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CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração.

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1 CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração.

2 Introdução à Teoria Geral da Administração.
Sociedade institucionalizada e composta por instituições >> todas as atividades são planejadas, coordenadas, dirigidas, executadas e controlada pelas organizações. As organizações são heterogêneas, possuindo características, naturezas, estruturas e objetivos diferentes. Teoria das organizações >> campo do conhecimento que se ocupa do estudo das organizações.

3 Administração = condução racional das atividades de uma organização.
Administração = planejamento, estruturação, direção e controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorrem dentro da organização. Teoria Geral da Administração >> estudo da administração das organizações.

4 Um administrador é avaliado por seu modo de agir, suas atitudes, conhecimentos, habilidades, competências, personalidade e estilo de trabalho. HABILIDADES DO ADMINISTRADOR: Técnicas (conhecimento + método + experiência) – Humanas (capacidade de motivar, integrar, coordenar, liderar e resolver conflitos) – Conceituais (lidar com ideias e conceitos abstratos).

5 MINTZBERG – dez papéis do administrador, divididos em três categorias:
Papel Atividade Interpessoal Representação Liderança Ligação Representa a organização. Motiva, treina, orienta, comunica. Redes de comunicação. Informacional Monitoração Disseminação Porta voz Acompanhamento. Envia informações. Transmite informações para pessoas de fora. Decisorial Empreendimento Resolução de conflitos Alocação de recursos Negociação Identifica novas ideias, assume riscos. Ação corretiva e resolução de conflitos. Decisão sobre os recursos. Negociações diversas, representando o interesse da instituição.

6 Teoria Geral da Administração
Taylor >> ênfase nas tarefas (Teoria Científica de Taylor). Fayol >> ênfase na estrutura (Teoria Clássica de Fayol). Teoria da burocracia de Weber (Teoria Estruturalista). Teoria das relações humanas >> Teoria comportamental >> teoria do desenvolvimento organizacional. Teoria dos sistemas >> ênfase no ambiente. Teoria da contingência >> ênfase na tecnologia. Novas abordagens >> ênfase na competitividade.

7 Cada teoria administrativa surgiu como respostas aos problemas empresariais relevantes de sua época.
Principais componentes do estudo da administração: TAREFAS – ESTRUTURA - PESSOAS – TECNOLOGIA – AMBIENTE – COMPETITIVIDADE. “O administrador é um agente – não só de condução do cotidiano – da mudança e da transformação das empresas, levando-as a novos rumos, novos processos, objetivos, estratégias, tecnologias e novos patamares (…)”. (p. 11)

8 Fatores que provocam impactos sobre as organizações:
Crescimento das organizações; Concorrência mais aguda; Sofisticação da tecnologia; Taxas elevadas de inflação; Globalização da economia e internacionalização; Visibilidade maior das organizações.

9 Parte III – Abordagem Clássica da Administração.
Século XX – dois engenheiros: o americano Frederick Winslow Taylor (preocupado em aumentar a eficiência da indústria através da racionalização do trabalho do operário) e o francês Henri Fayol (preocupado em aumentar a eficiência da indústria por meio de sua organização e aplicação dos princípios gerais da administração).

10 Abordagem Clássica da Administração:
Quatro primeiras décadas do século XX – Abordagem Clássica da Administração – Taylor e Fayol. Abordagem Clássica da Administração: * Escola de Adminstração Científica >> EUA >> Taylor >> escola formada por engenheiros como Taylor, Henry Lawrence Gantt, Frank Bunker Gilbreth, Harrington Emerson e Henry Ford. Aumentar a produtividade da empresa através do aumento da eficiência do nível operacional. Predominância de atenção no método de trabalho (de baixo para cima). Ênfase nas tarefas. * Teoria Clássica ou Teoria Anatomista e fisiologista da organização >> França >> Henri Fayol, James Mooney, Lyndall F. Urwick, Luther Gulick e outros. Ênfase na anatomia (estrutura) fisiologia (funcionamento) da organização (de cima para baixo).

11 Origens da abordagem clássica.
Consequências geradas pela Revolução Industrial: Crescimento acelerado e desorganização das empresas. Necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações. “Com a substituição do capitalismo liberal pelos monopólios, instala-se nos EUA, entre 1880 e 1890, a produção em massa, que aumentou o número de operários nas indústrias. Era preciso evitar o desperdeicio e economizar mão de obra. Surge a divisão de trabalho entre os que pensam (gerentes) e os que executam (operários). Os primeiros fixam padrões de produção, decrevem cargos, determinam funções, estudam métodos de admnistração e normas de trabalho, criando as condições econômicas e técnicas para o surgimento do taylorismo e do fordismo nos EUA e do fayotismo na Europa.” (p. 39)


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