A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marketing.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marketing."— Transcrição da apresentação:

1 Marketing

2 Estágios Marketing

3 Marketing AS EMPRESAS NEM SEMPRE TÊM UMA VISÃO DE ESTRATÉGIA DE MERCADO. LOGO, NÃO PERCEBEM QUE ELAS PASSAM, BASICAMENTE, POR TRÊS ESTÁGIOS: MARKETING DE MASSA MARKETING DE SORTIMENTO MARKETING DE MERCADO-ALVO

4 Marketing Massa A EMPRESA SE ENVOLVE NA PRODUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E PROMOÇÃO DE MASSA DE DETERMINADO PRODUTO PARA TODOS OS COMPRADORES UM EXEMPLO: ESTRATÉGIA MERCADOLÓGICA DESENVOLVIDA POR HENRY FORD (FORD T) “O CARRO DE QUALQUER COR DESDE QUE ELE FOSSE PRETO”

5 Marketing Sortimento A EMPRESA PRODUZ DIVERSOS PRODUTOS QUE CARACTERIZAM DIFERENTES CARACTERÍSTICAS, ESTILOS, QUALIDADE, TAMANHO ETC. ELES SÃO DESENVOLVIDOS PARA OFERECER VARIEDADES DE PRODUTOS AOS COMPRADORES, EM VEZ DE ATENDER DIFERENTES SEGMENTOS DE MERCADO. O ARGUMENTO PARA O MARKETING DE SORTIMENTO DE PRODUTO É QUE OS CONSUMIDORES TÊM GOSTOS DIFERENTES, MUDAM COM O TEMPO E SEMPRE PROCURAM VARIEDADES.

6 Marketing Mercado Alvo
A EMPRESA IDENTIFICA OS PRINCIPAIS SEGMENTOS DE MERCADO, VOLTA-SE PARA UM OU MAIS DESSES SEGMENTOS E DESENVOLVE PROGRAMAS DE MARKETING E PRODUTOS AJUSTADOS A CADA UM.

7 Segmentação Mercado

8 Marketing LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
O CRITÉRIO GEOGRÁFICO PODE DIVIDIR A ÁREA DE UM PAÍS EM TERRITÓRIOS COMO: REGIÕES, ESTADOS, MICROREGIÃO, MUNICÍPIOS, BAIRROS E QUARTERÕES

9 POLARIZAÇÃO COMERCIAL E REGIONAL
Marketing POLARIZAÇÃO COMERCIAL E REGIONAL O BRASIL É DIVIDIDO AINDA NAS CHAMADAS ÁREAS FUNCIONAIS URBANAS, COM BASE EM PESQUISAS DIVERSAS REALIZADAS PELO IBGE. ESSAS ÁREAS FUNCIONAIS URBANAS, SÃO ANALISADAS À LUZ DA TENDÊNCIA CRESCENTE DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS E SOCIAIS DE UMA REGIÃO

10 CARACTERÍSTICAS DEMOGRÁFICAS
Marketing CARACTERÍSTICAS DEMOGRÁFICAS AS CARACTERÍSTICAS DEMOGRÁFICAS USADAS PARA SEGMENTAÇÃO DE MERCADO INCLUEM: IDADE, POSIÇÃO NO CICLO DE VIDA, SEXO, RAÇA, NACIONALIDADE, RELIGIÃO E TAMANHO DA FAMÍLIA

11 Marketing SEXO O SEXO É USADO COMO BASE PARA A SEGMENTAÇÃO, AO SE CONSIDERAR AS DIFERENÇAS DE CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E AS DIFERENTES SUBCULTURAS DOS SEXOS. ALGUNS PRODUTOS SÃO ESPECÍFICOS APENAS PARA HOMENS OU APENAS PARA MULHERES, COMO ROUPAS PARA GESTANTES, ABSORVENTES HIGIÊNICOS ETC

12 Marketing PELO ESTADO CIVIL, PODE-SE CONDUZIR UMA SEGMENTAÇÃO QUE IDENTIFIQUE CERTOS HÁBITOS DE CONSUMO

13 Marketing A RAÇA, NACIONALIDADE E RELIGIÃO, SÃO TAMBÉM BASES PARA SUBCULTURAS NA SOCIEDADE E USADAS COMO BASE DE SEGMENTAÇÃO DE MERCADO. HOJE NO BRASIL, COM BASE NO CENSO DO IBGE, A RAÇA PREDOMINANTE É A BRANCA, VINDO A SEGUIR A PARDA, A NEGRA E A AMARELA.

