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SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

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Apresentação em tema: "SEGMENTAÇÃO DE MERCADO"— Transcrição da apresentação:

1 SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

2 SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Consiste na divisão do mercado em grupos distintos de compradores que podem exigir compostos de marketing específicos. É o processo para se criar vários grupos homogêneos de clientes onde antes havia um único grupo heterogêneo. Marketing diferenciado Vale a pena segmentar quando: os clientes potenciais são diferentes uns dos outros; os segmentos possam ser identificados através de características que permitam avaliar o retorno potencial que têm a oferecer; os segmentos selecionados possam ser isolados do restante do mercado, possibilitando à empresa direcionar esforços de marketing exclusivamente para eles.

3 ESTRATÉGIAS DE SEGMENTAÇÃO- MERCADOS CONSUMIDORES
Segmentação geográfica- divisão do mercado em áreas geográfica: países, estados, regiões, cidades, bairros, clima. Segmentação demográfica- divisão do mercado baseada nas características demográficas da população: idade, tamanho da família, ciclo de vida da família, sexo, renda, ocupação, formação educacional, religião, raça, classe social.

4 ESTRATÉGIAS DE SEGMENTAÇÃO
Segmentação psicográfica- divisão do mercado baseada em estilo de vida (atividades, interesses, opiniões) e personalidade (independentes, conservadores, impulsivos, autoconfiantes, abertos a mudanças, econômicos, moderados, extremistas). Segmentação comportamental- divisão do mercado tomando-se por base o conhecimento, a atitude, o uso ou resposta para um produto: ocasiões, benefícios, status de usuário, taxa de uso, status de lealdade, estágio de aptidão de compra e atitude.

5 ESTRATÉGIAS DE SEGMENTAÇÃO – MERCADOS INDUSTRIAIS
DEMOGRÁFICAS:setor industrial; tamanho da empresa; localização. GEOGRÁFICA: país, estado, região, cidade. OPERACIONAIS: tecnologia; status de usuário/não usuário; capacidade do cliente. COMPRA: organização da função compra na empresa; estrutura de poder; natureza dos relacionamentos existentes; política geral de compras; critérios de compra. SITUACIONAIS: urgência; aplicação específica; tamanho do pedido.

6 SELEÇÃO DE MERCADO-ALVO
CRITÉRIOS: Potencial de negócios dos segmentos escolhidos (atual e futuro); Ambiente competitivo que irá encontrar em cada segmento; As competências da empresa em satisfazer as necessidades dos clientes do mercado selecionado; Os custos de servir adequadamente esses clientes, considerando aqueles relativos ao composto de marketing.


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