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MARKETING DE SEGMENTOS

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Apresentação em tema: "MARKETING DE SEGMENTOS"— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING DE SEGMENTOS
Professor José Alberto

2 MARKETING DE SEGMENTOS
SEGMENTAÇÃO DO MERCADO MARKETING DE SEGMENTOS IDENTIFICAÇÃO DO MERCADO ALVO POSICIONAMENTO NO MERCADO Professor José Alberto

3 MARKETING DE SEGMENTOS
MERCADO INTERNACIONAL SEGMENTAÇÃO DO MERCADO MERCADO INDUSTRIAL MERCADO CONSUMIDOR FINAL FATORES CULTURAIS FATORES POLITICOS E LEGAIS FATORES ECONÔMICOS DADOS DEMOGRÁFICOS ABORDAGEM COMPRA CARAC. OPERACIONAIS FATORES SITUACIONAIS GEOGRÁFICO DEMOGRÁFICO PSICOGRÁFICO COMPORTAMENTAL Professor José Alberto

4 MARKETING DE SEGMENTOS
GEOGRAFICAS DEMOGRÁFICAS MERCADO CONSUMIDOR FINAL PSICOGRÁFICAS COMPORTAMENTAL Professor José Alberto

5 MERCADO CONSUMIDOR FINAL
GEOGRÁFICA DIFERENTES UNIDADES GEOGRÁFICAS Países Estados Municípios Cidades e Bairros Professor José Alberto

6 MERCARDO CONSUMIDOR FINAL
DEMOGRÁFICA DIVISÃO DO MERCADO EM GRUPOS Idade Estágio do ciclo de vida Sexo Renda Religião Nível de Instrução Tamanho da família Professor José Alberto

7 MERCADO CONSUMIDOR FINAL
PSICOGRÁFICA BASEADO NA : Classe Social Estilo de vida Características de personalidade Professor José Alberto

8 MERCADO CONSUMIDOR FINAL
COMPORTAMENTAL DIVIDE OS COMPRADORES : Ocasião Benefícios buscados Status do usuário Taxa de uso Grau de lealdade Professor José Alberto

9 MERCADO CONSUMIDOR FINAL - COMPORTAMENTAL
SEGMENTAÇÃO POR OCASIÃO Divide os consumidores por atitudes, usos ou respostas ao produto “Tome coca-cola pela manhã.” A Kodak : velocidade dos filmes, diferentes lentes, debaixo d’agua. STATUS DO USUÁRIO Não usuários. Ex-usuários. Usuários potenciais. Usuários iniciantes. Usuários regulares. Professor José Alberto

10 MERCADO CONSUMIDOR FINAL - COMPORTAMENTAL
GRAU DE LEALDADE Leais a marca: Não mostram nenhuma lealdade. Absolutamente leais. Bastante leais. Leais a loja. Leais a empresa. TAXA DE USO Usuários Leves. Usuários médios. Usuários pesados. Professor José Alberto

11 MERCADO CONSUMIDOR FINAL - COMPORTAMENTAL
POR BENEFÍCIO Diferentes benefícios que os consumidores buscam. Levantamento dos principais benefícios desejado para uma classe de produtos. Professor José Alberto

12 MARKETING DE SEGMENTOS
DADOS DEMOGRÁFICOS ABORDAGEM DE COMPRA MERCADO INDUSTRIAL FATORES SITUACIONAIS E CARACTERISTICAS PESSOAIS CARACTERISTICAS OPERACIONAIS Professor José Alberto

13 Professor José Alberto
MERCADO INDUSTRIAL DADOS DEMOGRÁFICOS DIVIDE OS COMPRADORES : Indústria Tamanho da empresa Perspectivas de crescimento Professor José Alberto

14 Professor José Alberto
MERCADO INDUSTRIAL ABORDAGEM DE COMPRA DIVIDE OS COMPRADORES : Compradores programados. Compradores de relacionamento. Compradores de transação. Compradores pechincadores. Professor José Alberto

15 MERCADO INDUSTRIAL - ABORDAGEM DE COMPRA
COMPRADORES PROGRAMADOS Não consideram o produto muito importante para as operações. Compra de rotina. Pagam preços integrais. Aceitam serviços abaixo da média. Segmento muito lucrativo. COMPRADORES DE RELACIONAMENTO Consideram os produto moderadamente importantes. Tem conhecimento das ofertas dos concorrentes. Compram, desde que o preço seja razoavelmente competitivo. É o segundo segmento mais lucrativo. Professor José Alberto

16 MERCADO INDUSTRIAL - ABORDAGEM DE COMPRA
COMPRADORES DE TRANSAÇÃO Consideram os produtos muito importantes para sua operação. Preocupação com preço e serviços. Recebem 10% desc. E um serviço acima da média. Tem conhecimento das ofertas dos concorrentes. Estão prontos para mudar por um melhor preço. COMPRADORES DE PECHINCHADORES Consideram os produtos muito importantes e exigem alto desconto e ótimo serviço. Conhecem os fornecedores alternativos. Pechincham muito. Podem mudar de fornecedor a menor insatisfação. Não são muito lucrativos, mas necessários. Professor José Alberto

17 MARKETING DE SEGMENTOS
FATORES CULTURAIS MERCADO INTERNACIONAL FATORES POLITICOS E LEGAIS FATORES ECONÔMICOS Professor José Alberto

18 MERCADO INTERNACIONAL
FATORES CULTURAIS AGRUPAM OS MERCADOS DE ACORDO: Línguas. Religiões. Valores e atitudes. Costumes e padrões de comportamento em comum. Professor José Alberto

19 MERCADO INTERNACIONAL
FATORES POLITICOS E LEGAS AGRUPAM OS MERCADOS DE ACORDO: Tipo e estabilidade do governo. Receptividade a empresas estrangeiras. Regulamentos monetários. Quantidade de burocracia. Professor José Alberto

20 MERCADO INTERNACIONAL
FATORES ECONÔMICOS AGRUPAM OS MERCADOS DE ACORDO: Nível de renda da população. Nível global de desenvolvimento econômico. Professor José Alberto


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