A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LUCROS NO MERCADO DE CONCORRÊNCIA PERFEITA APENAS AS FIRMAS CUJOS PRODUTOS POSSUEM PREÇOS MENORES E CUJOS CUSTOS SÃO MENORES PERMANECEM NO MERCADO NO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LUCROS NO MERCADO DE CONCORRÊNCIA PERFEITA APENAS AS FIRMAS CUJOS PRODUTOS POSSUEM PREÇOS MENORES E CUJOS CUSTOS SÃO MENORES PERMANECEM NO MERCADO NO."— Transcrição da apresentação:

1 LUCROS NO MERCADO DE CONCORRÊNCIA PERFEITA APENAS AS FIRMAS CUJOS PRODUTOS POSSUEM PREÇOS MENORES E CUJOS CUSTOS SÃO MENORES PERMANECEM NO MERCADO NO LONGO PRAZO FIRMAS MENOS EFICIENTES SAEM E ENTRAM OUTRAS MAIS EFICIENTES. 

2 MERCADO CONCORRÊNCIA PERFEITA OS PREÇOS CAEM ATÉ QUE TODAS AS EMPRESAS TENHAM UM LUCRO MÍNIMO. EMPRESÁRIOS ADAPTAM-SE AGOSTO MERCADO. FIRMAS QUE LUCRAM NO CURTO PRAZO, NO LONGO PRAZO SAEM DO MERCADO OU SE REESTRUTURAM PARA PERMANECER.

3 Condições para a ocorrência da concorrência perfeita: 1) mercado atomizado - existência de elevado numero de ofertantes e demandantes 2) homogeneidade do produto 3) transparência de mercado 4) liberdade para entrada e saída de empresas

4 CONCORRÊNCIA IMPERFEITA MONOPOLIO: UM GRANDE OFERTANTE COM PLENA CAPACIDADE PARA DETERMINAR PREÇOS. O MERCADO SE ADAPTA AO MONOPÓLIO.

5 O MONOPOLIO: OCORRE QUANDO: A)  CONTROLE POR UMA ÚNICA FIRMA DE UM OU MAIS FATORES PRODUTIVOS INDISPENSÁVEIS PARA A PRODUÇÃO DE OUTROS BENS; B)CONCESSÃO DE PATENTE

6 C) PORTE DO MERCADO OU ESTRUTURA DE CUSTOS PODE GERAR MONOPÓLIO NATURAL PORQUE EMPRESA PODE REDUZIR CUSTO MÉDIO POR UNIDADE À MEDIDA EM QUE AUMENTA A PRODUÇÃO... TORNA-SE MAIS EFICIENTE E MONOPOLIZA.  

7 ESTADO PODE IMPEDIR MONOPÓLIOS: 1)  DIVIDIR MONOPÓLIO ENTRE DUAS OU TRÊS FIRMAS 2)        IMPEDIR QUE SE FORME 3)        REGULAR OS JÁ EXISTENTES: Ø   IMPOSTOS E REGRAS Ø   FIXANDO PREÇOS Ø   EXIGIR PREÇOS PRÓXIMOS AOS QUE EXISTIRIAM EM UM MERCADO CONCORRENCIAL

8 OLIGOPÓLIO: NÚMERO REDUZIDO DE OFERTANTES PODEM INFLUENCIAR PREÇOS
OLIGOPÓLIO: NÚMERO REDUZIDO DE OFERTANTES PODEM INFLUENCIAR PREÇOS. POSSIBILIDADES: CARTEL:PROPRIETÁRIOS UNEM-SE PARA COMBINAR PREÇOS TRUSTE:PROPRIETÁRIOS TRANSFEREM SUAS DECISÕES PARA AGENTES

9 MERCADO MONOPSÔNICO: MUITOS OFERTANTES E UM GRANDE DEMANDANTE  MERCADO OLIGOPSÔNICO: MUITOS OFERTANTES E POUCOS DEMANDANTES  MONOPOLISTA E MONOPSONISTA (monopólio nos dois sentidos)

10 MONOPÓLIO BILATERAL: Ocorre quando um monopsonista na compra de um fator de produção se defronta com um monopolista na venda desse fator....preço depende do poder de barganhar Desde 1960 o Brasil tem legislação para coibir abusos em defesa da concorrência e proteção aos consumidores: CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DIREITO ECONÔMICO, SEC. DE ACOMPANHAMENTO ECONÔMICO (SEAE) E SEC. DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO(SDE)

11 CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA: EMPRESAS DIFERENCIAM SEUS PRODUTOS PARA OBTER MONOPÓLIO POR UM BEM DIFERENCIADO.

12 CARACTERÍSTICAS DE MERCADO DE CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTiCA: 1) muitas empresas(pequenas ou grandes) 2) bens diferenciados (empresas vendem bens distintos, com características físicas, local, serviços, embalagens ou imagem associada ao bem) 3)margem de manobra para fixação de preços muito ampla 4) não há barreiras para entrada

13 CARACTERÍSTICAS DOS PRODUTOS: A) FÍSICAS: BENS PODEM SER DIFERENCIADOS QUANTO À CORES, FORMATOS, TEXTURA, SABORES TAMANHOS. B) LOCAL: DIFERENTES APENAS OS LOCAIS DE VENDAS.

14 C) SERVIÇOS: TIPOS DE SERVIÇOS COMO BALCONISTAS, ENTREGAS À DOMICÍLIO, ON LINE, ASSISTÊNCIA TÉCNICA D) IMAGEM: PROPAGANDA (ASPIRINA, JEANS, etc)


Carregar ppt "LUCROS NO MERCADO DE CONCORRÊNCIA PERFEITA APENAS AS FIRMAS CUJOS PRODUTOS POSSUEM PREÇOS MENORES E CUJOS CUSTOS SÃO MENORES PERMANECEM NO MERCADO NO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google