A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Sistemas de Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Sistemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Sistemas de Informação
Curso de Graduação em Administração a Distância da UFSC Profa. Alessandra de Linhares Jacobsen Disciplina: Sistemas de Informação

2 Videoaula 5 Sistemas de informação e tecnologia da informação.

3 OBJETIVO Analisar o papel da tecnologia da informação na organização

4 SI MANUAL: usa papel e lápis.
SI COMPUTADORIZADO (SIBC ou CBIS - Computer-based Information Systems): usa tecnologia de informação - TI. Componentes: Hardware Software Banco de Dados Rede de Telecomunicação Pessoas Conjunto de Procedimentos. X

5 FUNÇÕES da TI AUTOMATIZAR INFORMATIZAR X

6 - Aumentar capacidade de resposta - Aperfeiçoar comunicações
BENEFÍCIOS DA TI - Melhorar conhecimento do mercado - Aumentar capacidade de resposta - Aperfeiçoar comunicações - Otimizar seleção de estratégias.

7 TI - DANOS E RISCOS - Informações inadequadas/incompletas
- Invasões - Informações inadequadas/incompletas - Exclusão de facilidades essenciais - Interrupção dos sistemas.

8 Se tivermos o capital, obteremos a tecnologia
Se tivermos o capital, obteremos a tecnologia. Se tivermos a tecnologia e o talento, controlaremos o futuro. (...). A tecnologia pela tecnologia não é o negócio dos negócios. As decisões de investimentos devem encaixar-se dentro de um plano estratégico estabelecido propriamente e devem ser ricos em inovações. (CHORAFAS, 1988) A afirmação anterior serve para nos lembrarmos que as tecnologias por si só não garantem a sobrevivência e o sucesso da organização, podendo, entretanto, apoiar de modo significativo o processo decisório. Obviamente, mesmo diante de tantas facilidades oferecidas pela TI, a escolha da solução certa para determinado problema ou necessidade não deixa de ser responsabilidade do administrador, o qual tem condições de fazê-la mesmo sem o auxílio da informática, já que a identificação de certo dado, do modo de processá-lo e da produção da informação para a tomada de decisão podem fazer parte de um sistema de informação manual. Contudo, como já comentamos antes, com a velocidade em que as mudanças ocorrem atualmente, somente através da informatização de processos e do uso de equipamentos computacionais é que o homem pode ter em mãos as informações que necessita, de forma segura e em tempo hábil.

9 GERENCIANDO OS RECURSOS COMPUTACIONAIS
PRODUÇÃO ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO DA EMPRESA MARKETING FINANÇAS R.H. SISTEMAS DE COLETA E REGISTRO DAS TRANSAÇÕES SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO e p/ ESPECIALISTAS SISTEMAS DE APOIO À MÉDIA GERÊNCIA SISTEMAS DE APOIO AOS ALTOS EXECUTIVOS BASE COMPUTACIONAL (T.I.) O Grande desafio da Área de Sistemas de Informações é construir 1 arquitetura de informações alinhada com os negócios da organização, fornecendo informações aos diversos níveis da organização. Arquitetura da Informação: É a forma particular da tecnologia da informação adotada por uma organização para atingir determinados objetivos ou desempenhar determinadas funções. .

10 Profa. Alessandra de L. Jacobsen
Agradeço a atenção! Profa. Alessandra de L. Jacobsen


Carregar ppt "Disciplina: Sistemas de Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google