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Planejamento estratégico
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Planejamento Estratégico O que é
Plano da administração para atingir resultados consistentes com a missão e objetivos da organização. É um plano, uma direção, um guia ou curso de ação para o futuro, um caminho para ir daqui até ali.
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Objetivos Pretendidos e emergentes
Realizados Emergentes Não realizados Pretendidos
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Planejamento estratégico
Estratégia de Operações Estratégia Corporativa Estratégia Competitiva Seleção de um ou mais ramos de atividades vantajosos para a corporação Como a organização irá competir em cada um dos ramos de atividades selecionados Arsenal de armas que irão transformar-se nas competências distintivas da organização
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Ferramentas do PE corporativo
A década de 70 correspondeu à fase do planejamento estratégico com dois conceitos básicos desenvolvidos e aplicados pelo Boston Consulting Group (BCG) A curva de Experiência A Matriz de Crescimento e de Participação no Mercado também conhecida como “Matriz BCG”
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Curva de experiência 340 custo 250 15 50 100 Produção acumulada
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crescimento do mercado
Matriz BCG 20% Participação no mercado 20% 5% 0% 10% 15% crescimento do mercado Estrelas Oportunidades ? Geradores de caixas Abacaxis
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crescimento do mercado
Oportunidades Participação no mercado 20% 5% 0% 10% 15% crescimento do mercado Oportunidades ? Características: Requer investimentos Requer muita reflexão Requer concentração Estratégia: Crescimento Aumento da participação no mercado.
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crescimento do mercado
Estrela Participação no mercado 20% 5% 0% 10% 15% crescimento do mercado Estratégia: Preservar a participação no mercado Características: Geralmente negócios que eram oportunidade Constante ataque dos concorrentes Estrelas
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crescimento do mercado
Vaca leiteira Participação no mercado 20% 5% 0% 10% 15% crescimento do mercado Características: É líder de mercado Gera muito dinheiro Mantém outros negócios Não precisa financiar a expansão da capacidade de produção Geradores de caixas Estratégia: Desaceleração Aumento do fluxo de caixa Eliminação de gastos Retirada de dinheiro Enxugamento
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crescimento do mercado
Abacaxi Participação no mercado 20% 5% 0% 10% 15% crescimento do mercado Características: Gera pouca receita ou dão prejuízo Consomem mais tempo da administração Abacaxi Estratégia: Eliminação Diminuição do ritmo de atividades
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MATRIZ DE CRESCIMENTO BCG
Alta participação num mercado com alta taxa de crescimento. Mercados com crescimento rápido tendem a atrair muita concorrência. Empresas necessitam gastar muito para proteger e ampliar a sua participação de mercado. O ideal é que as estrelas transformem-se em vacas leiteiras. Baixa participação num mercado de alto crescimento Obter participação neste mercado pode ser dispendioso, mas se os pontos de interrogação tiverem potencial de longo prazo para tornarem-se estrelas ou vacas leiteiras, vale a pena investir neles. Participação no Mercado ALTA BAIXA ? Taxa de Crescimento do Mercado BAIXA ALTA Baixa participação num mercado de crescimento lento. Os abacaxis servem um grupo leal de clientes lucrativos, porém tendem a não ser uma fonte importante de receita para a empresa. Geralmente, são eliminados das empresas. Alta participação num mercado de crescimento lento. A concorrência é menos intensa associada a uma liderança no mercado geram vacas leiteiras, ou seja, unidades cujas receitas podem ir para outros negócios ou para pesquisas e desenvolvimento.
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Ferramentas do PE operacional
Existem centenas de modelos diferentes de planos estratégicos. A maioria contém as mesmas idéias básicas. A partir destas idéias básicas você também pode montar o seu modelo. 1. Fixação de objetivos Onde estou e onde quero chegar 2. Auditoria externa Estudo de cenários para visualização de estados alternativos de situações futuras
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