A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Princípios Contábeis aplicados a Custos e outras questões.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Princípios Contábeis aplicados a Custos e outras questões."— Transcrição da apresentação:

1 Princípios Contábeis aplicados a Custos e outras questões

2 Profa. Leonice Oliveira Princípio da Realização da Receita Reconhecimento contábil do resultado somente quando da realização da receita que ocorre, em regra, quando da transferência do bem ou do serviço para terceiros.

3 Profa. Leonice Oliveira Princípio da Competência ou da Confrontação entre Despesas e Receitas Diz respeito ao reconhecimento das despesas: Despesas especificamente incorridas para a consecução daquelas receitas que estão sendo reconhecidas; Despesas incorridas para a obtenção de receitas genéricas, e não necessariamente daquelas que agora estão sendo contabilizadas.

4 Profa. Leonice Oliveira Princípio da Competência ou da Confrontação entre Despesas e Receitas Diz respeito ao reconhecimento das despesas: Despesas especificamente incorridas para a consecução daquelas receitas que estão sendo reconhecidas; Despesas incorridas para a obtenção de receitas genéricas, e não necessariamente daquelas que agora estão sendo contabilizadas.

5 Profa. Leonice Oliveira Princípio do Custo Histórico como Base de Valor Registro pelo valor original de entrada. Pode-se corrigir pelo índice de inflação. Registro de gastos efetivos da entidade, representados por pagamentos ou promessa de pagamentos pelos bens ou serviços recebidos. O que se deixou de ganhar com a decisão de produzir o bem não é considerado custo de produção.

6 Profa. Leonice Oliveira Consistência ou Uniformidade Uma vez adotada uma alternativa dentre várias contabilmente aceitas, não se deve mudar de critério a cada período. Caso a mudança de critério seja necessária deve-se informar o fato e os efeitos do mesmo no resultado da empresa.

7 Profa. Leonice Oliveira Conservadorismo ou Prudência Espírito de precaução. Em caso de dúvida fundamentada sobre tratar determinado gasto como custo ou despesa deve-se considerar como despesa.

8 Profa. Leonice Oliveira Materialidade ou Relevância Desobriga de um tratamento mais rigoroso itens cujo valor monetário é pequeno dentro dos gastos totais.

9 Profa. Leonice Oliveira OUTRAS QUESTÕES

10 Profa. Leonice Oliveira CUSTEIO POR ABSORÇÃO Método derivado da aplicação dos Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos. Consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados. Todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos.

11 Profa. Leonice Oliveira CUSTEIO POR ABSORÇÃO Adotado pela Contabilidade Financeira. Tido como básico pela Auditoria Externa. Utilizado obrigatoriamente para apuração do Imposto de Renda no Brasil.

12 Profa. Leonice Oliveira ENCARGOS FINANCEIROS Tratados como despesas e não como custos. Considerados gastos de falta de capital próprio e não gastos de produção. OBS.: Em altas taxas de inflação, o tecnicamente correto é separar nas compras a prazo o que é o valor efetivo de compra do que é encargo financeiro embutido pelo prazo negociado.

13 Profa. Leonice Oliveira ONDE TERMINAM OS CUSTOS DE PRODUÇÃO? A regra é simples, bastando definir-se o momento em que o produto está pronto para a venda. Até aí, todos os gastos são custos. A partir desse momento, despesas.

14 Profa. Leonice Oliveira E as embalagens? São custos ou despesas?

15 Profa. Leonice Oliveira GASTOS DENTRO DA PRODUÇÃO QUE NÃO SÃO CUSTOS É POSSÍVEL? Uso de material ou pessoal da fábrica para manutenção ou fabricação para outros departamentos. Fabricação de máquinas, ferramentas e outros itens de uso fabril mas não de consumo imediato.


Carregar ppt "Princípios Contábeis aplicados a Custos e outras questões."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google