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MARKETING DE VAREJO E SERVIÇOS

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Apresentação em tema: "MARKETING DE VAREJO E SERVIÇOS"— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING DE VAREJO E SERVIÇOS
Prof. Claudio benossi

2 Professor Prof. Ms. Claudio Benossi www.benossi.com.br

3 Alunos Quem são vocês????

4 A importância da Jornada
Valores Percebidos Compromisso Amadurecimento Engajamento A importância da Jornada Satisfação Planejamento Empreendedorismo Flexibilidade Forever Beta Novas competências

5 O que queremos e o que temos.
Sucesso ou Fracasso

6 Sucesso

7 Marketing de Varejo e Serviço

8 Ementa Conhecer as ferramentas de marketing aplicando-as nas empresas de varejo de produtos e serviços, a partir do conhecimento das necessidades dos públicos alvos das empresas, bem como suas motivações para o consumo.

9 Ementa Tomar decisões no que diz respeito às questões que envolvem os serviços ofertados pelas empresas, considerando a qualidade destes serviços assim como as questões de intangibilidade, perecibilidade e mutabilidade e previsibilidade dos mesmos.

10 Conteúdo Princípios de Marketing Conceito de Varejo
Conceito de serviços Qualidade em Serviços Pós-Venda Diferenciais no Varejo Imagem Organizacional Gestão de Varejo e Serviços

11 Metodologia

12 Bibliografia Básica COBRA, Marcos. Marketing básico. 4ª ed., 8ª reimp., São Paulo: Atlas, 2013.  GIOIA, Ricardo; TELLES Renato; CAZCCO, Luciano; STREHLAN, Vivian Iara. (Org). Coleção de marketing. Volumes 1, 2, 3 e 4, São Paulo: Saraiva, 2014. GRAZZIOTIN, Gilson. A arte no varejo: o pulo do gato está na compra. 5ª ed. São Paulo: Senac  

13 Bibliografia Complementar
KOTLER, Philip. Marketing de A a Z. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2008. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2009. MOREIRA, Julio César Tavares et al. Varejo no brasil: gestão de estratégias. 9. reimp. São Paulo: Atlas,

14 Bibliografia Complementar
RICHERS, Raimar. Marketing: uma visão brasileira. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2008. SERRENTINO, Alberto. Inovações no varejo: decifrando o quebra-cabeça do consumidor. 2º ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

15 Marketing de Varejo e Serviço
#partiu#aula#marketing#varejo#serviço

16 Marketing de Varejo e Serviço
O que é ?

17 Definição de Marketing
Processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.

18 Definição de Marketing
Processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.

19 Definição de Marketing
Informalmente, podemos definir Marketing como tudo que fazemos para atrair e manter mais consumidores/clientes para os nossos produtos e serviços.

20 Marketing – Principais Tipos
Tipo: Marketing de Produto Definição: Marketing destinado a criar trocas para produtos tangíveis Exemplo: Estratégias para vender os computadores

21 Marketing – Principais Tipos
Tipo: Marketing de Produto - Vender computadores

22 Marketing – Principais Tipos
Tipo: Marketing de Serviço Definição: Marketing destinado a criar trocas para produtos intangíveis Exemplo: Estratégias para alugar carros para viajantes

23 Marketing – Principais Tipos
Tipo: Marketing de Serviço - Alugar carros

24 Marketing – Principais Tipos
Tipo: Marketing Pessoal Definição: Marketing destinado a criar ações favoráveis em relação a pessoas Exemplo: Estratégias para obter votos

25 Marketing – Principais Tipos
Tipo: Marketing Pessoal – Campanha para obter votos

26 Marketing – Principais Tipos
Tipo: Marketing de Lugar Definição: Marketing destinado a atrair pessoas para lugares Exemplo: Estratégias para levar pessoas a passar férias na Bahia

27 Marketing – Principais Tipos
Tipo: Marketing de Lugar - Férias na Bahia

28 Marketing – Principais Tipos
Tipo: Marketing de Causa Definição: Marketing destinado a criar apoio para ideias e questões ou a levar as pessoas a mudar comportamentos socialmente indesejáveis Exemplo: Estratégias para coibir o uso de drogas ilícitas

29 Marketing – Principais Tipos
Tipo: Marketing de Causa – Campanha anti-drogas

30 Marketing – Principais Tipos
Tipo: Marketing de Organização Definição: Marketing destinado a atrair doadores, membros, participantes ou voluntários Exemplo: Estratégias para aumentar o número de associados do fã-clube

