A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é liderança? Quando procuramos a palavra “liderar” nos dicionários, encontramos, principalmente, os termos “dirigir”, “conduzir” e “orientar”. Estes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é liderança? Quando procuramos a palavra “liderar” nos dicionários, encontramos, principalmente, os termos “dirigir”, “conduzir” e “orientar”. Estes."— Transcrição da apresentação:

1 O que é liderança? Quando procuramos a palavra “liderar” nos dicionários, encontramos, principalmente, os termos “dirigir”, “conduzir” e “orientar”. Estes termos definem exatamente o que um líder deve fazer, além de inspirar confiança nas pessoas, de modo que elas se sintam estimuladas e influenciadas a alcançar os desafios e as metas propostas pela organização. Esta influência pode ser formal, ou seja, imposta pelo cargo, ou natural de uma pessoa e não inerente ao seu cargo.

2 Bass (apud COSTA, 2014, p. 7) traça o seguinte conceito de liderança:
Liderança é a interação entre dois ou mais membros de um grupo que, com frequência, envolve a estruturação ou reestruturação da situação e das percepções e expectativas dos membros. Líderes são agentes de mudança – pessoas cujos atos afetam outras pessoas mais do que os atos de outras pessoas os afetam. Liderança ocorre quando um membro modifica a motivação ou competências dos demais.

3 Teorias Sobre Liderança
Teoria de Traços de personalidade Características marcantes de personalidade possuídas pelo líder Teoria comportamentais de Liderança Adequação do comportamento do líder às circunstancias da situação

4 Teoria dos Traços Ela se fundamenta na ideia de que a pessoa possui, em sua personalidade, alguns traços que fazem com que ela se torne naturalmente um líder, fundamentando-se em qualidades e características pessoais que diferenciam pessoas que são líderes de pessoas que não possuem características para liderar. Alguns grandes líderes apresentam determinados traços comuns tais como: extroversão, carisma, coragem, entusiasmo, autoconfiança, confiabilidade, inteligência emocional, entre outros. Robbins e Judge (2014), no entanto, afirmam que, em primeiro lugar, os traços podem apenas prever a liderança e, em segundo, que eles não garantem que a pessoa será um líder produtivo

5 Teoria dos Traços Modelo Big Five de Personalidade – dimensões básicas que formam a liderança: Extroversão – os extrovertidos costumam ser agregadores de pessoas, assertivos e sociáveis. Consciência – pessoas altamente conscientes são responsáveis, organizadas, confiáveis e persistentes

6 Teoria dos Traços (continuação) Receptividade a novas experiências – fascínio por novidade. São pessoas criativas, curiosas e artisticamente sensíveis. Estabilidade emocional – capacidade de enfrentar o estresse, resilientes. Pessoas com essa características são calmas, autoconfiantes e seguras. Amabilidade – pessoas cooperativas, receptivas e confiantes.

7 Teorias Comportamentais
Nas Teorias Comportamentais, algumas sugerem que o comportamento do líder é que determina se ele será ou não um líder eficaz, deixando de lado o foco nos traços de personalidade. Isso significa que líderes eficazes podem ser treinados, já que comportamentos podem ser aprendidos. Essa teoria busca identificar dimensões independentes do comportamento do líder. São consideradas duas dimensões na formação do líder: Estrutura de iniciação Consideração

8 Teorias Comportamentais
(continuação) Estrutura de iniciação – extensão em que um líder é capaz de definir e estruturar seu papel e o de sua equipe para atingir as metas. Inclui o comportamento para organizar o trabalho, as relações de trabalho e os objetivos. É o líder que delega tarefas específicas aos membros da equipe, espera que os padrões definidos de desempenho sejam cumpridos e enfatiza o cumprimento dos prazos.

9 Teorias Comportamentais
(continuação) Consideração – o líder é capaz de manter relacionamentos caracterizados por confiança mútua, respeito às ideias dos funcionários e consideração pelos sentimentos, bem estar, status e satisfação deles. É o líder que trata todos da mesma maneira.

10 Teorias Comportamentais
(continuação) Chiavenato (2014) aponta a pesquisa de Kurt Lewin, em 1930, na Universidade de Iowa, como o primeiro estudo acerca dos estilos de liderança. Foram definidos três estilos de liderança: Liderança autocrática – poder centralizado no líder, que toma todas as decisões e as impõe aos colaboradores, que devem acatar sem questionar. Liderança democrática – o líder esboça suas ideias e as expõe aos colaboradores, incentivando todos a participarem das decisões, conduzindo e orientando a equipe Liderança liberal ou laissez-faire – dá total liberdade aos colaboradores, exercendo participação mínima nas decisões da equipe, ou regulando as ações do grupo.

11 Três Estilos de Liderança
Autocrática Democrática Liberal (laissez-faire) Líder determina a tarefa que cada um deve executar. Divisão das tarefas a critério do grupo. Há liberdade p/escolha dos companheiros de trabalho Divisão de tarefas e escolha de colegas totalmente a cargo do grupo. Líder é dominador e pessoal nos elogios e críticas. Líder procura ser membro normal do grupo. É objetivo, limita-se aos fatos nas críticas. Líder não avalia o grupo nem controla os acontecimentos.

12

13 Ênfase no subordinados
Estilo Autocrático Estilo Democrático Estilo Liberal Líder Líder Líder Subordinados Subordinados Subordinados Ênfase no líder Ênfase no subordinados

14 Estudos da Universidade de Michigan
Na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, para identificar as características comportamentais dos líderes relacionados com o desempenho eficaz, os pesquisadores chegaram a dois tipos de comportamento principais (dimensões) dos líderes: orientação para o funcionário e orientação para a produção.

15 Estudos da Universidade de Michigan
(continuação) Orientação para os funcionários – líderes incentivadores das relações interpessoais, aceitam as diferenças dos membros da equipe. Orientação para a produção – enfatizam os aspectos técnicos, execução da tarefa, membros do grupo apenas como meio para conseguir o objetivo.

16 Estudos da Universidade de Michigan
(continuação) Liderança orientada para funcionários: está associada a maior produtividade e satisfação no trabalho. Liderança orientada para produção: está associada a índices baixos de produtividade e satisfação.


Carregar ppt "O que é liderança? Quando procuramos a palavra “liderar” nos dicionários, encontramos, principalmente, os termos “dirigir”, “conduzir” e “orientar”. Estes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google