A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bibliografia: VASCONCELOS, M. A. S. & GARCIA, M. E

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bibliografia: VASCONCELOS, M. A. S. & GARCIA, M. E"— Transcrição da apresentação:

1 Estruturas de Mercado: concorrência perfeita, concorrência monopolista, monopólio, e oligopólio
Bibliografia: VASCONCELOS, M.A.S. & GARCIA, M.E. Fundamentos de Economia. São Paulo: Editora Saraiva Cap 7

2 Estruturas de Mercado: principais conceitos e aplicações
Principais estruturas de Mercado: Grau de concorrência diminui Concorrência monopolista Concorrência Perfeita Monopólio Oligopólio Grau de concorrência aumenta

3 Estruturas de Mercado: principais conceitos e aplicações
As estruturas de mercado dependem essencialmente de três características: Número de empresas (fornecedores) e consumidores (vendedores) que compõem o mercado; Tipo de produto (grau de diferenciação); Existência de barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado. 3

4 Concorrência Perfeita
Mercado competitivo (em concorrência perfeita): possui muitos vendedores e compradores, de modo que nenhum comprador ou vendedor individualmente consiga exercer um impacto significativo sobre os preços. Nesse mercado, pressupõe-se que os bens e serviços ofertados sejam todos iguais (qualidade, marca, rótulo, etc.). Não há barreiras de acesso para esse mercado aos novos empresários. As forças da Oferta e da Demanda determina tanto a quantidade vendida quanto o preço de um bem. Como compradores e vendedores em mercados perfeitamente competitivos devem aceitar o preço que o mercado determina, diz-se que são tomadores de preço.

5 Mercado em Concorrência Perfeita :
Estruturas de Mercado: principais conceitos e aplicações Mercados em Concorrência perfeita Mercado em Concorrência Perfeita : Existência de um grande número de vendedores e compradores; O produto transacionado é homogêneo: Há livre mobilidade de empresas no mercado (em termos técnicos isso significa que não existem barreiras para entrada e saída de empresas no mercado). Pleno conhecimento (todos os agentes conhecem todas as condições do mercado todo o tempo). 5


Carregar ppt "Bibliografia: VASCONCELOS, M. A. S. & GARCIA, M. E"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google