31 Marketing – Principais Tipos
Tipo: Marketing de Organização – Campanha para clube de carros

32 Atividade Atividade a ser desenvolvida em GRUPO

33 Atividade Valendo NOTA!!!

34 Atividade Filme 300

35 Atividade História

36 Atividade História

37 Atividade Importante? Grupo tem que ser unido!! A união faz a força!

38 Marketing – Conceitos Gerais
Necessidades Desejos e Demandas Produtos e Serviços Troca, Transações e relacionamentos Valor, Satisfação e Qualidade Mercados

39 Profissionais de Marketing
Profissional de MKT é alguém que busca uma resposta de outra parte, denominada cliente potencial

40 Conceitos do Marketing
Necessidades, desejos e demandas Os consumidores compram bens e serviços para satisfazerem suas necessidades e desejos.

41 Conceitos do Marketing
Necessidades: São as coisas necessárias para a nossa sobrevivência. Ex.: Comida e abrigo.

42 Conceitos do Marketing
Desejos: Incluem bens e serviços específicos (para satisfazer necessidades) e outros adicionais que vão além da sobrevivência. Ex.: Big Mac.

43 Conceitos do Marketing
Demandas: São desejos por produtos específicos, respaldados pela habilidade e disposição de comprá-los. Desejos se tornam demandas quando apoiados por poder de compra. Ex.: Smartphone.

44 Conceitos do Marketing
Produto ou oferta É algo que pode ser oferecido para satisfazer a uma necessidade ou desejo. Algo oferecido por profissionais de marketing para clientes com propósito de troca.

45 Conceitos do Marketing
Produto ou oferta A importância dos produtos físicos não está muito em possui-los, mas na obtenção dos serviços que proporcionam. Os vendedores que concentram seu pensamento no produto físico em vez de nas necessidades dos consumidores sofrem de miopia de marketing.

46 Conceitos do Marketing
Valor e satisfação Envolve a satisfação das exigências do consumidor ao menor custo possível de aquisição, propriedade e uso. O consumidor sempre analisará alternativas para satisfação das suas necessidades, dentro do seu conjunto de escolha de produtos.

47 Conceitos do Marketing
Valor e satisfação Envolve a satisfação das exigências do consumidor ao menor custo possível de aquisição, propriedade e uso. O consumidor sempre analisará alternativas para satisfação das suas necessidades, dentro do seu conjunto de escolha de produtos.

48 Conceitos do Marketing
Valor e satisfação Considerando um comportamento racional do consumidor, ele tenderá a maximizar o valor em uma dada compra ou transação, considerando os chamados custos de oportunidade. Portanto, considerará o valor e o preço do produto antes de fazer a escolha.

49 Conceitos do Marketing
O barato pode sair caro!

50 Conceitos do Marketing
Troca e transações Troca: É o ato de obter o produto desejado de alguém, oferecendo algo em contrapartida.

51 Conceitos do Marketing
Para o potencial de troca existir, cinco condições devem ser satisfeitas: 1° - Há pelo menos duas partes envolvidas 2° - Cada parte tem algo que pode ser de valor para a outra

52 Conceitos do Marketing
3° - Cada parte tem capacidade de comunicação e entrega 4° - Cada parte é livre para aceitar ou rejeitar a oferta 5° - Cada parte acredita estar em condições de lidar com outra

53 Conceitos do Marketing
Transação: É uma troca de valor entre duas ou mais partes. A transação envolve várias dimensões: Pelo menos duas coisas de valor Condições de acordo Tempo e local de negociação

54 Conceitos do Marketing
Relacionamentos e redes Marketing de Relacionamento: É a prática da construção de relações satisfatórias a longo prazo com partes chaves - consumidores, fornecedores e distribuidores - para reter sua preferência e negócios a longo prazo.

55 Conceitos do Marketing
Relacionamentos e redes O resultado final do marketing de relacionamento é a construção de um ativo exclusivo da empresa chamado rede de marketing. Uma rede de marketing é formada pela empresa e todos os interessados (stakeholders) que a apoiam.

56 Conceitos do Marketing
Canais de marketing Para alcançar mercado-alvo, a empresa faz uso de três tipos de canais de marketing: Canais de comunicação Canais de distribuição Canais de venda

57 Conceitos do Marketing
Cadeia de suprimento É um canal que se estende das matérias-primas aos componentes dos produtos finais (Fornecedores – Fabricantes – Distribuidores – Lojistas – Clientes).

58 Conceitos do Marketing
Concorrência Todas as ofertas e substitutos rivais reais e potenciais que um comprador possa considerar.

59 Conceitos do Marketing
Dúvidas?


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