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ECONOMIA E MERCADO. UNIDADE I CONCEITOS TEORIAS APLICAÇÃO.

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Apresentação em tema: "ECONOMIA E MERCADO. UNIDADE I CONCEITOS TEORIAS APLICAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

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2 ECONOMIA E MERCADO. UNIDADE I CONCEITOS TEORIAS APLICAÇÃO

3 Conceitos: Economia é uma Ciência Social, que se ocupa do comportamento humano e estuda como as pessoas e as organizações/empresas se empenham na produção, troca e consumo de bens e serviços.

4 CONCEITO. Economia é a ciência que trata da administração eficiente de recursos escassos com vista à satisfação dos ilimitados desejos e necessidades humanas.

5 OBJETIVO DA CIÊNCIA ECONÔMICA O maior objetivo da ciência econômica é o de analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida. Estudo da escassez dos recursos.

6 DIVISÃO DA ECONOMIA: Microeconomia e Macroeconomia. Microeconomia é um ramo da economia que trata do comportamento das unidades econômicas individuais — consumidores, empresas, trabalhadores e investidores assim como dos mercados formados por essas unidades.

7 DIVISÃO DA ECONOMIA. Macroeconomia é um ramo da economia que trata das variáveis econômicas agregadas, como o nível e a taxa de crescimento do produto nacional, a taxa de juros, o nível de desemprego e a inflação.

8 Questões Centrais da Economia. Que e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?

9 CUSTOS FIXOS E VARIAVEIS. FIXOS – independem do nível de produção da empresa. VARAVEIS – dependem do nível de produção da empresa.

10 MODELOS E ESTRUTURA DE MERCADO. A história da moeda está intimamente ligada à história do dinheiro e das trocas comerciais, especialmente no que diz respeito à passagem de uma economia baseada na troca direta para outra baseada na troca indireta (também chamada de monetária).dinheirotrocas comerciais troca diretatroca indireta

11 A moeda surgiu em diversas civilizações, com diversas formas de representação do valor monetário:o sal, o ouro, a prata. Em uma acepção mais estrita, a palavra moeda refere-se a aparição de pedaços de metal estilizados e cunhados por uma instância governativa.salouroprata A moeda foi criada pelos reis da Espanha.

12 ESCAMBO. A palavra escambo é utilizada quando existe uma troca de mercadorias ou serviços entre as partes envolvidas sem a utilização do dinheiro.

13 ESCAMBO. Essa pratica era muito comum no Brasil colônia, principalmente na exploração do pau-brasil, onde os portugueses davam espelhos, chocalhos, pentes, aos indígenas, estes por sua vez deveriam cortar as árvores de pau-brasil e carregar os troncos até as caravelas portuguesas.

14 O DINHEIRO. O dinheiro(moeda), surgiu então para facilitar essas trocas.Suas funções também se diversificaram: a moeda permitiu contar, pagar e poupar, mas também expressar o preço dos bens e o valor dos serviços, além de saldar dívidas.

15 ESTRUTURA DE MERCADO. MERCADO: Designa-se por mercado o local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. agentes econômicos

16 MERCADO /CLASSIFICAÇÃO Os economistas classificam os mercados da seguinte forma: CONCORRÊNCIA PERFEITA CONCORRÊNCIA IMPERFEITA

17 CONCORRÊNCIA PERFEITA. Trata-se de um mercado caracterizado pelos seguintes fatores: a) Existência de um grande número de pequenos vendedores e compradores; b) O produto transacionado é homogêneo; c) Há livre entrada e saída de empresas no mercado;

18 CONCORRÊNCIA PERFEITA. d) Perfeita transparência, ou seja, perfeito conhecimento pelos compradores e vendedores, de tudo o que ocorre no mercado; e) Perfeita mobilidade dos recursos produtivos

19 CONCORRÊNCIA IMPERFEITA Refere-se a uma situação de mercado onde existe pelo menos uma empresa ou consumidor com o poder de influenciar o preço do produto ou serviço.

20 Tipos e Mercado de Concorrência imperfeita. Monopólio :O monopólio caracteriza-se quando uma única empresa produz determinado bem, não existindo nenhum bem substituto próximo.

21 Tipos e Mercado de Concorrência imperfeita. Oligopólio:Designa-se por oligopólio a situação de um mercado com um número reduzido de empresas, de tal forma que cada uma tem que considerar os comportamentos e as reações das outras quando toma decisões de mercado.

22 Tipos e Mercado de Concorrência imperfeita. Concorrência Monopolística: Situação de mercado entre a concorrência perfeita e o oligopólio - e que, na prática, corresponde à grande maioria das situações reais. Caracteriza-se sobretudo pela possibilidade de os vendedores influenciarem a procura e os preços por vários meios (diferenciação de produtos, publicidade, localização.

23 Lei da Oferta e Procura. Lei da Oferta e Procura, também chamada de Lei da Oferta e da Demanda, é a lei que estabelece a relação entre a demanda de um produto - isto é, a procura - e a quantidade que é oferecida, a oferta.oferta

24 Lei da Oferta e Procura. A partir dela, é possível descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função de quantidades e preços. Nos períodos em que a oferta de um determinado produto excede muito à procura, seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais a demanda passa a superar a oferta, a tendência é o aumento do preço. demanda

25 Quando a Oferta é Maior do que a Demanda Existem mais pessoas vendendo do que comprando. O resultado disso é um excedente de produtos no mercado, sem compradores. Temos deflação. Os preços caem pois todos querem vender e estão competindo entre si pelo cliente.

26 Quando a Oferta é Menor do que a Demanda Existem mais pessoas comprando do que vendedores. O resultado disso é a falta de produtos no mercado. Temos inflação. Os preços sobem pois os consumidores estão disputando entre si a aquisição de bens e produtos que estão ‘em falta’ no mercado.

