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1 ESTRUTURAS DE MERCADO Prof. Sergio Sebold. 2 FamíliasEmpresas Mercado Dos Fatores Mercado Dos produtos Mercado Dos produtos Mão de obra Terra Capital.

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1 1 ESTRUTURAS DE MERCADO Prof. Sergio Sebold

2 2 FamíliasEmpresas Mercado Dos Fatores Mercado Dos produtos Mercado Dos produtos Mão de obra Terra Capital ou Bens de produção Salários Aluguel Juros Alimentos Roupas Brinquedos Alimentos Roupas Brinquedos Preço dos Bens e Serviços Preço dos Fatores

3 Conceito: modelos que identificam como os mercados são organizados nos aspectos essenciais da interação entre a oferta e a demanda Características: ⇨ tamanho das empresas ⇨ diferenciação dos produtos ⇨ transparência do mercado ⇨ acesso de novas empresas ⇨ objetivos do empresário

4 4 DemandaOferta Concorrência Perfeita Monopólio Oligopólio

5 Estruturas Clássicas: Concorrência Perfeita Monopólio Concorrência monopolista Oligopólio (cartel) Monopsônio Monopólio bilateral ESTRUTURAS DE MERCADO Básica ou limites

6 HIPÓTESES:  MERCADO ATOMIZADO - preço é dado para firmas e consumidores  PRODUTO HOMOGÊNEO  PERFEITA INFORMAÇÃO  LIVRE MOBILIDADE - entrada e saída de firmas no mercado são livres CONCORRENCIA PERFEITA

7 7 O conjunto das intenções de compra e de venda (demanda e oferta) determinarão a quantidade transacionada e seu respectivo preço Todos agem como tomadores de preços: excesso de oferta baixarão os preços e excesso de demanda elevam os preços CONCORRENCIA PERFEITA

8 8 CARACTERÍSTICAS: O setor é a própria firma, pode ser a estrutura adequada para a produção de alguns tipos de bens ou serviços HIPÓTESES: -Há uma única firma no mercado -O produto não tem substitutos próximos -Existe concorrência entre os consumidores MONOPOLIO

9 9 Uma empresa monopolista não tem concorrentes próximos e portanto é formadora de preço Não pode estabelecer livremente o preço de venda e a quantidade vendida: só um dos dois MONOPOLIO

10 10 Barreiras à entrada: Propriedade de um recurso-chave Concessão pelo governo (patentes) Custos de produção (eficiência) MONOPOLIO

11 11 Empresa competitiva  é pequena em relação ao mercado em que atua e toma o preço de sua produção como dado pelo mercado. Monopólio , que é o único produtor em seu mercado, pode alterar o preço do bem ajustando a quantidade que oferece ao mercado. MONOPOLIO X EMPRESA COMPETITIVA

12 12 As empresas produzem produtos diferenciados, embora substitutos próximos. (Caso do automóvel) Livre entrada e saída de firmas no mercado Cada empresa tem certo poder para fixar preços - curva de demanda negativamente inclinada, mas bastante elástica (substitutos) Diferenciação do produto  preço-prêmio CONCORRENCIA MONOPOLISTA

13 13 Poucas firmas dominando o mercado: ação individual de cada firma exerce influência sobre as outras firmas Interdependência entre as firmas Produtos homogêneos: preços devem ser os mesmos (Postos de gasolina) Produtos diferenciados: os preços podem ser diferenciados OLIGOPOLIO

14 14 Grupo de empresas que agem de comum acordo  conluio Órgão central administrativo para decidir a quantidade que cada firma deve produzir e o preço de venda Distribuição de receita entre os participantes Analisa os custos de produção de cada oligopolista e determina quanto cada um deve produzir CARTEIS

15 15 ESTRUTURAS DE MERCADO TIPO DEMANDA OFERTA CASOS MONOPÓLIO Incontáveis Um único Correios OLIGOPÓLIO Incontáveis Reduzido Ind. Química MONOPSÔNIO Um único Muitos Telecomunicações Ofertantes OLIGOPSÔNIO Poucos Muitos Ind. Automobilística Demandantes Ofertantes Forn. Peças MONOPÓLIO BILATERAL Um único Um único Empregadores Empregados CONCOR. PERFEITA Incontáveis Incontáveis Vestuário

16 16 PRATICAS QUE DISTORCEM O MERCADO Dumping Prática comercial que consiste em vender um produto ou serviço por um preço irreal para eliminar a concorrência e conquistar a clientela Cartel Associação entre empresas do mesmo ramo de produção com objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrência Holding Agrupamento de grandes sociedades anônimas

17 17 Bibliografia: MONTORO Fo., Andre F. Manual de economia. 3a. Ed. São Paulo: Saraiva, 1998. ROSSETTI, Jose Paschoal. Introdução a Economia, 18a. Edição, São Paulo: Atlas, 2000. Site: www.isa.utl.pt/


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