A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
PROCESSO DECISÓRIO Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz

2 Técnicas e Instrumentos de Apoio à Decisão
UNIDADE VI Técnicas e Instrumentos de Apoio à Decisão

3 Liderança e Processo Decisório
A maioria dos pesquisadores concorda com alguns traços comuns aos líderes: consciência, energia, inteligência, domínio, autocontrole, sociabilidade, abertura a experiências e conhecimento da relevância de tarefas.

4 Estabelecer a direção estratégica; Comunicar essas metas; e
A atividade principal de um líder é produzir a mudança. A sua ação deve se pautar sobre três dimensões: Estabelecer a direção estratégica; Comunicar essas metas; e Motivar.

5 Quatro competências comuns nos líderes: Visão;
Um bom gestor faz as coisas bem. Enquanto um bom líder faz as coisas certas. Quatro competências comuns nos líderes: Visão; Capacidade de comunicação; Respeitabilidade; e Desejo de aprendizagem.

6 As principais características que os líderes possuem são:
Visão sistêmica; Paixão; Integridade; Curiosidade; e Audácia.

7 O exercício eficiente da função gerencial de alto nível exige habilidades e conhecimentos que podem ser aprendidos ou ensinados: Liderança e habilidades interpessoais; Processo decisório organizacional; Racionalidade administrativa; e Estratégia.

8 Classificação dos Sistemas de Informação
Sistema de Processamento de Transações (SPT), ou Sistema Transacional; Sistema de Informação Gerencial; Sistema de Informação Executiva; Sistema Especialista; e Sistema de Apoio à Decisão.

9 A tecnologia da informática como apoio à decisão
TI afeta a estratégia das empresas de diversas formas: A produção física e intelectual de qualquer produto; Aumenta a memória da organização; e A coordenação da organização.

10 Técnicas utilizadas na tomada de decisão
Análise de cenários; Brainstorm ou Brainstorming (tempestade de ideias; Técnica Delphi; Análise por multicritério; e Diagrama de espinha de peixe.

11 Os novos caminhos na pesquisa sobre decisão
Com a redução de barreiras internacionais, desenvolveu-se um novo ambiente de negócio de crescente competição entre as empresas em busca de maior participação de mercado, exigindo maior qualidade para seus produtos e menores custos.

12 Os novos caminhos na pesquisa sobre decisão
Na última década, as pesquisas sobre decisão têm mostrado que, embora sejam múltiplos os caminhos para o conhecimento, seguem uma trilha básica semelhante: partem do concreto, sensível e analógico na direção do conceitual, do abstrato.


Carregar ppt "Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google