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GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE

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Apresentação em tema: "GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
INSTITUTO TÉCNICO DE NEGÓCIOS GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Liderançae Gestão de Equipes de Trabalho Aula 5 Docente: Camacho de Castro

2 Conceito de Liderança:
Chiavenato (1985:65) cita que: A liderança é uma forma de influência e uma transação interpessoal em que uma pessoa age para modificar ou provocar o comportamento de outra pessoa. A liderança é um processo chave em todas as organizações. O administrador deveria ser um líder para lidar com as pessoas que trabalham com ele. Conceito de Liderança:

3 Conceito de Liderança cont.

4 Conceito de Liderança cont.
Também podemos definir liderança como influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para consecução de um ou mais objetivos específicos. Elementos que caracterizam a liderança são portanto quatro: a influência, a situação, o processo de comunicação, e os objetivos a alcançar. A liderança tem necessariamente que envolver outras pessoas, que serão os subordinados ou seguidores, com disposição para acatar as ordens do líder; Envolve uma distribuição desigual de poder, entre os líderes e os liderados;

5 Liderança Liderar Segundo Oliveira (1997), liderar é exercer alguma forma de poder. O poder é a capacidade de influenciar alguém. Envolve uma distribuição desigual de poder, entre os líderes e os liderados; É legítimo o poder de ordenar aos subordinados, bem como o poder de exercer influência.

6 Liderança cont.

7 O PAPEL DO LÍDER Segundo Heifetz (2000 apud ALONSO, 2005:1) o papel do líder consiste em “ajudar as pessoas a encarar a realidade, e mobilizá-las para que façam mudanças”. Para Hunter (2004), o líder deve identificar e satisfazer a necessidade de seus liderados e servi-los, ou seja, atendê-los, o que não se trata de satisfazer as vontades, mas sim as necessidades. O líder, por meio de sua ação, deve saber obter a cooperação entre as pessoas.

8 O PAPEL DO LÍDER cont. Precisa ser capaz de desenvolver, estabelecer e manter uma direção, além de promover a convergência de diferentes percepções, interesses e objetivos. Todo líder possui cinco atividades básicas a saber: Está relacionada a diagnosticar problemas; Relaciona-se a expor desafios: O líder desenvolve no grupo um espírito criativo, inovador, que encoraje as pessoas a estar sempre em busca de novos desafios, como forma de obter conhecimento e experiência em situações.

9 O PAPEL DO LÍDER cont. 3. O líder mobiliza o grupo com o intuito de que sejam capazes de assumir suas responsabilidades, de enfrentar as mudanças que forem necessárias e de orientar a atenção para os temas difíceis, ao invés de evitá-los. O líder sempre precisa encorajar seus subordinados, a fim de que trabalhem comprometidos com os objetivos da empresa. 4. Refere-se a regular o nível de conflito e de desordem: Os conflitos internos podem resultar em competições internas e podem acabar por prejudicar o rendimento dos funcionários da empresa.

10 O PAPEL DO LÍDER cont. Se o conflito for bem administrado, de forma que não prejudique as relações de trabalho, ele poderá se tornar produtivo. Para que essa produtividade seja alcançada, o líder deve trabalhar com cada um dos seus liderados, impondo regras e limites. 5. Está relacionada à visão de longo prazo do líder: explicar por que o trabalho delas é importante para a organização. uma forma de motivar os liderados e de dar sentido aos seus esforços. Podendo também definir metas próprias.

11 Aspectos da Personalidade do líder
Esta abordagem enfatiza os atributos pessoais dos líderes. Alguns traços individuais que parecem estar relacionados ao sucesso da liderança. São os seguintes: Maturidade emocional, Integridade e Autoconfiança. A maturidade emocional - significa que um líder tem mais autocontrole, tem emoções mais estáveis.

12 Aspectos da Personalidade do líder cont.
A integridade - significa que o comportamento da pessoa é mais compatível com os valores expressos e que a pessoa é honesta e digna de confiança. A autoconfiança - torna um líder mais persistente na conquista de objectivos difíceis.

13 é um aspecto da personalidade relacionada à eficácia do líder.
A Motivação é um aspecto da personalidade relacionada à eficácia do líder. Segundo McClelland e Boyatzis (1982:54) identificam três motivos para a liderança: • Necessidade de poder – gosto de influenciar as pessoas e eventos, procura de disposições de autoridade;

14 A Motivação CONT. Necessidade de realização – gosto por alcançar um objetivo desafiador ou realizar uma tarefa difícil, ambicionar sucesso a carreira; •Necessidade de aplicação – gosto por atividades sociais e procura por relacionamentos próximos das pessoas.

15 Assim, o líder é aquele que consegue:
A Motivação CONT. Assim, o líder é aquele que consegue: Visualizar objetivos e estratégias para a satisfação das necessidades individuais dos seus subordinados; Comunicar ao grupo sobre os objetivos e estratégias; - Estimular o grupo a perseguir tais objetivos segundo as estratégias propostas.

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