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Quem vende saúde merece respeito. Os números do mercado farmacêutico.

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Apresentação em tema: "Quem vende saúde merece respeito. Os números do mercado farmacêutico."— Transcrição da apresentação:

1 Quem vende saúde merece respeito

2 Os números do mercado farmacêutico

3 População Brasileira 180 milhões Excluídos 30 milhões População compradora 150 milhões Farmácias 50.000 Média de cliente por Farmácia = 3.000 PopulaçãoXFarmácias Os números do mercado farmacêutico

4 Medicamentos 18.600 bi Perfumaria 2.400 bi Outros 900 mi Consolidado 21.900 bi FaturamentoXFarmácias Projetado para 2004 Faturamento global do segmento

5 Grandes redes 28 % Farmácias diferenciadas 12% Independentes = 60% 13.140 bi R$ 25.500,00 mensal FaturamentoXFarmácias Fonte: Panorama Setorial Gazeta Mercantil Participação de venda por categoria de farmácia

6 Grande S. P - 4.455 PDV 2.823 bi Interior S. P – 6.375 PDV 4.038 bi Total de 21.66% PDV 10.830 PDV Total de 31.33% Fat. 6.861 bi FaturamentoXFarmácias No Estado de S. Paulo Fonte: Panorama Setorial Gazeta Mercantil Os números do mercado farmacêutico no estado de S. Paulo

7 Alvará Municipal Alvará Anvisa IPTU Anuidade do CRF Certificado de R.T ICMS Imposto Federal Encargos trabalhistas MunicípioEstadoFederaçãoCRFAnvisaCongresso Os impostos e taxas do segmento

8 Reforma tributária Benefício Fiscal Regulamentação de ICMS RDC 134/2003 RDC 199/2004 Lei 5991/73 Portaria 349 Farmacêutico em tempo integral LeisRDCPortariasReformas A regulamentação do segmento

9 A lucratividade do varejo no modelo atual de comercialização

10 Cálculo do ponto de equilíbrio de uma farmácia

11 Descontos 5% sobre faturamento2.750,00 Imposto Federal Simples 5.4% sobre faturamento 2.835,00 ICMS 17% (crédito 5.69.55 - débito 9.350,00) 3.980,45 Taxa Cartão de Crédito 20% da venda (4%) 418,00 Taxa Administração Convênio 20% da venda (5%) 522,50 Devolução cheque + Perda Fiado 20% da venda (3%) 313,50 Custo de pagamento da mercadoria31.585,62 CUSTO MÉDIO DE VENDAR$ 42.405,07 DESPESAS COM PESSOAL 01 Serviço Geral500,00 02 Balconistas (R$ 800,00)1.600,00 01 Farmacêutico1.500,00 01 Proprietário2.500,00 FGTS + INSS + 13. Terceiro1.380,00 Total da folha pagamentoR$ 7.480,00 Aluguel máquina cartão crédito 150,00 Escritório contábil260,00 Suporte sistema operacional120,00 Material embalagem, impressos e escritório 300,00 Aluguel do prédio1.500,00 Conta Água e Luz300,00 Conta de telefone500,00 CRF - IPTU - Alvará – Associações300,00 Manutenção de instalações - Quebra e vencidos 500,00 Seguro da Empresa e de veículos150,00 Custo de dispensa de funcionários e benefícios 150,00 Investimento em propaganda e layout 250,00 Despesas financeiras e taxas bancarias 300,00 Total de despesas administrativasR$ 4.780,00 TOTAL GERAL DAS DESPESAS 54.665,05

12 A inter-relação entre os setores do mercado farmacêutico

13 A Cadeia de comercialização do Mercado farmacêutico Indústrias Propaganda Médica OTC Genéricos Similares Perfumaria Acessórios Distribuidores Medicamentos- geral Medicamentos – Perfumaria Medicamentos- Similares C/ atuação no varejo Farmácias Grandes Redes Pequenas Redes Independentes Associativistas Franquias

14 Indústrias Distribuidores Redes Franquias Associações Independentes Vende para fazer volume, repassa condições comerciais e benefício fiscal, financia prazo Tem contrato de fornecimento com o franqueado, oferece condições iguais aos praticados por todos, financia prazos e direciona verba de marketing Não tem garantia de volume, financia parte dos custos da associação, financia prazo, direciona verba de marketing com baixo nível de retorno para indústria Sem regras de relacionamento, depende do volume e da capacidade de negociação do empresário Relação: Indústria X Distribuidor X Varejo

15 O Futuro

16 Como serão as farmácias do futuro Farmácia com integração de dados e possibilidade de reposição automática de produtos  Farmácia com integração de dados e possibilidade de reposição automática de produtos  Lay-out voltado para o auto-serviço  Com gestão financeira eficiente  Estar associada a uma marca forte (redes, franquias ou associativismo)  Não ser dependente da venda de similar  Comunicação e diálogo com o paciente

17 O Associativismo

18  Grupo de participantes integrados e comprometidos com o modelo  Farmácias com boa saúde financeira  Lojas com padronização interna e externa Central com estrutura profissional para dar suporte aos associados  Diretoria remunerada  Com integração de dados  Eficiência na comunicação  Lay-out único para as lojas  Consultor de lojas  Com gestão de marketing  Fidelidade com as Indústrias  Gerenciamento de convênio  Central de compras  Com qualificação treinamento Como deverão ser nossas redes


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