Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEugénio de Mendonça Alcaide Alterado mais de 6 anos atrás
1
ESTRUTURAS DO MERCADO DE FATORES DE PRODUÇÃO
Conceitos importantes para a análise das estruturas de mercado
2
O Mercado de Fatores Também Apresenta Diferentes Estruturas:
Concorrência Perfeita no mercado de fatores; Monopsônio; Oligopsônio; Monopólio bilateral;
3
Concorrência Perfeita no Mercado de Fatores
Existe oferta abundante do fator de produção; Preço do fator constante; Grande número de ofertantes; Grande número de demandantes; Não existe condições dos produtores fixarem preços – são tomadores de preços.
4
Monopsônio Há somente um comprador que domina o mercado;
Muitos vendedores dos serviços dos insumos; Poder de determinação de preço de compra. Prevalece sobretudo no mercado de trabalho.
5
Oligopsônio Existem poucos compradores que dominam o mercado;
Existem muitos vendedores; Poder de determinar os preços de compra dos insumos.
6
Monopólio Bilateral Existe um monopsonista e um monopolista que se defrontam no mercado – um único comprador e um único vendedor; Monopolista deseja vender certa quantidade de produto por um preço, o mais elevado possível; Monopsonista deseja comprar a mesma quantidade por um preço diferente do oferecido pelo monopolista, um preço mais baixo. Com posições conflitantes de agentes econômicos que dominam um a oferta e o outro a demanda, é preciso haver negociação para definição do preço – o poder de barganha neste caso tem um peso fundamental.
7
Truste Reunião de empresas que perdem seu poder individual e o submetem ao controle de um conselho de trustes. Existe uma nova empresa, com poder maior de influência no mercado. Em geral estas organizações formam monopólios. O temor de que os trustes adquirissem grande poder e impusessem monopólios fez com que a maioria dos países adotassem leis antitrustes.
8
Holding Forma de organização de empresas que surge depois que os trustes são considerados ilegais. Consiste no agrupamento de grandes sociedades anônimas – há a compra das ações de empresas S/A por uma terceira empresa constituida exclusivamente para administrá-las. A ação das holdings no mercado é semelhante a dos trustes – possuem poder de monopólio expressivo. Uma holding é formada geralmente para facilitar o controle de atividades de um setor.
9
Dumping Prática comercial que consiste em vender um produto ou serviço por um preço abaixo dos praticados no mercado para eliminar a concorrência e conquistar a clientela. É proibida por lei tanto no mercado interno quanto no mercado internacional. No mercado interno o dumping se concretiza ao se vender um produto ou serviço abaixo do seu preço de custo. No mercado internacional pratica-se dumping ao se vender um produto ou serviço por preço inferior ao cobrado para os consumidores do país de origem.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.