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Marketing® CEDUP -- Centro de Educação Profissional Diomício Freitas Curso Técnico em Administração Disciplina : Marketing II Conteúdo : Segmentação de.

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1 Marketing® CEDUP -- Centro de Educação Profissional Diomício Freitas Curso Técnico em Administração Disciplina : Marketing II Conteúdo : Segmentação de Mercado

2 Mercado Conjunto de compradores (consumidores) de
um determinado bem ou serviço. Os consumidores são pessoas: têm influências, sentimentos e raciocínios.

3 Tipos de mercado Os tipos de mercado surgem em função
de papéis e motivos diferenciados dos consumidores. Consumidor Produtor Revendedor Governamental Internacional

4 Condições básicas para a existência de um mercado
Que o consumidor perceba a existência de uma necessidade Que exista pelo menos um produto ou serviço para satisfazê-la Que exista capacidade de compra

5 Os quatro “Os” do comportamento do consumidor
Objeto: O que comprar? Um bem ou serviço. Objetivo: Por que comprar? Satisfazer uma necessidade. Operação: Como comprar? Processo de compra. Organização: Quem compra? Unidade de decisão.

6 Dimensões do mercado Mercado de uma Empresa: consumidores
de seus produtos e/ou serviços. Mercado da Concorrência: consumidores dos produtos e/ou serviços dos concorrentes. Mercado Total: Empresa + Concorrência. Mercado Possível: consumidores que podem mas não consomem o produto ou serviço. Mercado Potencial: Merc. Total + Merc. Possível.

7 Segmentação de mercado
"Acertar é humano, persistir no acerto conduz à excelência." Autor desconhecido:

8 Segmentação de mercado
Segmentação nada mais é do que separar uma parte do mercado , agrupando um conjunto de pessoas e organizações, de acordo com determinadas características que sejam úteis a empresa, tornando esse agrupamento homogêneo (único).

9 Segmentação de mercado
Processo de se identificar grupos de compradores com diferentes desejos ou necessidades de compra.

10 Segmentação de mercado
Segmentação de Mercado é a divisão do mercado em partes menores para um melhor entendimento dos consumidores e assim usar de forma mais adequada as estratégias de Marketing .

11 Objetivo de mercado Decisão da empresa com relação a que mercados
atender. A análise dos segmentos de mercado encontra-se no âmbito da estratégia de marketing, envolvendo 2 idéias básicas: - a seleção de mercados-alvo ; - desenvolvimento de eficazes programas de marketing a fim de ganhá-los.

12 Objetivos para segmentação
Penetrar a fundo nos segmentos: aumentar participação no segmento. Facilitar a aceitação dos produtos: adaptação dos desejos específicos do mercado. Concentrar esforços de marketing: economizar recursos financeiros, humanos e técnicos. Simplificar o processo de distribuição: menos vendedores, campanhas dirigidas, caminhos curtos. Fortalecer a imagem da empresa e/ou da linha de produtos: aumento da lucratividade por linha.

13 Padrões básicos de preferências de mercado

14 Condições para segmentação eficaz
Mensurabilidade Grau em que se dispõe de informações sobre as características dos consumidores ou a possibilidade de obtê-las. Acessibilidade Grau em que a empresa pode localizar seus esforços sobre os segmentos escolhidos. Substancialidade Grau em que os segmentos são suficientemente amplos ou lucrativos para merecer cultivo separado de marketing.

15 Bases para segmentação
Segmentação Geográfica: os mercados são segmentados de acordo com critérios geográficos. Países, regiões, regiões em países. Ex.: Brasil, Mercosul, Sudeste, Nordeste, etc. Regiões Metropolitanas, Porte das Cidades ou bairros. Ex.: Industrial, Oficinas. Clima,Densidade demográfica ; Ex.: regiões urbanas, rurais, litoral, serra gaúcha, etc

16 Bases para segmentação
Segmentação Demográfica: os mercados são segmentados conforme critérios demográficos. Idade Sexo Tamanho da família Ciclo de vida da família Renda Ocupação Grau de instrução Religião Raça Nacionalidade Geração

17 Bases para segmentação
Segmentação Psicográfica: os mercados são segmentados de acordo com critérios psicológicos, a partir de atitudes e opiniões. Personalidade ; Atitudes ; Estilo de vida: atividades ; interesse ; opiniões ou valores ;

18 Bases para segmentação
Segmentação Comportamental: Divide os compradores em grupos com base em: Ocasiões ( dia das mães) ; Benefícios (viagens) ; Status de fidelidade ; (processo e a ocasião da compra ; quando as compras são feitas; a taxa de uso do produto; as razões de compra ; conhecimento na compra; lealdade na compra)

19 Segmentação Observação:
RARAMENTE LIMITAMOS NOSSA ANÁLISE DE SEGMENTAÇÃO A UMA ÚNICA VARIÁVEL. GERALMENTE INICIAMOS A SEGMENTAÇÃO UTILIZANDO UMA ÚNICA BASE, PARA EM SEGUIDA EXPANDIRMOS PARA OUTRAS, VISANDO IDENTIFICAR SEGMENTOS ALVO MAIS BEM DEFINIDOS E MELHORES

20 Estratégias de marketing relacionadas com os segmentos
Marketing Indiferenciado: a empresa introduz apenas um produto, na esperança de conseguir que maior número possível de pessoas o deseje e compre. Marketing Diferenciado: a empresa introduz várias versões do produto, cada uma apelando para um grupo diferente. Gera maiores vendas totais, mas aumenta os custos de produção e comercialização. Marketing Concentrado: a empresa busca um segmento específico e desenvolve para ele o produto ideal. Reduz custos, mas aumenta riscos.

21 Passos corretos para a Segmentação
Os passos para o correto posicionamento de um produto em seus respectivos segmentos de mercado podem ser assim descritos: 1º passo: identificar necessidades não satisfeitas; 2º passo: identificar agrupamentos homogêneos de consumidores com necessidades não satisfeitas; 3º passo: avaliar o potencial de compra de cada agrupamento homogêneo de consumidores;

22 Passos corretos para a Segmentação
4º passo: escolher os agrupamentos homogêneos que se deseja atingir; 5º passo: identificar o posicionamento de cada produto concorrente existente em cada agrupamento homogêneo (segmento de mercado) de consumidores; 6º passo: desenvolver uma estratégia de posicionamento capaz de diferenciar significativamente o produto e seus respectivos segmentos de mercado.

23 A informação e as decisões estratégicas
Informações relevantes e oportunas sobre concorrentes são necessárias para tomar boas decisões estratégicas de negócios Os mercados estão se adequando à globalização A revolução da informação está reduzindo o tempo disponível para a tomada de decisões efetivas Clientes, colaboradores e parceiros desempenham papel fundamental nesse processo de definição estratégica Ao tornar a informação disponível, deve-se atentar para as características da decisão a ser tomada e ao nível hierárquico ao qual corresponde


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