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Decisões sobre terceirização

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Apresentação em tema: "Decisões sobre terceirização"— Transcrição da apresentação:

1 Decisões sobre terceirização
estrangeiro para beneficiar-se de condições favoráveis. TEMA 9 Decisões sobre terceirização de atividades

2 TÓPICOS Conceito Razões para terceirizar O que terceirizar;
Vantagens e limitações Impacto na avaliação do desempenho econômico Modelo de decisão de terceirização.

3 Questão Alguém está preparado para perguntar se não seria adequado desterceirizar alguma atividade?

4 Conceito A terceirização consiste em contratar externamente companhias que possam fabricar produtos ou fornecer serviços. O princípio da terceirização é simples: tudo o que não constitui uma atividade fim da cadeia produtiva de um negócio pode ser delegado a terceiros. Terceirizar, portanto, significa construir parcerias e priorizar o equilíbrio de forças na cadeia de valor

5 Origem A tendência de terceirização vem da década de 50 nos EUA.
No Brasil, a terceirização foi introduzida pelas fábricas de automóveis. O sistema surgiu apenas como solução parcial. Hoje muitas companhias já perceberam as vantagens de adotar a contratação de terceiros.

6 Razões para terceirizar
As empresas afirmam que há um aumento na qualidade do serviço ou dos produtos com a terceirização, pois quem fará um trabalho será um especialista.

7 Razões para terceirizar
A terceirização, muitas vezes, incrementa a qualidade e melhora a operacionalidade de uma empresa, também facilita a administração de finanças, pessoal e estrutura, possibilitando investimentos e diversificações.

8 Razões para terceirizar
É estratégico porque permite a concentração de energias nas atividades-fim das empresas, com ganhos adicionais pela redução de custos administrativos.

9 O que terceirizar Terceirização de primeira etapa: quando a empresa industrializa a matéria-prima pronta. Terceirização de etapa intermediária: o produto ou o serviço é agregado no andamento da cadeia produtiva.

10 O que terceirizar Terceirização de etapa final: acontece quando o modo de vender e prestar assistência técnica atende à vontade de quem concebeu o produto, mas é realizado por terceiros. Terceirização mista: formas mistas de terceirização compostas pela união de duas ou mais etapas descritas anteriormente, chegando à sua expressão máxima que é a terceirização total.

11 Quando terceirizar A empresa deve terceirizar, se for excessivamente verticalizada. A empresa deve terceirizar quando a concorrência for muito acirrada. A empresa deve terceirizar atividades em que é pouco eficiente. A empresa deve terceirizar para cortar custos e ganhar eficiência.

12 Vantagens Sinergismo das atividades-fim; diminuição de atividades-meio administrativas sem ganho de especialidade Aumento da especialização Potencial aumento: da qualidade da produtividade da competitividade de funcionários especializados do lucro

13 ....e limitações Aumento do risco a ser administrado
Dificuldades no aproveitamento dos empregados já treinados Demissões na fase inicial Mudanças na estrutura de poder Falta de parâmetros de preço nas contratações iniciais Custos das demissões Desgaste na relação com sindicatos Aumento da dependência de terceiros

14 Impacto na avaliação do desempenho econômico
Olhar diferente na análise: Entidade econômica e entidade jurídica Legislação trabalhista (projeto de lei 4330 e lei /17) Relação contratual Relatórios gerenciais EAC Controladoria

15 Modelo de decisão de terceirização
Planejamento Estudo e identificação das áreas terceirizáveis. Formação do perfil do terceiro. Cronograma de ação do processo de terceirização.

16 Modelo de decisão de terceirização
Cadastramento de empresas prestadoras de serviços. Determinação da espécie jurídica do contrato (prestação de serviços, franquia, empreitada, etc.)

17 Modelo de decisão de terceirização
Controle Acompanhamento da execução do contrato. Desenvolvimento contínuo/acompanhamento periódico dos aspectos técnico, de qualidade social, trabalhista, previdenciário, contábil, econômico, etc.

18 Legislação O principal objetivo da lei /17, é regulamentar a contratação de serviços terceirizados e ampliar os casos em que a modalidade de contratação é legal. Pelo texto, os serviços principais das empresas, chamados atividades fins, também poderão ter trabalhadores terceirizados. Anteriormente, só seria legalmente possível a contratação de funcionários terceirizados para as chamadas atividades meio, ou que não são o foco principal de uma companhia, como, por exemplo, o serviço de limpeza em uma editora de livros.

19 Questão Alguém está preparado para perguntar se não seria adequado desterceirizar alguma atividade?


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