A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento estratégico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento estratégico

2 Planejamento estratégico
É o processo de antecipar o futuro determinando um norte para o alcance dos objetivos organizacionais.

3 Planejamento estratégico
Plano É um documento formal que se escreve detalhadamente as ações a serem desempenhadas para implementação e controle das atividades organizacionais. Planejamento estratégico São atividades que levam a empresa, a partir de uma análise de um cenário, a definir missão, objetivos e estratégias para alcançar esses objetivos

4 Planejamento de marketing
1° Passo – Análise situacional Analisar os pontos fortes e fracos concentrando-se nos fatores internos da empresa, e analisar as ameaças e oportunidades concentrando-se nos fatores externos - SWOT Interar a empresa com seu meio ambiente, compreendo os limites de suas forças e habilidades. Visualizar com antecipação as mudanças de mercado impostas pelas forças ambientais.

5 Planejamento de marketing
Análise situacional Este é o momento onde o profissional de marketing precisa saber associar pontos fortes da empresa com as oportunidades do mercado, criando vantagens competitivas no atendimento das necessidades de seus clientes. Identificar o momento certo para beneficiar-se das oportunidades.

6 Planejamento de marketing
2° Passo – Missão organizacional Entende-se por missão a reflexão do cenário atual e as perspectivas futuras, para que estrategicamente, se atinja uma posição de supremacia sobre a concorrência. Qual é o nosso negócio? Por que existimos? O que interessa ao cliente?

7 Planejamento de marketing
Missão organizacional Exemplo: A Revlon comercializa seus produtos “vendendo esperança” ( a esperança das mulheres se tornarem mais belas ). O objetivo final da Revlon é vender um ideal de beleza por intermédio de seus produtos. A missão deve ser orientativa e não restritiva, estabelecendo a direção central da empresa.

8 Planejamento de marketing
3° Passo – Objetivos organizacionais Os objetivos são decorrentes da declaração de sua missão. Os objetivos constituem as bases para um bom planejamento estratégico de marketing. De acordo com a missão, uma empresa pode definir como objetivo ter lucratividade, rentabilidade, posicionamento e participação no mercado.

9 Planejamento de marketing
Objetivos organizacionais Claros – formulados em linguagem simples para possibilitar a compreensão de todos. Escritos – para forçar a administração a refletir sobre eles. Específicos – definir o papel de cada um, estabelecendo o que deve ser feito e quem fará. Mensuráveis – permitir a avaliação e o cumprimento dos objetivos. Desafiadores – porém alcançáveis para estimular todos a atingirem os objetivos estabelecidos.

10 Planejamento de marketing
4° Passo – Estratégias de marketing Selecionar um mercado alvo específico e satisfazer os seus consumidores por meio de um cuidadoso equilíbrio dos elementos do composto de marketing – 4P’s – que representam subconjuntos da estratégia geral de marketing.

11 Planejamento de marketing
Estratégias de marketing Estratégias de crescimento intensivo Penetração de mercado – abrindo possibilidades Desenvolvimento de mercado – aumentando as vendas de produtos atuais Desenvolvimento de produto – aumentando as vendas agregando novos produtos.

12 Planejamento de marketing
Estratégias de marketing Estratégias de crescimento diversificado Diversificação horizontal – envolve a adição de novos produtos na linha de produtos da empresa Diversificação do conglomerado – envolve a adição de novos produtos por parte da empresa Diversificação concêntrica – Introduz novos produtos similares aos já existentes, para atrair novos segmentos de mercado.

13 Planejamento de marketing
Estratégias de marketing Estratégias de crescimento integrado Integração para trás – ocorre quando a empresa exerce maior controle sobre os seus fornecedores Integração para frente – ocorre quando a empresa aumenta o controle sobre seu sistema de distribuição Integração horizontal – ocorre quando a empresa aumenta o controle sobre os seus concorrentes por meio de fusões ou aquisições.

14 Planejamento de marketing
Estratégias de marketing Estratégias competitivas Líder – posicionamento perante o mercado para se tornar menos vulnerável Desafiante – análise da concorrência para agir por ataques Seguidor – empresas que estão dispostas a desafiar o líder Nichos de mercado – estratégia adotada por empresas menores que se especializam em determinados nichos.

15 Planejamento de marketing
5° Passo – Implementação É o processo de operacionalização das estratégias de marketing. É a forma como elas serão implantadas. Normalmente, na implantação, revela-se que as estratégias são diferentes do que se esperava – as estratégias pretendidas e as realizadas.

16 Planejamento de marketing
Implementação – problemas Relação entre estratégia e implementação Deverá ser planejada simultaneamente e não de maneira complementar. Constante evolução das estratégias e implementação de marketing Tanto as estratégias quanto a implementação são afetadas pelo ambiente de marketing Separação da responsabilidade sobre as estratégias e implementação de marketing Problema mais freqüente, pois normalmente as estratégias são desenvolvidas pela alta gerência e a implementação pela média e baixa gerência faltando sincronismo.

17 Planejamento de marketing
6° Passo – Monitoramento O processo de controle consiste em estabelecer níveis de desempenho entre o desempenho pretendido e o realizado. O processo pode ser formal e informal Formal – envolve níveis de desempenho real e suas devidas correções. Informal – envolve auto controle por meio da aceitação de valores da empresa.

18 Planejamento de marketing
Os métodos mais utilizados para avaliação para o desempenho do processo de marketing: Análise de vendas – avaliar os números de vendas Análise de custos de marketing – fracionar e classificar os custos para determinar quais estão associados ao marketing Auditoria de marketing – examinar sistematicamente o desempenho das estratégias de marketing, identificando deficiências.

19 Planejamento estratégico
Onde estamos? Para onde queremos ir? Como vamos chegar lá?

20 Planejamento estratégico
Nenhuma empresa pode ter sucesso se não souber onde está, para onde quer ir e como vai chegar lá. Ou seja, é preciso planejar, definir objetivos e determinar estratégias de como alcançá-los.


Carregar ppt "Planejamento estratégico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google