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ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS

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Apresentação em tema: "ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS"— Transcrição da apresentação:

1 ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS
Prof. Dr. Edgard M Merlo

2 Atividade produtiva e a ação do Estado
O Estado desempenhou papel importante na construção da infra estrutura básica no Brasil através de diversas ações desempenhadas como: Construção da Usina de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro (primeira usina para produção de aço com alto forno no país); Nacionalização das ferrovias existentes, uma federal a (RFFSA) e outra estadual (FEPASA); O processo de industrialização via substituição de importações ocorreu em dois momentos: a) no governo JK (1956/1960) quando ocorreu o Plano de Metas e b) durante o governo Geisel com o II PND (1975/79). Década de 1980, processo de substituição de importações estava esgotado; Década de 1990, fim das reservas e início do processo de privatização e abertura da economia.

3 Estratégia Estratégia como plano
A estratégia pode ser formulada a partir de uma análise do ambiente interno e o seu confronto com o ambiente externo. Essa é a abordagem SWOT. Estratégia como posição Parte do binômio produto-mercado – a empresa formula a sua estratégia em termos de um produto ou serviço que ela pretende ofertar em um determinado mercado. Análise do ambiente realizada através do conceito de 5 forças de Porter  Entrantes (competidores que resolver operar em uma indústria) Substitutos (produtos ou serviços que servem para substituir outros produtos, pode inclusive gerar ruptura tecnológica) Poder do fornecedor (fornecedor com força pode impor preços maiores reduzindo a margem dos compradores); Poder do comprador (pode exigir preços menores dos fornecedores) Rivalidade (maior rivalidade, implica um ambiente competitivo mais agressivo).

4 Estratégia e avaliação em Porter
Existem duas estratégias genéricas possíveis: custo e diferenciação Valor e atividades  Valor, preço que o consumidor está disposto a pagar pelo bem ou serviço. Cadeia de valor, escolha das atividade s que a empresa executa, em função da estratégia adotada. Margem, diferença entre o valor (preço) e o custo decorrente das atividades. Atividades : primárias e de apoio.  Atividades Primárias: aquelas diretamente relacionadas com a produção e entrega de valor pela empresa (logística, operações, marketing e vendas, serviços)  Atividades de Apoio: infra-estrutura da empresa, recursos humanos, tecnologia. O conceito de cadeia de valor pode ser ampliado para incluir as cadeias de valor dos fornecedores e dos canais. Daí a necessidade de examinar os elos dentro da cadeia de valor da organização e os elos verticais com fornecedores, canais e consumidores.

5 Projetos e planejamento
Percepção de necessidades ou oportunidades de certa organização e que da forma à idéia de executar ou realizar algo no futuro Projetos e Planejamento Atividade de planejamento => escolha de situações futuras adequadas ao ambiente que envolve a organização e o estudo dos cursos alternativos de ação para alcançá-las. Projeto => se refere a um tema específico, requer quantidades definidas de recursos e de tempo e estabelece resultados quantificáveis.

6 Decisões de projetos As decisões de projetos a serem tomadas dizem respeito a: Escopo das atividades, Adequação das atividades ao ambiente externo, Adequação das atividades às capacidades da organização, Aplicação de recursos substanciais, Mudanças operacionais e Atendimento de expectativas e valores dos grupos que influenciam a organização.

7 Projetos públicos x privados
Projetos empresariais ⇨ assegurar retorno ao capital investido Projetos públicos ⇨ apresentar um saldo de benefícios p/ a sociedade Projeto, sentido lato, Compreende todo o trabalho de equacionar um problema relevante apontado pelo planejamento, decidir quanto à implementação de uma solução e avaliar os resultados obtidos.

8 O lado humano dos projetos
Empresas ⇨ são organizações de pessoas Adoção de objetivos comuns e compartilhados ⇨ facilita a cooperação Falta de objetivos claros ⇨ exacerbação das motivações individuais ⇨ surgem intransigências ⇨ conflitos ⇨ ineficiência (entropia na organização) Comunicação emperrada, truncada e distorcida ⇨ um dos grandes males das organizações A redução da entropia ⇨ comunicação, envolvimento, comprometimento

9 O lado humano dos projetos
Projeto ⇨ mudança ⇨ situações novas ⇨ interferindo na vida das pessoas Concepção clássica de administração (organizar, prever, planejar, controlar) Sucesso de projetos ⇨ capacidade de gerar vantagens para todos os interessados ⇨ importância do planejamento e do ambiente participativo. A empresa precisa ser “vendida” para seus funcionários

10 A estrutura e as etapas de um projeto
1.Aspectos econômicos Mercado (quantidade demandada, preço de venda, canais de distribuição, descontos, etc.) Localização (depende de aspectos como mercado, escala pretendida, considerações técnicas, disponibilidade local de fatores de produção, aspectos ambientais, etc.) Escala (estudo de mercado, localização, aspectos técnicos)

11 A estrutura e as etapas de um projeto
2. Aspectos técnicos equipamentos de produção seleção do processo de produção arranjo dos equipamentos na fábrica

12 A estrutura e as etapas de um projeto
3.Aspectos financeiros composição do capital financiamentos capital de giro outros (análises de índices)

13 A estrutura e as etapas de um projeto
4. Aspectos administrativos estrutura organizacional para a implantação e operação do projeto necessidade de treinamento estruturação contábil (plano de contas, escrituração, instrumentos de controlo durante a fase de implantação) 5. Aspectos institucionais (jurídicos, legais, de meio ambiente)


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