A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estrutura de Mercado Prof. Me. Diego Ferber.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estrutura de Mercado Prof. Me. Diego Ferber."— Transcrição da apresentação:

1 Estrutura de Mercado Prof. Me. Diego Ferber

2 1. Conceitos As estruturas de mercado estão condicionadas por três variáveis principais: Número de empresas produtoras no mercado; Diferenciação do produto; Existência de barreiras à entrada de novas empresas.

3 1.1 Mercado de Bens e Serviços
Formas de mercado Concorrência Perfeita: número infinito de firmas, produto homogêneo, não existem barreiras à entrada. Monopólio: uma única empresa, produto sem substitutos próximos, com barreiras à entrada. Concorrência monopolística (imperfeita): inúmeras empresas, produto diferenciado, livre acesso de empresas no mercado. Oligopólio: pequeno número de empresas no mercado, produtos homogêneos ou diferenciados, com barreiras a entrada.

4 1. Concorrência Perfeita
As hipóteses do modelo de concorrência perfeita são: Existe grande número de compradores e vendedores. Grande número de compradores e vendedores refere-se não ao valor acima de determinada quantidade, mas sim ao preço dado para as firmas e para os consumidores; Os produtos são homogêneos, isto é, são substitutos entre si, dessa forma não pode haver preços diferentes no mercado; Existe informação completa sobre o preço do produto, essa hipótese também é conhecida como transparência do mercado; A entrada e saída das firmas no mercado é livre, não havendo barreiras. É a livre mobilidade, que permite que empresas menos eficientes saiam do mercado e que ingressem empresas mais eficientes.

5 2. Monopólio No monopólio, o setor é a própria firma, porque existe um único produtor que realiza toda a produção. A oferta da firma é a oferta do setor, e a demanda da firma é a demanda do setor. As hipóteses do monopólio são: a) O setor é constituído de uma única firma; b) A firma produz um produto para o qual não existe substituto próximo; c) Existe concorrência entre os consumidores; d) As barreiras à entrada de novas firmas ocorre da seguinte maneira: proteção de patentes; alta escala de produção, exigindo um elevado montante de investimentos; controle sobre o fornecimento de matérias-primas chaves; tradição no mercado.

6 3. Concorrência Monopolística (Imperfeita)
Estrutura de mercado em que existe um número elevado de empresas que produzem produtos diferenciados, embora substitutos próximos. Ex: marcas de cigarro, sabonete, refrigerante. Cada empresa tem certo poder sobre preços, dado que os produtos são diferenciados, e o consumidor tem opções de escolha, de acordo com sua preferência. A diferenciação dos produtos ocorre devido a: características físicas do produto; embalagem; promoção de vendas; manutenção; atendimento; pós-venda.

7 4. Oligopólio Tipo de estrutura de mercado que pode ser definido de duas formas: Oligopólio Concentrado: pequeno número de empresas no setor: ex: industria automobilística; transporte aéreo, rodoviário. Oligopólio Competitivo: um pequeno número de empresas domina um setor com muitas empresas. Ex: Nestlé, Coca-Cola, Ambev, Pão de Açucar, Carrefour. O oligopólio ocorre basicamente devido à existência de barreiras à entrada de novas empresas.

8 Tipos de oligopólio Oligopólio com produto homogêneo (alumínio, cimento) Oligopólio com produto diferenciado (automóveis) Formas de atuação das empresas oligopolistas Concorrem entre si, via guerra de preços ou promoções; Formam cartéis (conluios, trustes). Cartel é uma organização (formal ou informal) de produtores dentro de um setor, que determina a política para todas as empresas do cartel. O cartel fixa preços e a repartição (cota) do mercado entre empresas.


Carregar ppt "Estrutura de Mercado Prof. Me. Diego Ferber."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google