A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Liderança e Comportamento Humano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Liderança e Comportamento Humano"— Transcrição da apresentação:

1 Liderança e Comportamento Humano
Profª. Maira Uez

2 APRESENTAÇÃO Mestranda em Administração, pós-graduação em Assessoria de Comunicação e Marketing. Graduação em Gestão de Pessoas. Atualmente trabalha também na área de Gestão de Pessoas na rede GJP Resorts e Hotels, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, liderança, endomarketing, comunicação e turismo.

3 Trabalhos individuais e/ou em grupo
METODOLOGIA DE ENSINO Aulas Expositivas; Cases; Seminários; Vídeos; Trabalhos individuais e/ou em grupo Avaliação.

4 E vocês, quem são?

5 Ementa Liderança; Comportamento organizacional;
Origens e princípios básicos; Motivação humana; percepção; valores; atitudes; Personalidade e aprendizagem Cultura organizacional; Bloqueios e conflitos; Dinâmica das relações intergrupais; Grupos e equipes; Dinâmica comunicativa; Teoria da Dissonância Cognitiva; Liderança; conceitos e importância; Maquiavelismo; Emoções; Status; Moral e ética.

6 “As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas , mas são demitidas pelo seu comportamento”. Peter Drucker

7 A ORGANIZAÇÃO Organização é uma unidade social coordenada de modo consciente, composta por duas ou mais pessoas. Ela se caracteriza por papeis formais que definem e modelam o comportamento de seus membros; (Chiavenato) A organização é um sistema técnico (potencial: matéria prima, tecnologia e equipamentos) e social (real: relações humanas, valores, cultura) organizado racionalmente visando atingir um determinado objetivo. (Modelo Tavistock);

8 Organização das atividades
Planejamento Engloba a definição das metas da organização, o estabelecimento de uma estratégia geral para o alcance dessas metas e o desenvolvimento de um conjunto abrangente de planos para integrar e coordenar as atividades. Organização das atividades Determina quais tarefas devem ser realizadas, quem vai realizá-las, como estas serão agrupadas, quem se reporta a quem e em que instâncias as decisões serão tomadas. Liderança Inclui a motivação dos funcionários, a direção do trabalho deles, a seleção dos canais mais eficientes de comunicação e a resolução de conflitos. Controle O monitoramento das atividades, para assegurar que elas sejam realizadas conforme o planejado, e a correção de quaisquer desvios significativos.

9 CONCEITO DE GESTÃO DE PESSOAS
“Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.”

10 HABILIDADES DOS LIDERES
Habilidade técnicas x habilidades interpessoais (Daniel Goleman); A importância da satisfação e da qualidade do ambiente de trabalho; Planejamento: metas, estratégias e planos para integrar e coordenar as atividades; Organização: descrição das tarefas e atribuição dos papéis; Liderança: dirigir e coordenar as pessoas; Controle: monitorar o desempenho da organização.

11 PAPÉIS DOS LIDERES Papéis de Relacionamento Interpessoal (liderança): contratação, treinamento, motivação e disciplina; Papéis de Informação (monitor): controle das informações externas (consumidores, concorrentes, organizações) e internas. Disseminar a informação na organização como um porta voz; Papéis de Decisão (empreendedor): incentivo e supervisão de novos projetos; gerenciamento de turbulências; alocação de recursos e negociação de conflitos.

12 HABILIDADES DOS LIDERES
Habilidades Técnicas: conhecimentos e habilidades práticas da área; Habilidades Humanas: capacidade de trabalhar com outras pessoas; Habilidades conceituais: capacidade mental para analisar e diagnosticar situações complexas.

13 A competência do profissional compreende três dimensões:
Conhecimento: é o saber. Conceitos, informações, teorias, fatos, fórmulas. Habilidade: é o saber fazer. É a aplicabilidade do saber, uma relação entre a teoria e a prática. Atitudes: é o saber ser, o saber conviver e saber fazer acontecer. Atitude profissional calcada em valores e na moral.

14 COMPETÊNCIAS DO LIDER Proatividade; Liderança;
Conhecimentos específicos; Visão estratégica; Adaptabilidade e aprendizagem; Trabalho em equipe; Negociação; Comunicação.

15 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
“É um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização” (Robbins, 1999, p.6).

16 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento organizacional refere-se a comportamentos relacionados a cargos, trabalho, absenteísmo, rotatividade no emprego, produtividade, desempenho humano e gerenciamento.

17 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Também inclui motivação, liderança, poder, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupo, aprendizagem, desenvolvimento e percepção de atitude, processo de mudanças e conflitos.

18 DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO HUMANO

19 PRINCIPAIS VARIÁVEIS QUE AFETAM O COMPORTAMENTO
Valores Motivação Atitudes Comportamento individual Percepção Personalidade Aprendizagem Capacidade

20

21 PROCESSOS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL - PSICOLÓGICOS
Percepção de equidade; Clareza de papéis; Sobrecarga de trabalho; Consciência de resultados; Consciência de significado do trabalho; Percepção de apoio social; Motivação; Satisfação; Stress.

22 PROCESSOS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – PSICO-SOCIAIS
Cultura organizacional; Mudança organizacional; Liderança; Nível de desenvolvimento grupal; Participação; Poder; Conflito; Tomada de decisões; Outros (criatividade, inveja, diversidade, valores, comunicação).

23 GRUPOS X EQUIPES Grupo é um conjunto de pessoas que interagem umas com as outras, são psicologicamente conscientes umas das outras e percebem-se como um grupo. Edgar Schein Equipes são grupos de trabalho temporários, ou não, com identidade própria, metas e objetivos específicos e definidos, e que possuem um alto grau de conformidade, apoio e coesão entre seus membros e líder. Marcus Rodrigues


Carregar ppt "Liderança e Comportamento Humano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google