27 Alguns elementos a serem considerados na escolha de um produto. Os desejos e necessidades das pessoas; O poder de compra; A disponibilidade dos serviços - concorrência; Existência de produtos complementares ou substitutos; A capacidade das empresas de produzirem determinadas mercadorias com o nível tecnológico desejado.

28 SISTEMA ECONÔMICO CONCEITOS E CLASSIFICAÇÃO

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30 CONCEITOS. a) SISTEMA ECONÔMICO – È a forma de como a sociedade organiza sua produção, distribuição e consumo de bens e serviços para que seja alcançado o maior nível de bem estar. As sociedades não escolhem o seu sistema econômico, ele é fruto de um processo histórico, de lutas, guerras e disputas, que decidem a política e organização de uma sociedade.

31 CONCEITOS. b)MERCADO: Local onde os agentes econômicos encontram-se para troca de bens e serviços. c) PREÇO: Expressão monetária de valor de um bem transacionado no mercado.

32 CONCEITOS. MODALIDADES DE PREÇO.  PREÇO MINIMO: cobre os custos;  PREÇO DE PENETRAÇÃO: mais baixo que a concorrência.  PREÇO DE PARIDADE: média da concorrência.  PREÇO PRÊMIO: maior que a concorrência.

33 CONCEITOS. d)LUCRO: É o indicador máximo de desempenho de uma empresa, trata-se do retorno positivo de um investimento. e)CUSTOS: São as despesas do dia a dia que ocorrem independentemente de haver faturamento.

34 CONCEITOS. f)INVESTIMENTO: São recursos destinados a compra de máquinas, equipamentos, instalações e ou reformas para ampliação da empresa. g) PLANEJAMENTO: È um processo contínuo que exige conhecimento do futuro, antes de se tomar qualquer decisão.

35 h) Finanças Públicas: È um ramo da ciência econômica que trata dos gastos do setor público e das formas de financiamento das mesmas, ou seja captação, gestão e gastos. i) TRIBUTAÇÃO: São formas de impostos, taxas, contribuições sociais que podem ser de forma direta ou indireta. CONCEITOS.

36 SISTEMA CAPITALISTA ECONOMIA SOCIALISTA ECONOMIA MISTA Classificação.

37 SISTEMA CAPITALISTA Sistema baseado nas propriedades privadas, cuja visão é o lucro, ou seja acumulo de capital e riqueza, onde predomina a concorrência livre.

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40 SISTEMA SOCIALISTA. Sistema onde as decisões econômicas são determinadas por órgãos de planejamento do governo. REPÚBLICA DA CHINA.

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44 ECONOMIA MISTA. Forma de economia que combina dois ou mais modelos de sistema onde participam o setor público e o privado. Ásia, Coreia,Cuba.

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48 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL!

49 A Revolução Industrial é um divisor de águas na história e quase todos os aspectos da vida cotidiana da época foram influenciados de alguma forma por esse processo. Em particular, a renda média e a população começaram a experimentar um crescimento sustentado sem precedentes históricos.

50 Revolução Industrial foi a transição para novos processos de manufatura,esta transformação incluiu a transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, a fabricação de novos produtos químicos, novos processos de produção,desenvolvimento das máquinas e ferramentas.manufaturaartesanaismáquinas e ferramentas

51 O MOTOR A VAPOR ALIMENTADO POR CARVÃO.

52 VISÃO HISTÓRICA. Iniciada no Reino Unido, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.Reino Unidoséculo XIX A era da agricultura foi sendo superada e novas relações se estabeleceram entre capital e trabalho.relações uma série de invenções, tais como o motor a vapor, surgimento da industria, crescimento do comércio.motor a vapor Inserção da mulher na atividade econômica.

53 VISÃO ECONÔMICA A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado com o uso das máquinas. Até o final do século XVIII a maioria da população européia vivia no campo e produzia o que consumia de maneira artesanal. O capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente.capitalismo Maximização do lucro da riqueza e do poder.

54 Desenvolvimento científico Instituição bancárias Operações financeiras Créditos para a indústria em orma de empréstimos Crescimento do comércio

55 ETAPAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. A Primeira etapa da Revolução Industrial Entre 1760 a 1860, ficou limitada, primeiramente, à Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução.

56 A segunda etapa ocorreu no período de 1860 a 1900, ao contrário da primeira fase, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. O emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período.

57 A Terceira Etapa é considerada por alguns historiadores pelos avanços tecnológicos do século XX e XXI. O computador, o fax, a engenharia genética, a biodiversidade, o celular, internet, seriam algumas das inovações da época.

58 CAPITALISMO. O capitalismo é um sistema econômica em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. propriedade privada Decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo.ofertademandapreço Para Marx, o capitalismo seria um produto da Revolução Industrial e não sua causa

59 Tipos de Capitalismo. Capitalismo Financeiro. Capitalismo Financeiro Corresponde a um tipo de economia capitalista em que o grande comércio e a grande indústria são controlados pelo poderio econômico dos bancos comerciais e outras instituições financeiras.

60 Juntamente com o capitalismo financeiro, surgiu o capitalismo industrial, que é quando as empresas evoluíram de manufatureiras para mecanizadas. Outro tipo foi o capitalismo informacional, que tem a tecnologia de informação como o paradigma das mudanças sociais que reestruturaram o modo de produção capitalista.

61 capitalismo comercial, marcado pela busca de riquezas por parte da burguesia e nobreza durante a expansão marítima, nos séculos XV e XVI e que impera até os dias atuais.

62 Material enviado pelo e-mail da turma. Obrigada. Nailde


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