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Comportamento Organizacional.

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Apresentação em tema: "Comportamento Organizacional."— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento Organizacional

2 O que é comportamento organizacional?
Campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

3 O que fazem os executivos?
Executivos (ou administradores) Indivíduos que realizam trabalhos por meio do trabalho de outras pessoas. Atividades dos executivos: Tomar decisões. Alocar recursos. Dirigir as atividades de outros com o intuito de atingir determinados objetivos.

4 Onde trabalham os executivos? Organização
Uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua para atingir um objetivo comum.

5 Funções dos executivos
Planejamento Organização Funções dos executivos Controle Direção/Liderança

6 Funções dos executivos
Planejamento Engloba a definição das metas da organização, o estabelecimento de uma estratégia geral para o alcance dessas metas e o desenvolvimento de um conjunto abrangente de planos para integrar e coordenar as atividades.

7 Funções dos executivos
Organização Determina quais tarefas devem ser realizadas, quem vai realizá-las, como estas serão agrupadas, quem se reporta a quem e em que instâncias as decisões serão tomadas.

8 Funções dos executivos
Direção/Liderança Inclui a motivação dos funcionários, a direção do trabalho deles, a seleção dos canais mais eficientes de comunicação e a resolução de conflitos.

9 Funções dos executivos
Controle O monitoramento das atividades, para assegurar que elas sejam realizadas conforme o planejado, e a correção de quaisquer desvios significativos.

10 Habilidades dos executivos
Habilidades técnicas A capacidade de aplicação de conhecimentos ou especialidades específicas. Habilidades humanas A capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as e motivando-as, tanto individualmente como em grupos. Habilidades conceituais A capacidade mental para analisar e diagnosticar situações complexas.

11 Susbstituindo a intuição pelo estudo sistemático
Uma sensação, não necessariamente atestada pela pesquisa. Estudo sistemático Exame dos relacionamentos, tentativa de atribuição de causa e efeito e conclusões baseadas em evidências científicas. Trata-se de uma maneira de prever comportamentos.

12 Desafios e oportunidades no campo do C.O.
Respondendo à globalização Trabalhando com pessoas de diferentes culturas. Enfrentando movimentos anticapitalistas. Administrando a fuga de empregos para países com mão-de-obra mais barata. Administrando a diversidade da força de trabalho Adotando a diversidade. A mudança na demografia.

13 Principais categorias da diversidade da mão de obra
Sexo Origem Deficiência física Idade Religião Raça Parceiros

14 Desafios e oportunidades no campo do C.O. (continuação)
Aumentando a qualidade e a produtividade Programa Gestão da Qualidade. Reengenharia. Enfrentando a escassez de mão-de-obra Mudança na demografia da força de trabalho. Menos profissionais qualificados. Aposentadorias precoces e funcionários mais velhos. Melhorando o atendimento ao cliente Aumento da expectativa quanto à qualidade dos serviços. Cultura pró-cliente.

15 Desafios e oportunidades no campo do C.O. (continuação)
Melhorando as habilidades humanas Dando autonomia para as pessoas Estimulando a inovação e a mudança Lidando com a "temporariedade" Trabalhando em organizações interconectadas Ajudando os funcionários a equilibrar a vida pessoal e a profissional Melhorando o comportamento ético

16 Contribuições para o estudo do C.O. Dinâmica de grupo
Trabalho em equipe Comunicação Poder Conflitos Comportamento Intergrupal Teoria da organização formal Tecnologia organizacional Mudança organizacional Cultura organizacional Mudança comportamental Mudança de atitude Processos grupais Tomadas de decisão em grupo Valores comparativos Atitudes comparativas Análises multicultural Ciência política Conflito Políticas intra-organizacionais Antropologia Psicologia social Sociologia Ambiente organizacional Contribuições para o estudo do C.O.

17 Modelo básico de C.O. (estágio 1) Modelo
Uma abstração da realidade; uma representação simplificada de um fenômeno real. Nível dos sistemas organizacionais Nível do grupo Nível individual

18 Compreendendo as equipes de trabalho
Por que as equipes de trabalho são adotadas? Elas são capazes de superar o desempenho individual quando uma tarefa requer habilidades, julgamentos e experiências múltiplas.

19 Vantagens das equipes As equipes potencializam os talentos de seus funcionários; As equipes são mais flexíveis e reagem melhor às mudanças; Maneira eficaz de democratizar as organizações e aumentarem a motivação dos funcionários.

20 Diferença entre Equipes e Grupos
Grupo de trabalho é aquele que interage basicamente para compartilhar informações. Os grupos de trabalho não tem necessidade de engajamento em um trabalho coletivo.

21 A equipe de trabalho gera sinergia positiva por meio de esforços coordenados. Os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior, quando alocados na equipe.

22 Tipos de equipes Equipe Resolução de problemas
Compostas, quase sempre de 5 a 12 funcionários, todos do mesmo departamento que se reuniam algumas horas por semana para discutir meios de melhorar a qualidade, a eficiência e o ambiente de trabalho.

23 Tipos de equipes (continuação)
Autogerenciada São grupos entre 10 e 15 pessoas que realizam trabalhos muito relacionados e assumem muitas das responsabilidades de seus antigos supervisores. As posições de supervisão perdem importância e podem até ser eliminadas. Inclui o planejamento, o cronograma de trabalho, a delegação de tarefas, o controle coletivo sobre o andamento do trabalho, a tomada de decisão operacionais, a implementação de ações para solucionar os problemas e o relacionamento com fornecedores e clientes.

24 Tipos de equipes (continuação)
H1 H2 H3 H4 H5 H6 Multifuncional composta por funcionários de igual nível hierárquico, oriundos de diversos setores que se reúnem para cumprir uma tarefa.

25 Tipos de equipes (continuação)
Virtual As equipes virtuais permitem a colaboração on-line, independente das pessoas estarem separadas apenas por uma parede ou por um continente. Usam a tecnologia da informação para juntar membros dispersos, a fim de atingir objetivos comuns.


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