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ASSOCIATIVISMO NO AGRONEGÓCIO Prof.: Helvécio Oliveira D.Sc.Ciência Animal Disciplina: Gestão Empresarial do Agronegócio.

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1 ASSOCIATIVISMO NO AGRONEGÓCIO Prof.: Helvécio Oliveira D.Sc.Ciência Animal Disciplina: Gestão Empresarial do Agronegócio

2 Associativismo Complexidade da cadeia de produção Posição desfavorável do produtor rural –oligopsônio (muitos vendedores para poucos compradores) => baixo poder de barganha –compra produtos com alto valor agregado e vende sem agregar valor –alto custo investimento Rede de Empresa Associações –cooperativa –associação

3 COOPERATIVA ASSOCIAÇÃOEMPRESA É uma sociedade de pessoas É uma sociedade de capital. Objetivo: prestação de serviços sócio-econô- micos ou financeiros aos associados. Objetivo: realizar atividades assistenciais, culturais, esportivas, reivindicativas, etc. Objetivo: o lucro, a efetiva remuneração do capital do “investidor”. Número ilimitado de cooperados Número ilimitado de sóciosNúmero ilimitado de acionistas Controle democrático = um cooperado tem apenas um voto Cada sócio tem um votoCada ação representa um voto Assembléias: quorum baseado no nº de cooperados Assembléias: quorum é baseado no número de sócios Assembléias: quorum é baseado no capital Não é permitida a transferência de quotas- partes a terceiros, estranhos à sociedade Não tem quotas-partes, o capital normalmente é constituído por contribuição ou taxa. É permitida a transferência das ações a terceiros Retorno dos excedentes proporcional ao valor das operações Não gera excedenteLucro proporcional ao número de ações

4  ASSOCIAÇÃO COOPERATIVA Conceito: São organizações entre as economias particulares dos cooperados, de um lado, e o mercado, de outro, aparecendo como estruturas intermediárias, formadas em comum. Objetivo: promover incremento das economias dos cooperados.

5  CARACTERÍSTICAS Objetivo principal é a prestação de serviço para o cooperado e não o lucro A decisão é por quotas (não são ações da empresa) Quotas não são negociáveis

6  CARACTERÍSTICAS Gestão central – assembléia geral Escolha do conselho – fiscal e administrativo São classificados quanto objetivo social – consumo, agropecuária, trabalho, crédito

7  VANTAGENS PARA COOPERADO Aumenta a renda do produtor - escala Facilita a relação do produtor com estruturas de mercado oligopolizadas Diminui custos de transações comerciais Acessos às informações estratégicas e tecnológicas

8  VANTAGENS PARA COOPERADO agrega valor, escala de produção e qualidade Troca de informações – gestão técnica e comercial

9 Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuaçãoacordomercados

10 Truste é a expressão utilizada para designar as empresas ou grupos que, sob uma mesma orientação, mas sem perder a autonomia, se reúnem com o objetivo de dominar o mercado e suprimir a livre concorrência

11 Holding sociedade gestora de participações sociais Objetivo: administrar um grupo delas. A empresa criada para administrar possui a maioria das ações ou quotas das empresas componentes de determinado grupo de empresas.açõesempresas Formam conglomerados

12 · Falsificação · Duplicação · Sonegação · Contrabando · Descaminho · Subfaturamento · Falsas declarações de origem · Falsas classificações tarifárias Fraudes


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