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ECONOMIA INTERNACIONAL

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Apresentação em tema: "ECONOMIA INTERNACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 ECONOMIA INTERNACIONAL

2 GLOBALIZAÇÃO MOVIMENTOS GLOBALIZADORES Império Romano
Grandes Navegações Revolução Industrial Globalização

3 CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS GLOBALIZADORES
Império Romano (séc III a.C.- séc V) expansão e anexação de territórios; implantação do “modus vivendi” romano; exploração das riquezas e implantação do padrão romano de produção; Legado no campo da engenharia, da filosofia, do direito, das artes e linguagem.

4 CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS GLOBALIZADORES

5 CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS GLOBALIZADORES Grandes navegações (séc
CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS GLOBALIZADORES Grandes navegações (séc. XV-XVIII) Crises na Europa; Busca de metais preciosos; Portugal e Espanha; Inglaterra, França e Holanda; Colônias de exploração e povoamento; Exclusivo metropolitano; Independência política; Atraso e dependência econômica; Legado, sobretudo, no campo cultural (costumes, idioma) e no ordenamento jurídico.

6 CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS GLOBALIZADORES

7 CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS GLOBALIZADORES
Revolução Industrial – 1760 Inglaterra Máquina a vapor Disseminação tecnológica (?) Tratados garantindo mercado consumidor à Inglaterra; Portugal/Espanha: dificuldades para implementar políticas industriais.

8 CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS GLOBALIZADORES
MOVIMENTO ATUAL GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICO-COMERCIAL FINANCEIRA TECNOLÓGICA CULTURAL

9 BLOCOS ECONÔMICOS Reuniões de países com o objetivo de aumentarem seu poder de negociação no mercado internacional. Principais blocos econômicos: Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) União Européia (UE)

10 INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
AÇÃO INTERNACIONAL DAS EMPRESAS Estratégias de Marketing Internacional visando: Otimizar recursos; Orientar objetivos. Marketing: processo que procura fornecer aos consumidores aquilo que necessitam e desejam.

11 INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
DECISÕES DE PRODUTO PREÇO CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO COMUNICAÇÃO DE MARKETING ESTUDO DO MERCADO-ALVO PLANEJAMENTO PESQUISA SEGMENTAÇÃO DO MERCADO ESTUDO SOBRE O CONSUMIDOR

12 INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS OBJETIVOS E MOTIVAÇÕES PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO
PRESENÇA NOS MERCADOS REDUÇÃO DE CUSTOS AUMENTO DO RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO EVITAR BARREIRAS TARIFÁRIAS/NÃO TARIFÁRIAS EVITAR COTAS DE IMPORTAÇÃO/EXPORTAÇÃO ESTRATÉGIA GLOBAL ACORDOS REGIONAIS MELHORIA DA COMUNICAÇÃO E DO TRANSPORTE

13 INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS LIMITES AO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
LIMITAM A LIBERDADE DE ESCOLHA DAS ESTRATÉGIAS A SEREM UTILIZADAS PARA A ENTRADA NO MERCADO EXTERNO E O GRAU DE EXPANSÃO DAS ATIVIDADES INTERNACIONAIS CAPACIDADE DE COORDENAÇÃO EM TERMOS DE ESTRUTURA E RECURSOS HUMANOS EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL DISPONIBILIDADE FINANCEIRA DA EMPRESA

14 INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
TEORIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO Comportamental: as empresas seguem um processo sequencial de internacionalização. O comprometimento com os mercados externos cresce à medida que estes se desenvolvem, e esse processo começa pelos mercados culturalmente mais próximos. Teoria dos Custos de Transação e Teoria da Internalização: a decisão de investimento é resultante de uma escolha entre mercados que se mostrem mais atrativos do ponto de vista do custo e da rentabilidade.

15 INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO Determinar a estratégia exige pleno conhecimento do nível de complexidade dos fatores econômicos, políticos, culturais e tecnológicos do mercado que se deseja atingir. Diante desse conhecimento, os investidores podem optar entre quatro modalidades de estratégia, elencadas a seguir.

16 INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO INVESTIR E DELEGAR: elevado comprometimento e baixo controle – exportação de capital e jointventures. INVESTIR E CONTROLAR: elevado comprometimento e elevado controle – investimento direto CONTROLAR SEM INVESTIR: baixo comprometimento e alto controle – exportação; assistência técnica. DELEGAR SEM INVESTIR: baixo comprometimento; baixo controle – exportação via agente comissionado; franchising.


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