A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRUTURAS DO MERCADO DE FATORES DE PRODUÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRUTURAS DO MERCADO DE FATORES DE PRODUÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRUTURAS DO MERCADO DE FATORES DE PRODUÇÃO
Conceitos importantes para a análise das estruturas de mercado

2 O Mercado de Fatores Também Apresenta Diferentes Estruturas:
Concorrência Perfeita no mercado de fatores; Monopsônio; Oligopsônio; Monopólio bilateral;

3 Concorrência Perfeita no Mercado de Fatores
Existe oferta abundante do fator de produção; Preço do fator constante; Grande número de ofertantes; Grande número de demandantes; Não existe condições dos produtores fixarem preços – são tomadores de preços.

4 Monopsônio Há somente um comprador que domina o mercado;
Muitos vendedores dos serviços dos insumos; Poder de determinação de preço de compra. Prevalece sobretudo no mercado de trabalho.

5 Oligopsônio Existem poucos compradores que dominam o mercado;
Existem muitos vendedores; Poder de determinar os preços de compra dos insumos.

6 Monopólio Bilateral Existe um monopsonista e um monopolista que se defrontam no mercado – um único comprador e um único vendedor; Monopolista deseja vender certa quantidade de produto por um preço, o mais elevado possível; Monopsonista deseja comprar a mesma quantidade por um preço diferente do oferecido pelo monopolista, um preço mais baixo. Com posições conflitantes de agentes econômicos que dominam um a oferta e o outro a demanda, é preciso haver negociação para definição do preço – o poder de barganha neste caso tem um peso fundamental.

7 Truste Reunião de empresas que perdem seu poder individual e o submetem ao controle de um conselho de trustes. Existe uma nova empresa, com poder maior de influência no mercado. Em geral estas organizações formam monopólios. O temor de que os trustes adquirissem grande poder e impusessem monopólios fez com que a maioria dos países adotassem leis antitrustes.

8 Holding Forma de organização de empresas que surge depois que os trustes são considerados ilegais. Consiste no agrupamento de grandes sociedades anônimas – há a compra das ações de empresas S/A por uma terceira empresa constituida exclusivamente para administrá-las. A ação das holdings no mercado é semelhante a dos trustes – possuem poder de monopólio expressivo. Uma holding é formada geralmente para facilitar o controle de atividades de um setor.

9 Dumping Prática comercial que consiste em vender um produto ou serviço por um preço abaixo dos praticados no mercado para eliminar a concorrência e conquistar a clientela. É proibida por lei tanto no mercado interno quanto no mercado internacional. No mercado interno o dumping se concretiza ao se vender um produto ou serviço abaixo do seu preço de custo. No mercado internacional pratica-se dumping ao se vender um produto ou serviço por preço inferior ao cobrado para os consumidores do país de origem.


Carregar ppt "ESTRUTURAS DO MERCADO DE FATORES DE PRODUÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google