A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA
UNIDADE 4 Estruturas de Mercado

2 Estruturas de Mercado Mercado
Espaço onde ofertadores e consumidores realizam transações determinando preços e quantidades de bens e serviços Trocas diretas = transações são realizadas face a face em momento de negociação Ex.: venda em feira livre Trocas indireta = transações não realizadas diretamente entre vendedor e comprador Ex.: venda em bolsa de mercadorias

3 Estruturas de Mercado Mercado – agente influenciar ou não a negociação
Mercado atomizado Agentes não conseguem saber as condições e não influenciam as transações realizadas Agente tomador de preço Mercado não atomizado Agentes conseguem saber as condições e tem possibilidade de influenciar as condições das transações Agente não tomador de preço

4 Estruturas de Mercado Mercado segundo a natureza do bem ou serviço
Mercados puros Caracterizado por bem ou serviços homogêneos Considerados substitutos perfeitos Ex.: água sem gás e gasolina comum Mercados imperfeitos Caracterizado por bem ou serviço diferenciado Não são considerados substitutos perfeitos Ex.: pão de uma padaria melhor do que outra

5 Estruturas de Mercado Mercados segundo estruturas de formação
Mercado Imperfeito Monopólio Monopsônio Oligopólio Oligopsônio Concorrência Monopolística Mercado Perfeito Concorrência Perfeita

6 Estruturas de Mercado Mercado Imperfeito Monopólio
Presença de um único vendedor ou prestador de serviço no mercado Poder de influenciar preço e quantidade no mercado Barreiras à entrada de outras empresas Ex.: única empresa vendendo petróleo

7 Estruturas de Mercado Mercado Imperfeito Monopsônio
Presença de um único comprador de bens e de serviços no mercado Conjunto de fornecedores vendendo a um único comprador Poder de influenciar preço e quantidade Ex.: único fabricante de navio adquirindo peças e equipamentos

8 Estruturas de Mercado Oligopólio
Número limitado de ofertadores – vendedores - concorrentes e rivais no mercado Ações de uma empresa ofertadora são levadas em consideração pelo concorrentes Oligopsônio Número limitado de empresas –compradoras – concorrentes e rivais no mercado Ações de uma empresa compradora são levadas em consideração pelo concorrentes

9 Estruturas de Mercado Tipos de oligopólio e oligopsônio
Puro – não há um bom substituto para o produto do oligopolista Diferenciado – existem bons substitutos para o produto do oligopolista Formação de oligopólio e oligopsônio Fatores históricos, fusões e aquisição e políticas de governo

10 Estruturas de Mercado Concorrência Monopolística
Presença de no. significativo de ofertantes no mercado Produtos apresentam características não homogêneas Escolha: preferências do consumidor; qualidades do produto; e estratégia das empresas Mudança: preço do produto que consome tiver forte elevação; e vantagens de melhor qualidade ou menor preço do produto substituto

11 Estruturas de Mercado Concorrência Perfeita
Estrutura de mercado com abstração da realidade Mercado totalmente atomizado Características Produtos homogêneos e substitutos perfeitos Livre mobilidade dos agentes Transparência das informações Inexistência de vantagem e desvantagem


Carregar ppt "INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google