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MARKETING DE VAREJO E SERVIÇOS
Prof. Claudio benossi
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Professor Prof. Ms. Claudio Benossi www.benossi.com.br
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Alunos Quem são vocês????
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A importância da Jornada
Valores Percebidos Compromisso Amadurecimento Engajamento A importância da Jornada Satisfação Planejamento Empreendedorismo Flexibilidade Forever Beta Novas competências
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O que queremos e o que temos.
Sucesso ou Fracasso
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Sucesso
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Marketing de Varejo e Serviço
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Ementa Conhecer as ferramentas de marketing aplicando-as nas empresas de varejo de produtos e serviços, a partir do conhecimento das necessidades dos públicos alvos das empresas, bem como suas motivações para o consumo.
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Ementa Tomar decisões no que diz respeito às questões que envolvem os serviços ofertados pelas empresas, considerando a qualidade destes serviços assim como as questões de intangibilidade, perecibilidade e mutabilidade e previsibilidade dos mesmos.
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Conteúdo Princípios de Marketing Conceito de Varejo
Conceito de serviços Qualidade em Serviços Pós-Venda Diferenciais no Varejo Imagem Organizacional Gestão de Varejo e Serviços
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Metodologia
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Bibliografia Básica COBRA, Marcos. Marketing básico. 4ª ed., 8ª reimp., São Paulo: Atlas, 2013. GIOIA, Ricardo; TELLES Renato; CAZCCO, Luciano; STREHLAN, Vivian Iara. (Org). Coleção de marketing. Volumes 1, 2, 3 e 4, São Paulo: Saraiva, 2014. GRAZZIOTIN, Gilson. A arte no varejo: o pulo do gato está na compra. 5ª ed. São Paulo: Senac
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Bibliografia Complementar
KOTLER, Philip. Marketing de A a Z. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2008. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2009. MOREIRA, Julio César Tavares et al. Varejo no brasil: gestão de estratégias. 9. reimp. São Paulo: Atlas,
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Bibliografia Complementar
RICHERS, Raimar. Marketing: uma visão brasileira. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2008. SERRENTINO, Alberto. Inovações no varejo: decifrando o quebra-cabeça do consumidor. 2º ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
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Marketing de Varejo e Serviço
#partiu#aula#marketing#varejo#serviço
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Marketing de Varejo e Serviço
O que é ?
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Definição de Marketing
Processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.
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Definição de Marketing
Processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.
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Definição de Marketing
Informalmente, podemos definir Marketing como tudo que fazemos para atrair e manter mais consumidores/clientes para os nossos produtos e serviços.
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Marketing – Principais Tipos
Tipo: Marketing de Produto Definição: Marketing destinado a criar trocas para produtos tangíveis Exemplo: Estratégias para vender os computadores
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Marketing – Principais Tipos
Tipo: Marketing de Produto - Vender computadores
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Marketing – Principais Tipos
Tipo: Marketing de Serviço Definição: Marketing destinado a criar trocas para produtos intangíveis Exemplo: Estratégias para alugar carros para viajantes
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Marketing – Principais Tipos
Tipo: Marketing de Serviço - Alugar carros
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Marketing – Principais Tipos
Tipo: Marketing Pessoal Definição: Marketing destinado a criar ações favoráveis em relação a pessoas Exemplo: Estratégias para obter votos
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Marketing – Principais Tipos
Tipo: Marketing Pessoal – Campanha para obter votos
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Marketing – Principais Tipos
Tipo: Marketing de Lugar Definição: Marketing destinado a atrair pessoas para lugares Exemplo: Estratégias para levar pessoas a passar férias na Bahia
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Marketing – Principais Tipos
Tipo: Marketing de Lugar - Férias na Bahia
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Marketing – Principais Tipos
Tipo: Marketing de Causa Definição: Marketing destinado a criar apoio para ideias e questões ou a levar as pessoas a mudar comportamentos socialmente indesejáveis Exemplo: Estratégias para coibir o uso de drogas ilícitas
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Marketing – Principais Tipos
Tipo: Marketing de Causa – Campanha anti-drogas
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Marketing – Principais Tipos
Tipo: Marketing de Organização Definição: Marketing destinado a atrair doadores, membros, participantes ou voluntários Exemplo: Estratégias para aumentar o número de associados do fã-clube
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Marketing – Principais Tipos
Tipo: Marketing de Organização – Campanha para clube de carros
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Atividade Atividade a ser desenvolvida em GRUPO
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Atividade Valendo NOTA!!!