14 Marketing NACIONALIDADE
A POPULAÇÃO BRASILEIRA É DESCENDENTE DA RAÇA PORTUGUESA, MAS ALÉM DO NEGRO DA ÁFRICA E DO ÍNDIO NATIVO, HÁ AQUI UMA MISCIGENAÇÃO DE RAÇAS. NO NORTE E NORDESTE HÁ PORTUGUESES, HÁ DESCENDENTES DE HOLANDESES E DE ESPANHÓIS. NO SUDESTE E SUL HÁ ITALIANOS, JAPONESES, COREANOS, CHINESES, POLONESES E OUTRAS RAÇAS GERMÂNICAS, ANGLO-SAXÔNICAS ETC.

15 Marketing RELIGIÃO A RELIGIÃO PREDOMINANTE É A CATÓLICA (89%), MAS A ESPÍRITA (1,36%) E A PROTESTANTE (6,5%) TEM CRESCIDO MUITO. ALÉM DISSO HÁ MUITOS CREDOS, SOBRETUDO OS DE ORIGEM AFRICANA, COMO A UMBANDA. A RELIGIÃO AFETA O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NÃO SÓ NO HÁBITO DE CONSUMO, COMO TAMBÉM NO ALIMENTAR E NO VESTUÁRIO.

16 Marketing TAMANHO DA FAMÍLIA
HÁ PRODUTOS QUE SÃO DESTINADOS A FAMÍLIAS E QUE, PORTANTO, DEVEM CONSIDERAR O TAMANHO MÉDIO DA FAMÍLIA POR SEGMENTO CONSIDERADO.

17 CARACTERÍSTICAS SÓCIO-ECONÔMICAS
Marketing CARACTERÍSTICAS SÓCIO-ECONÔMICAS AS CARACTERÍSTICAS DE RENDA, OCUPAÇÃO, EDUCAÇÃO E CLASSE SOCIAL SÃO VARIÁVEIS IMPORTANTES DE SEGMENTAÇÃO. HÁ NA VERDADE ALGUMAS INTER-RELAÇÕES ENTRE AS CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS E O EFEITO EM CADA INDIVÍDUO DE CADA UMA DESSAS CARACTERÍSTICAS SÓCIO-ECONÔMICAS

18 Marketing RENDA A CLASSIFICAÇÃO DA RENDA PODE SER OBTIDA DE ALGUMAS FORMAS, UMA DELAS É ATRAVÉS DO DADO DA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA, FORNECIDO PELA FUNDAÇÃO IBGE

19 Marketing CLASSES SÓCIO-ECONÔMICAS
ATRAVÉS DE AGRUPAMENTOS DE PESSOAS DA SOCIEDADE COM INTERESSES SIMILARES ATITUDES, VALORES, COMPORTAMENTOS E POSSE DE BENS ECONÔMICOS, OBTÉM-SE A CLASSIFICAÇÃO DAS PESSOAS EM CLASSES SÓCIO-ECONÔMICAS

20 Marketing CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS
DENTRE AS CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS QUA MAIS TEM INFLUENCIADO A SEGMENTAÇÃO DO MERCADO, PODEM-SE DESTACAR A PERSONALIDADE, AS ATITUDES, AS ATIVIDADES, INTERESSES, OPINIÕES E ESTILO DE VIDA

21 Marketing CARACTERÍSTICAS RELATIVAS AO PRODUTO
AS PRINCIPAIS VARIÁVEIS QUE PODEM SER ASSOCIADAS DIRETAMENTE AO PRODUTO, PARA SEREM USADAS COMO VARIÁVEIS DE SEGMENTO SÃO: OS BENEFÍCIOS DO PRODUTO A CONFIGURAÇÃO ESPACIAL DO PRODUTO A LEALDADE DE MARCA O TEMPO DE COMPRA A AMPLITUDE DE MODELO A QUALIDADE E DURABILIDADE DO PRODUTO CARACTERÍSTICAS DO UTILIZADOR FINAL

22 Marketing CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS DOS CONSUMIDORES
O ESTABELECIMENTO DE PARÂMETROS QUE MEÇAM O COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS ENQUANTO CONSUMIDORES, AOS BENEFÍCIOS OFERECIDOS POR CERTAS MARCAS NÃO É FÁCIL. O PRIMEIRO PASSO É IDENTIFICAR QUANDO AS COMPRAS SÃO FEITAS: ESPORADICAMENTE, MENSALMENTE, SEMANALMENTE, DIARIAMENTE, OU EM QUE DIA DA SEMANA?


Carregar ppt "Marketing."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google