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PublicouIsabella Medina Rico Alterado mais de 8 anos atrás
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O QUE É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?
PARTE I INTRODUÇÃO CAPÍTULO 1 O QUE É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?
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Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
OBJETIVOS DO APRENDIZADO Depois de ler este capítulo, você será capaz de: Definir comportamento organizacional. Descrever o que fazem os executivos. Explicar a importância do estudo sistemático do comportamento organizacional. Listar as principais oportunidades e desafios no uso dos conceitos do comportamento organizacional. Identificar as contribuições das principais disciplinas das ciências do comportamento ao estudo do comportamento organizacional. Explicar por que os executivos precisam de conhecimentos sobre comportamento organizacional. Explicar a necessidade de uma abordagem contingencial no estudo do comportamento organizacional. Identificar os três níveis de análise no modelo de comportamento organizacional apresentado neste livro. © 2006 by Pearson Education
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O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. © 2006 by Pearson Education
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O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
Executivos (ou administradores) Indivíduos que realizam trabalhos por meio do trabalho de outras pessoas. Atividades dos executivos: Tomar decisões. Alocar recursos. Dirigir as atividades de outros com o intuito de atingir determinados objetivos. © 2006 by Pearson Education
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Onde trabalham os executivos
Organização Uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua para atingir um objetivo comum. © 2006 by Pearson Education
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Funções dos executivos
Planejamento Organização Liderança Controle Funções dos executivos © 2006 by Pearson Education
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Funções dos executivos
Planejamento Engloba a definição das metas da organização, o estabelecimento de uma estratégia geral para o alcance dessas metas e o desenvolvimento de um conjunto abrangente de planos para integrar e coordenar as atividades. © 2006 by Pearson Education
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Funções dos executivos
Organização Determina quais tarefas devem ser realizadas, quem vai realizá-las, como estas serão agrupadas, quem se reporta a quem e em que instâncias as decisões serão tomadas. © 2006 by Pearson Education
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Funções dos executivos
Liderança Inclui a motivação dos funcionários, a direção do trabalho deles, a seleção dos canais mais eficientes de comunicação e a resolução de conflitos. © 2006 by Pearson Education
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Funções dos executivos
Controle O monitoramento das atividades, para assegurar que elas sejam realizadas conforme o planejado, e a correção de quaisquer desvios significativos. © 2006 by Pearson Education
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Habilidades dos executivos
Habilidades técnicas A capacidade de aplicação de conhecimentos ou especialidades específicas. Habilidades humanas A capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as e motivando-as, tanto individualmente como em grupos. Habilidades conceituais A capacidade mental para analisar e diagnosticar situações complexas. © 2006 by Pearson Education
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SUBSTITUINDO A INTUIÇÃO PELO ESTUDO SISTEMÁTICO
Uma sensação, não necessariamente corroborada pela pesquisa. Estudo sistemático Exame dos relacionamentos, tentativa de atribuição de causa e efeito e conclusões baseadas em evidências científicas. Trata-se de uma maneira de prever comportamentos. © 2006 by Pearson Education
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DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Respondendo à globalização Aumento das missões internacionais. Trabalhando com pessoas de diferentes culturas. Enfrentando movimentos anticapitalistas. Administrando a fuga de empregos para países com mão-de-obra mais barata. Administrando a diversidade da força de trabalho Adotando a diversidade. A mudança na demografia. Implicações. © 2006 by Pearson Education
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Origem Deficiência física Idade Religião Parceiros
QUADRO 1-5 Principais categorias da diversidade da mão-de-obra Sexo Origem Deficiência física Idade Religião Raça Parceiros © 2006 by Pearson Education
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DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Aumentando a qualidade e a produtividade Programa Gestão da Qualidade. Reengenharia. Enfrentando a escassez de mão-de-obra Mudança na demografia da força de trabalho. Menos profissionais qualificados. Aposentadorias precoces e funcionários mais velhos. Melhorando o atendimento ao cliente Aumento da expectativa quanto à qualidade dos serviços. Cultura pró-cliente. © 2006 by Pearson Education
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DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Melhorando as habilidades humanas Dando autonomia para as pessoas Estimulando a inovação e a mudança Lidando com a "temporariedade" Trabalhando em organizações interconectadas Ajudando os funcionários a equilibrar a vida pessoal e a profissional Melhorando o comportamento ético © 2006 by Pearson Education
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QUADRO 1-3 Contribuições para o estudo do comportamento organizacional
© 2006 by Pearson Education
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DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Psicologia Ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento dos seres humanos e dos animais. © 2006 by Pearson Education
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DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Sociologia O estudo das relações das pessoas entre si. © 2006 by Pearson Education
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DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Psicologia social Área dentro da psicologia que mistura conceitos desta ciência e da sociologia e que tem seu foco na influência de um indivíduo sobre o outro. © 2006 by Pearson Education
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DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Antropologia O estudo das sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades. © 2006 by Pearson Education
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DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Ciência política O estudo do comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político. © 2006 by Pearson Education
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QUADRO 1-7 Modelo básico de comportamento organizacional - estágio 1
Uma abstração da realidade; uma representação simplificada de um fenômeno real. © 2006 by Pearson Education
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QUADRO 1-8 Modelo básico de comportamento organizacional - estágio 2
© 2006 by Pearson Education
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