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Prof. Alexandre Mendonça.  “Decisões e ações tomadas por organizações para lidar com seus públicos de interesse para atingir seus objetivos organizacionais”

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Apresentação em tema: "Prof. Alexandre Mendonça.  “Decisões e ações tomadas por organizações para lidar com seus públicos de interesse para atingir seus objetivos organizacionais”"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Alexandre Mendonça

2  “Decisões e ações tomadas por organizações para lidar com seus públicos de interesse para atingir seus objetivos organizacionais” Phillip Kotler.  A administração de marketing é “o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais”. Phillip Kotler.

3 O que é Mercado? Entende-se por mercado o conjunto de todos os clientes e possíveis clientes que uma empresa pretende atender com suas categorias de produto/serviço. É formado por pessoas (consumidores finais) e/ou empresas/instituições (corporativos), que adquirem bens diretamente ou através de intermediários.

4 O que é Segmentação de Mercado? Segmentar é identificar e traçar perfis de grupos distintos de compradores que poderão preferir ou exigir produtos ou serviços variados. A identificação é feita por diferenças demográficas, psicográficas e comportamentais.

5 O que são Canais de Marketing?  Para alcançar um determinado mercado alvo, uma empresa pode se utilizar de três canais de marketing:  Canal de comunicação  Canal de distribuição  Canal de vendas

6 O que é Concorrência?  A concorrência inclui todas as ofertas e substitutos rivais reais e potenciais que um comprador possa considerar.  Concorrência de Marca  Concorrência Setorial  Concorrência de Forma  Concorrência Genérica

7 O que é Ambiente de Marketing? Composto por 2 ambientes.  Micro Ambiente  Macro Ambiente

8 O que é Ambiente Interno? São as variáveis internas de uma empresa  Histórico da Empresa  Cultura Organizacional  Estrutura Organizacional e Recursos Humanos  Produção e logística  Finanças  Suprimentos  Cultura de Marketing e Comunicação

9 O que é Micro Ambiente?  São as variáveis sob controle de uma empresa  Mercado  Fornecedores  Canais de Distribuição  Concorrência  Consumidor

10 O que é Macro Ambiente? São as variáveis que não estão sob controle de uma empresa, mas a influenciam  Demografia  Economia  Legislação  Tecnologia  Cultura  Aspectos Naturais

11 Orientações Estratégicas para o Mercado Diferentes diretrizes estratégicas que empresas podem seguir para atingirem seus objetivos:  Orientação de Produção  Orientação de Produto  Orientação de Vendas  Orientação de Marketing

12 Orientações Estratégicas para o Mercado  Orientação de Produção: Os consumidores dão preferência a produtos fáceis de encontrar e de baixo custo.  Orientação de Produto: Os consumidores dão preferência a produtos que ofereçam qualidade e desempenho superiores ou que tenham características inovadoras.

13 Orientações Estratégicas para o Mercado  Orientação de Vendas: Parte do princípio de que os consumidores e as empresas não compram em quantidade suficiente. A organização deve, então, empreender um esforço agressivo em vendas e promoção.

14 Orientação de Marketing: A empresa acredita que para alcançar as metas ela deve ser a mais efetiva que a concorrência na criação, entrega e comunicação de valor para o cliente. “Amar o cliente, não o produto”

15  Mix do Marketing  Produto  Preço  Praça  Promoção (Comunicação Integrada de Marketing)

16 O que é um produto? “Produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo” Al Ries

17 Planejamento para Produtos e Marcas Ao planejar o lançamento de um produto ao mercado, o profissional de Marketing deve pensar em 5 níveis de produto.  Benefício Central  Produto Básico  Produto Esperado  Produto Ampliado  Produto Potencial.

18 Classificações de Produtos Durabilidade x Tangibilidade Bens não duráveis –Cerveja, Pilhas, Sabão: Como esses bens são consumidos rapidamente e comprados com frequência, a estratégia adequada é torná-los disponíveis em muitos locais, ter uma pequena margem de lucro no varejo e anunciar maciçamente para induzir experimentação e ganhar a preferência do consumidor.

19 Classificações de Produtos Durabilidade x Tangibilidade Bens duráveis: Geladeiras, Roupas, Ferramentas: São bens utilizados durante um período de tempo. Exigem uma estratégia de venda pessoal, trabalham com margens mais altas e requerem garantias do fabricante.

20 Classificações de Produtos Durabilidade x Tangibilidade Serviços – Cortes de Cabelo e Reparos: São produtos intangíveis, variáveis e perecíveis. Exigem maior controle de qualidade, credibilidade e adaptabilidade.

21 Classificação de Bens de Consumo. As diferenças são determinadas pelo hábito de compra:  Bens de Conveniência  Bens de Compra Comparada

22 Mix de Produtos É o conjunto de todos os produtos e itens que um vendedor põe à venda. Ex: P&G, Unilever

23 O Mix de Produtos de uma empresa possui:  Abrangência:Quantas linhas diferentes de produtos uma empresa possui. (Ex: P&G, Unilever, RB)  Extensão: Refere-se ao número total de itens no mix. (Ex: Unilever –Creme Dental –Close Up e Sorriso)  Profundidade: Refere-se à quantas opções são oferecidas em cada produto da linha. (Close Up White, Ice, Menta)

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25 Responder as seguintes questões...  Qual é o Benefício Central, Produto Básico e Ampliado do produto em questão.  Como você classificaria esse produto? Bem de conveniência ou de compra comparada?  Quais são os principais atributos que este produto precisa comunicar?

26 E agora....  Desenvolva um Produto Ampliado e um Produto Potencial para seu item de escolha.  Como você comunicará os principais atributos de venda?  Desenvolva uma idéia de peça comunicação em duas mídias diferentes. Detalhe.


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