A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tópico 2: Custo, despesa, investimento, perda, gasto, desembolso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tópico 2: Custo, despesa, investimento, perda, gasto, desembolso."— Transcrição da apresentação:

1 Tópico 2: Custo, despesa, investimento, perda, gasto, desembolso.
Classificação quanto à relação com o volume de atividade: custos e despesas fixos e variáveis. Classificação quanto à relação com o objeto de custeio: custos e despesas diretos e indiretos.

2 INICIANDO O PERCURSO....

3 Terminologia básica e classificação de custos
Por que são importantes?

4 Terminologias e classificações
Contabilidade Financeira Contabilidade de Custos Balanço Patrimonial Ativos Passivos Estoques Patrimônio líquido Demonstração de Resultado Terminologias e classificações Receitas (-) Custos (-) Despesas (=) Lucro DMPL DFC Contabilidade Gerencial Tomada de Decisões

5 ? Despesa Custo ou ? Gasto Desembolso ou ? Investimento ? Perdas

6 INVESTIMENTO (Ativos)
Aquisição que gera sacrifício financeiro agora ou futuramente. GASTO Pagamento resultante da aquisição. DESEMBOLSO Todos os gastos que são “estocados” para uso futuro. INVESTIMENTO (Ativos)

7 Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção. CUSTO
Gasto referente uso para obtenção de receitas. DESPESA Bem ou serviço consumido de forma anormal e involuntária. PERDA

8 Outros conceitos... Centro de custos Atividades Método de custeio

9 Sistemática de alocação de custos aos produtos e serviços.
Centro de custos Atividades Método de custeio Menor elemento da estrutura de organização responsável pela acumulação de custos para efeito de gestão. É nesse nível que ocorre os registros das contas contábeis por natureza de gasto. Corresponde a um processo físico (arranjo de pessoas, equipamento, rotinas, etc.) composto de uma série de tarefas, que envolve o consumo de recursos na geração de serviços. Sistemática de alocação de custos aos produtos e serviços.

10 Classificação de custos
Fixos Variáveis Aqueles cujo montante não depende do volume de produção ou prestação de serviços. Aqueles cujo montante acompanha o volume de produção ou prestação de serviços.

11 Custos Variáveis Identificados perfeitamente com uma unidade do produto ou um serviço Função do volume de produção/venda do produto ou serviço Expressos naturalmente em valores unitários São frutos de decisões do presente Exemplos: matéria-prima, energia elétrica (parte variável), etc.

12 Comportamento dos Custos Variáveis
$ Custos Variáveis Q

13 Custos Fixos Identificados com a estrutura da organização
Função do período de tempo Valem para um determinado patamar (intervalo) de atividade Expressos naturalmente em valores totais São frutos de decisões do passado Exemplos: salários, aluguel, energia elétrica (parte fixa), despesas administrativas, limpeza, seguros etc.

14 Comportamento dos custos fixos
$ Q

15

16 Composição de Custos

17 Custos Diretos e Indiretos
Custo Direto Custo que pode ser objetivamente identificado com uma entidade. Custo Indireto Custo que NÃO pode ser objetivamente identificado com uma entidade. Assim sua atribuição a uma entidade é feita através da utilização de critérios de rateio.

18 Custos Diretos e Indiretos
Em relação a quê? à unidade ao serviço à família de serviço ao equipamento à atividade ao centro de custo ao cliente/consumidor etc.


Carregar ppt "Tópico 2: Custo, despesa, investimento, perda, gasto, desembolso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google