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Atividade Filme 300
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Atividade História
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Atividade História
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Atividade Importante? Grupo tem que ser unido!! A união faz a força!
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Marketing – Conceitos Gerais
Necessidades Desejos e Demandas Produtos e Serviços Troca, Transações e relacionamentos Valor, Satisfação e Qualidade Mercados
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Profissionais de Marketing
Profissional de MKT é alguém que busca uma resposta de outra parte, denominada cliente potencial
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Conceitos do Marketing
Necessidades, desejos e demandas Os consumidores compram bens e serviços para satisfazerem suas necessidades e desejos.
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Conceitos do Marketing
Necessidades: São as coisas necessárias para a nossa sobrevivência. Ex.: Comida e abrigo.
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Conceitos do Marketing
Desejos: Incluem bens e serviços específicos (para satisfazer necessidades) e outros adicionais que vão além da sobrevivência. Ex.: Big Mac.
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Conceitos do Marketing
Demandas: São desejos por produtos específicos, respaldados pela habilidade e disposição de comprá-los. Desejos se tornam demandas quando apoiados por poder de compra. Ex.: Smartphone.
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Conceitos do Marketing
Produto ou oferta É algo que pode ser oferecido para satisfazer a uma necessidade ou desejo. Algo oferecido por profissionais de marketing para clientes com propósito de troca.
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Conceitos do Marketing
Produto ou oferta A importância dos produtos físicos não está muito em possui-los, mas na obtenção dos serviços que proporcionam. Os vendedores que concentram seu pensamento no produto físico em vez de nas necessidades dos consumidores sofrem de miopia de marketing.
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Conceitos do Marketing
Valor e satisfação Envolve a satisfação das exigências do consumidor ao menor custo possível de aquisição, propriedade e uso. O consumidor sempre analisará alternativas para satisfação das suas necessidades, dentro do seu conjunto de escolha de produtos.
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Conceitos do Marketing
Valor e satisfação Envolve a satisfação das exigências do consumidor ao menor custo possível de aquisição, propriedade e uso. O consumidor sempre analisará alternativas para satisfação das suas necessidades, dentro do seu conjunto de escolha de produtos.
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Conceitos do Marketing
Valor e satisfação Considerando um comportamento racional do consumidor, ele tenderá a maximizar o valor em uma dada compra ou transação, considerando os chamados custos de oportunidade. Portanto, considerará o valor e o preço do produto antes de fazer a escolha.
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Conceitos do Marketing
O barato pode sair caro!
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Conceitos do Marketing
Troca e transações Troca: É o ato de obter o produto desejado de alguém, oferecendo algo em contrapartida.
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Conceitos do Marketing
Para o potencial de troca existir, cinco condições devem ser satisfeitas: 1° - Há pelo menos duas partes envolvidas 2° - Cada parte tem algo que pode ser de valor para a outra
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Conceitos do Marketing
3° - Cada parte tem capacidade de comunicação e entrega 4° - Cada parte é livre para aceitar ou rejeitar a oferta 5° - Cada parte acredita estar em condições de lidar com outra
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Conceitos do Marketing
Transação: É uma troca de valor entre duas ou mais partes. A transação envolve várias dimensões: Pelo menos duas coisas de valor Condições de acordo Tempo e local de negociação
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Conceitos do Marketing
Relacionamentos e redes Marketing de Relacionamento: É a prática da construção de relações satisfatórias a longo prazo com partes chaves - consumidores, fornecedores e distribuidores - para reter sua preferência e negócios a longo prazo.
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Conceitos do Marketing
Relacionamentos e redes O resultado final do marketing de relacionamento é a construção de um ativo exclusivo da empresa chamado rede de marketing. Uma rede de marketing é formada pela empresa e todos os interessados (stakeholders) que a apoiam.
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Conceitos do Marketing
Canais de marketing Para alcançar mercado-alvo, a empresa faz uso de três tipos de canais de marketing: Canais de comunicação Canais de distribuição Canais de venda
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Conceitos do Marketing
Cadeia de suprimento É um canal que se estende das matérias-primas aos componentes dos produtos finais (Fornecedores – Fabricantes – Distribuidores – Lojistas – Clientes).
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Conceitos do Marketing
Concorrência Todas as ofertas e substitutos rivais reais e potenciais que um comprador possa considerar.
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Conceitos do Marketing
Dúvidas?
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