A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 MATRIZ BCG – Boston Consulting Group Matriz BCG: Modelo matricial criado pelo "Boston Consulting Group" para a administração e planejamento do portfólio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 MATRIZ BCG – Boston Consulting Group Matriz BCG: Modelo matricial criado pelo "Boston Consulting Group" para a administração e planejamento do portfólio."— Transcrição da apresentação:

1 1 MATRIZ BCG – Boston Consulting Group Matriz BCG: Modelo matricial criado pelo "Boston Consulting Group" para a administração e planejamento do portfólio de negócios. –Portfólio de negócios – conjunto de negócios e produtos que constutiem uma empresa (o melhor portfolio será aquele que se adapta às forças e fraquezas da empresa diante das oportunidades do ambiente). Distribuem-se os negócios num diagrama com quatro quadrantes de acordo com a sua posição no setor e o nível de maturidade da indústria. A empresa deve realizar as seguintes etapas: 1.Analisar seu portfólio e decidir que negócios deverão receber maior ou menor investimento. Nesta etapa é necessário identificar os negócios chave que formam a empresa, chamados de Unidades Estratégicas de Negócios (UNE) que pode ser uma divisão da empresa, uma linha de produtos dentro de uma divisão, ou em alguns casos, um único produto ou marca. 2.Desenvolver estratégias de crescimento para acrescentar novos produtos ou novos negócios. Unidade I – Planejamento de Marketing

2 2 MATRIZ BCG – Boston Consulting Group Vaca Leiteira Ponto de Interrogação Alta Estrela Etapa 1 – Matriz de Crescimento- Participação do BCG Taxa de crescimento do mercado Alta Baixa Cachorro ESTRELAS – Negócios ou produtos que são líderes num setor em crescimento são chamados "estrelas", porque ainda que não produzam um fluxo de caixa abundante pela necessidade de investimento, no futuro se transformarão, provavelmente, em “vacas leiteiras”. VACAS LEITEIRAS – Aqueles que são líderes nos setores maduros são chamados de vacas leiteiras pela forma como se comporta o seu fluxo de caixa. Essas UNE’s são bem sucedidas, necessitam de menos investimento e geram bastante dinheiro que acaba sustentando as outras UNE’s. PONTOS de INTERROGAÇÃO – aquelas que não são líderes e estão num setor em crescimento são chamadas “pontos de interrogação", porque com uma estratégia conveniente e investimentos adequados podem chegar a ser líderes da indústria quando estiver madura, gerando assim um caixa abundante. CACHORROS – Aquelas UNE’s que não são líderes, mas que pertencem a um setor maduro são chamadas de "cachorro", por causa do pequeno fluxo de caixa e da expectativa de que não irão melhorar. ESTRELAS – Negócios ou produtos que são líderes num setor em crescimento são chamados "estrelas", porque ainda que não produzam um fluxo de caixa abundante pela necessidade de investimento, no futuro se transformarão, provavelmente, em “vacas leiteiras”. VACAS LEITEIRAS – Aqueles que são líderes nos setores maduros são chamados de vacas leiteiras pela forma como se comporta o seu fluxo de caixa. Essas UNE’s são bem sucedidas, necessitam de menos investimento e geram bastante dinheiro que acaba sustentando as outras UNE’s. PONTOS de INTERROGAÇÃO – aquelas que não são líderes e estão num setor em crescimento são chamadas “pontos de interrogação", porque com uma estratégia conveniente e investimentos adequados podem chegar a ser líderes da indústria quando estiver madura, gerando assim um caixa abundante. CACHORROS – Aquelas UNE’s que não são líderes, mas que pertencem a um setor maduro são chamadas de "cachorro", por causa do pequeno fluxo de caixa e da expectativa de que não irão melhorar. ? ? Participação relativa no mercado Novos produtos Etapa 2 – Desenvolvimento de Estratégias de Crescimento Produtos existentes Mercados existentes Novos Mercados 1. Penetração no mercado 3. Desenvolvimento do mercado 2. Desenvolvimento do produto 4. Diversificação Oportunidade de mercado identificada por meio da matriz de crescimento produto/mercado.


Carregar ppt "1 MATRIZ BCG – Boston Consulting Group Matriz BCG: Modelo matricial criado pelo "Boston Consulting Group" para a administração e planejamento do portfólio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google