter acesso a capacidades de nível mundial 3.Compartilhar os riscos 4.Liberar recursos para outras finalidades
5
5 TERCEIRIZAÇÃO RAZÕES TÁTICAS: 1.Reduzir ou controlar os custos de operação 2.Gerar introdução de capital 3.Compensar falta de recursos internos 4.Melhorar a gestão de funções difíceis ou fora de controle
6
6 TERCEIRIZAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO PELA QUALIDADE / PRODUTIVIDADE REDUÇÃO DE CUSTOS TRANSPARÊNCIA DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E DE POLÍTICAS DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA TERCEIROS COMPROMETIMENTO DA QUALIDADE, COM CONDIÇÕES DE TRABALHO E EMPREGOS PRECÁRIAS
7
7 TERCEIRIZAÇÃO CONSIDERAÇÕES: Pode ser uma forma de combate às organizações sindicais Foco apenas na redução de custo Terceirização em cascata
8
8 QUARTEIRIZAÇÃO “Uma ou mais empresas são formadas ou contratadas com a única função de administrar os contratos com as terceiras, ou seja, da gestão da terceirização” PREOCUPA-SE EM ADMINISTRAR A RELAÇÃO DE PARCERIA E NÃO APENAS O CONTRATO DE TERCEIRIZAÇÃO
9
9 QUARTEIRIZAÇÃO VANTAGENS: Eliminação de estruturas internas p/ administrar os terceiros Profissionalização da gestão dos contratos com terceiros Manutenção da garantia jurídica da relação Melhoria contínua
10
10 RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES PPCPCOMPRAS - O QUE comprar - QUANDO comprar - QUANTO comprar - COMO comprar - ONDE comprar
11
11 RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES Fonte: DORNIER, Philippe-Pierre et al. Logística e Operações Globais. São Paulo: Atlas, 2000
12
12 RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES
13
13 RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES PARCERIA, pode ser definida como “um relacionamento comercial sob medida, com base em confiança mútua, abertura, riscos e recompensas compartilhados, que proporciona vantagem competitiva estratégica, resultando em um desempenho melhor do que seria possível individualmente”. Vantine e Associados
14
14 RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES Fonte: DORNIER, Philippe-Pierre et al. Logística e Operações Globais. São Paulo: Atlas, 2000
15
15 ESTRATÉGIA DE SUPRIMENTOS Não se pode tratar todos os fornecedores de forma indiscriminada Relacionamentos apropriados a cada grupo de fornecedores
16
16 ESTRATÉGIA DE SUPRIMENTOS OBJETIVOS CHAVE: Integração com fornecedores Efetividade organizacional (competências) Benchmark das melhores práticas Gerenciamento da cadeia de suprimentos Global Sourcing
17
17 MATRIZ DE IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA E CRITICIDADE Fonte: DORNIER, Philippe-Pierre et al. Logística e Operações Globais. São Paulo: Atlas, 2000
18
18 AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Qualidade do produto Prazo de entrega Quantidade Preço Serviço Comunicação Outros (divergências de embarque, nota fiscal, etc)
19
19 CONSIDERAÇÕES Parceria envolve comprometimento e risco Mente preparada Objetivo bem definido Planejamento
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.