A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRICO DA INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRICO DA INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRICO DA INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL

2 O Brasil é considerado um país emergente ou em desenvolvimento
O Brasil é considerado um país emergente ou em desenvolvimento. Apesar disso, está quase um século atrasado industrialmente e tecnologicamente em relação às nações que ingressaram no processo de industrialização no momento em que a Primeira Revolução Industrial entrou em vigor Desta forma a industrialização no Brasil pode ser dividida em quatro períodos principais: o primeiro período, de 1500 a 1808, chamado de "Proibição"; o segundo período, de 1808 a 1930, chamado de "Implantação"; o terceiro período, de a 1956, conhecido como fase da Revolução Industrial Brasileira, e o quarto período, após 1956, chamado de fase da internacionalização da economia brasileira.

3 Primeiro período (1500 - 1808): proibição
Neste período não era permitido instalação de indústrias no Brasil para não haver concorrência com os produtos vindos de Portugal. Em 5 de janeiro de 1785, D. Maria I assinou um alvará, extinguindo todas as manufaturas têxteis da colônia, exceto a dos panos grossos para uso dos escravos e trabalhadores.

4 Segundo período (1808 - 1930): implantação
Em 1808 chegando ao Brasil a família real portuguesa, D. João VI revogou o alvará emitido por D. Maria I e abriu os portos ao comércio exterior. Como forma de proteger as pequenas indústrias que aqui surgiam, várias tarifas de importação foram fixadas, com destaque para o Ministro da Fazenda Manuel Alves Branco que decretou uma lei em 1844 (Lei Alves Branco) que ampliava as taxas de importação para 20% sobre produtos sem similar nacional e 60% sobre aqueles com similar nacional. O setor que mais cresceu foi o têxtil,

5 Terceiro período (1930-1956): a "revolução industrial"
Estimulado por várias crises anteriores (crise do café, queda da Bolsa de Valores, Guerras Mundiais). Destaca-se neste período o governo de Getúlio Vargas que adotou uma política industrializante. Vargas investiu forte na criação da infraestrutura industrial: indústria de base e energia. Destacando-se a criação de: Conselho Nacional do Petróleo (1938) Companhia Siderúrgica Nacional (1941) Companhia Vale do Rio Doce (1943) Companhia Hidrelétrica do São Francisco (1945)

6 Quarto período (1956-Atualmente):"internacionalização"
Importante papel do governo de Juscelino Kubitschek, Entrada de capital(recursos financeiros) externo. Nesse período teve início em maior escala a internacionalização da economia brasileira, através das multinacionais. Houve grande expansão da indústria de bens de consumo não-duráveis e duráveis com a produção inclusive de artigos sofisticados. (automóveis e eletrodomésticos)


Carregar ppt "HISTÓRICO DA INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google