A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Grande Indústria Moderna  Indústrias de base, de capital e de bens de consumo duráveis  Grandes parques industriais  Combustão como matriz energética.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Grande Indústria Moderna  Indústrias de base, de capital e de bens de consumo duráveis  Grandes parques industriais  Combustão como matriz energética."— Transcrição da apresentação:

1

2 A Grande Indústria Moderna  Indústrias de base, de capital e de bens de consumo duráveis  Grandes parques industriais  Combustão como matriz energética

3 Solucionando a Crise...  1932 era eleito o presidente Roosevelt introduzindo um "novo curso" na administração do país (New Deal) com o Keynesianismo:  Controle do governo sobre a produção: estabelecendo a quantidade à ser produzida, preço dos produtos e salários.  Investimento em obras públicas: absorviam a mão-de-obra ociosa.  O movimento operário cresce consideravelmente: em seis anos, de 1934 a 1940, oito milhões de trabalhadores estiveram em greve.  Congresso aprova uma lei que reconhecia o direito de associação dos trabalhadores e de celebração de contratos coletivos de trabalho.

4 Fatores Importantes da Segunda Revolução Industrial  Capitalismo Monopolista e Financeiro  Apoio do Estado:  investimento em infra-estrutura e transportes  instalação de indústrias (associação entre Estado e capital privado)  Transformação na produção com as inovações técnicas:  Conversão do ferro em aço  Novas fontes de energia: eletricidade e petróleo  Máquinas com maior potência energética  Aumento da produção  Inovações nos transportes: trens elétricos, navios a óleo diesel e automóveis  Inovações nas telecomunicações  Aumento da necessidade de matérias primas (petróleo, borracha, alumínio...)

5 As Transformações...  Surgimento de grandes complexos industriais e financeiros  Aumento do custo de máquinas e fábricas;  Exigência de maior organização técnica; laboratórios, serviços de venda, propaganda, transporte;  Grande concorrência exigia produção a baixo custo;  Concentração da produção nas mãos da alta burguesia;  Protecionismo alfandegário;

6 Capitalismo Industrial X Capitalismo Financeiro ou Monopolista  Final do século XIX  Alemanha / EUA / Japão  Controle dos bancos e instituições financeiras (empréstimos e ações) sobre a indústria e o comércio  Criação do mercado especulativo  Formação de grandes empresas devido à concentração do capital  Controle do mercado pelas grandes empresas  Monopólios: limitaram a livre- concorrência e as pequenas e médias empresas  Segunda metade do Século XVIII  Inglaterra / França / Bélgica / Holanda  Livre concorrência entre as empresas e países  Predomínio da indústria sobre o comércio e as finanças

7 Crítica da questão do tecnicismo na sociedade moderna

8 Taylorismo e o Controle da Produção  Padronização fabril  Planejamento visando o aumento da produtividade (tecnicismo)  Aceleração dos processos produtivos  Racionalização temporal do ato fabril  Sistematização no treinamento de trabalhadores  Verticalização e hierarquização do trabalho

9 Time is Money!!!

10 O Fordismo e a linha de montagem  Sociedade industrial: mercados em escala nacional  Produção em massa e seriada com base no sistema de linha de montagem  Capacitação e especialização do trabalho  Verticalização produtiva  Padronização fabril (Taylorismo)

11 Cartel  Associação entre empresas do mesmo ramo de produção com objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrência.  As partes entram em acordo sobre o preço, que é uniformizado geralmente em nível alto, e quotas de produção são fixadas para as empresas membro.  No seu sentido pleno, os cartéis começaram na Alemanha no século XIX e tiveram seu apogeu no período entre as guerras mundiais.  Os cartéis prejudicam a economia por impedir o acesso do consumidor à livre-concorrência e beneficiar empresas não- rentáveis. Tendem a durar pouco devido ao conflito de interesses.

12 HOLDING  Forma de organização de empresas que surge depois de os trustes serem postos na ilegalidade. Consiste no agrupamento de grandes sociedades anônimas.  Sociedade anônima é uma designação dada às empresas que abrem seu capital e emitem ações que são negociadas em bolsa de valores.  Neste caso, a maioria das ações de cada uma delas é controlada por uma única empresa, a holding.  A ação das holdings no mercado é semelhante a dos trustes. Uma holding geralmente é formada para facilitar o controle das atividades em um setor. Se ela tiver empresas que atuem nos diversos setores de um mercado como o da produção de eletrodomésticos, por exemplo, abocanha gordas fatias desse mercado e adquire condições de dominar seu funcionamento.

13 Truste  Reunião de empresas que perdem seu poder individual e o submetem ao controle de um conselho de trustes.  Surge uma nova empresa com poder maior de influência sobre o mercado. Geralmente tais organizações formam monopólios.  Os trustes surgiram em 1882 nos EUA, e o temor de que adquirissem poder muito grande e impusessem monopólios muito extensos fez com que logo fossem adotadas leis antitrustes, como a Lei Sherman, aprovada pelos norte-americanos em 1890

14


Carregar ppt "A Grande Indústria Moderna  Indústrias de base, de capital e de bens de consumo duráveis  Grandes parques industriais  Combustão como matriz energética."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google