A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 7 Estratégias de Marketing Matrizes de Planejamento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 7 Estratégias de Marketing Matrizes de Planejamento"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 7 Estratégias de Marketing Matrizes de Planejamento
AVA – Aulas: 3 e 9 Matrizes de Planejamento Estratégias de Marketing

2 Matrizes de Planejamento
Matriz de Ansoff - Em 1965, Ansoff escreveu o livro "Corporate Strategy: An Analytic Approach do Business Policy for Growth na Expansion", onde ele discorre sobre os estudos do problema estratégico das organizações e propõe uma ferramenta de análise do problema estratégico e definições de estratégias, a qual foi denominada Matriz de Ansoff.

3 Matrizes de Planejamento
Matriz de Ansoff - conhecida como Matriz Produto/Mercado, é um modelo utilizado para determinar oportunidades de crescimento de unidades de negócio de uma organização. O ambiente externo passava, cada vez mais, a influenciar as organizações, e após a Segunda Guerra Mundial essa tendência ficou mais evidente, pois a produtividade não significava mais o sucesso de determinada organização, mas, apenas se ela poderia ou não atender a demanda do mercado.

4 Matrizes de Planejamento
Matriz de Ansoff - A matriz tem duas dimensões: produtos e mercados. Sobre essas duas dimensões, quatro estratégias podem ser formadas: Penetração de mercado Desenvolvimento de mercado Desenvolvimento de produtos Diversificação

5 Matriz de Ansoff

6 Matrizes de Planejamento
Matriz BCG -análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial americana Boston Consulting Group em 1970. Seu objetivo é suportar a análise de portfolio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto.

7 Matrizes de Planejamento
Matriz BCG - A matriz tem duas dimensões: crescimento do mercado e participação de mercado (que é a participação da empresa em relação à participação de seu maior concorrente).

8 Matrizes de Planejamento
Matriz BCG - Os produtos devem ser posicionados na matriz e classificados de acordo com cada quadrante: ponto de interrogação Estrela Vaca leiteira Abacaxi

9 Matriz BCG – Ponto de Interrogação
Tem a pior característica quanto a fluxo de caixa, pois exige altos investimentos e apresenta baixo retorno sobre ativos e tem baixa participação de mercado.

10 Matriz BCG -Estrela Exige grandes investimentos e são líderes no mercado, gerando receitas. Ficam frequentemente em equilíbrio quanto ao fluxo de caixa

11 Matriz BCG – Vaca Leiteira
Matriz BCG - Vaca leiteira: Os lucros e a geração de caixa são altos. Como o crescimento do mercado é baixo, não são necessários grandes investimentos.

12 Matriz BCG - Abacaxi Devem ser evitados e minimizados numa empresa.
Cuidado com os caros planos de recuperação. Invista se for possível na recuperação, senão desista do produto.

13 CVP -CICLO DE VIDA DO PRODUTO
TURBULÊNCIA COMPETITIVA VENDAS LUCROS INTRODUÇÃO CRESCIMENTO MATURIDADE DECLÍNIO

14 Matriz BCG

15 Matrizes de Planejamento
Matriz GE / McKinsey - Modelo para análise de portfólio de unidades de negócios, A Matriz GE é uma forma posterior e mais avançada da Matriz BCG. A Matriz GE é considerada mais avançada por causa de três aspectos: Atratividade do mercado (fatores externos) substitui o "crescimento do mercado" Força competitiva (fatores internos) substitui "participação relativa de mercado“ A Matriz GE funciona com uma grade de 3x3 células, enquanto a Matriz BCG tem apenas 2x2.

16 Matriz GE / McKinsey -

17 Matriz Importância x Desempenho https://www. youtube. com/watch
Uma das maneiras de avaliar o desempenho da empresa nas dimensões e subdimensões competitivas é a matriz de importância e desempenho de Slack (1993). De acordo com Nigel Slack (1993) a matriz tem como principais objetivos: medir seu desempenho em termos dos objetivos de desempenho importantes para o negócio, quantificar a importância dos objetivos de desempenho significativos e valorizados pelos clientes, medir o desempenho da operação de negócios nos objetivos de desempenho significativos e valorizados pelos clientes em relação aos concorrentes e posteriormente priorizar ações na organização.

18 Matriz Importância x Desempenho

19 Matrizes de Planejamento
Análise SWOT - Ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico. SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

20

21 Atividade Prática Equipes deverão buscar informações na web sobre as empresas: Escolher APENAS UMA e conciliar com a matriz de planejamento mais adequada a empresa escolhida.


Carregar ppt "Aula 7 Estratégias de Marketing Matrizes de Planejamento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google