A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Www.sistemacpv.com.br 1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Www.sistemacpv.com.br 1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA."— Transcrição da apresentação:

1 www.sistemacpv.com.br 1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA

2 Ciências Humanas e suas Tecnologias 2 Geografia Capítulo 28 AULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br Índice Globalização Empresas transnacionais Sistema financeiro mundial Bolsa e capital especulativo G8 e G20

3 Ciências Humanas e suas Tecnologias 3 Geografia Capítulo 28 AULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br Globalização Globalização é a fase atual de expansão do capitalismo financeiro e monopolista no espaço mundial, num processo que marca a nova ordem econômica mundial, especialmente a partir da década de 1990. A globalização caracteriza-se pela aceleração da velocidade dos fluxos de capital, mercadorias, pessoas e informações no mundo, em decorrência da inovação científica e tecnológica nas áreas de informática, telecomunicações e transportes, de modo que os lugares, por mais distantes que sejam uns dos outros, estão cada vez mais interdependentes. A partir da década de 1990, ampliou-se a utilização da telefonia celular e da internet telefones, porém de forma socialmente desigual. Nos países subdesenvolvidos, parte da população sofre com a exclusão digital

4 Ciências Humanas e suas Tecnologias 4 Geografia Capítulo 28 AULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br as empresas transnacionais As transnacionais, atores principais no processo de globalização, controlam e atuam nos principais setores da economia mundial: finanças, indústria, agronegócios, mineração, serviços, comércio e entretenimento (cinema, vídeo, música e televisão). As matrizes das transnacionais localizam-se principalmente nos países desenvolvidos e em alguns emergentes. Os países com maior número de transnacionais são os desenvolvidos, com liderança dos Estados Unidos. A expansão das transnacionais pelo mundo explica parte da industrialização de alguns países subdesenvolvidos emergentes (mercados em expansão), os chamados NIPs (Novos Países Industrializados), como é o caso de: Brasil, México, Argentina, África do Sul, Índia, Coreia do Sul, Malásia, Indonésia, entre muitos outros. Vantagens dos países subdesenvolvidos para transnacionais: mão de obra barata, incentivos fiscais, matéria-prima e energia a baixo custo, mercados consumidores internos em expansão e facilidades para exportação.

5 Ciências Humanas e suas Tecnologias 5 Geografia Capítulo 28 AULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br Sistema financeiro mundial As finanças em escala global são lideradas por grandes bancos, instituições e Bolsas de Valores, em sua maioria situados nos países desenvolvidos, que estão no centro do sistema capitalista. Organismos como o FMI e o Banco Mundial, ambos com sede em Washington (EUA), são responsáveis pela regulação do sistema financeiro mundial. Bolsas e capital especulativo Principalmente a partir da década de 1990, com a globalização em curso, ampliaram-se os fluxos de capital especulativo no sistema financeiro internacional. Enormes somas de capitais deslocam-se de um lugar para o outro do mundo, num tempo quase instantâneo. Essa volatilidade dos capitais especulativos é um dos principais motivos de instabilidade nos países emergentes, quando os recursos são retirados de forma muito rápida e sem formas de controle rígido pelos governos nacionais.

6 Ciências Humanas e suas Tecnologias 6 Geografia Capítulo 28 AULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br G8 O G8 (Grupo dos Oito) reúne os sete países capitalistas desenvolvidos com maior PIB do planeta somados a um país emergente: a Rússia. O grupo foi criado em 1975 e vem realizando reuniões anuais dos presidentes e primeiros ministros para debater os rumos da economia mundial e questões geopolíticas. O grupo é integrado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Canadá e Rússia, convidada a participar na década de 1990 em vista de seu poderio geopolítico e militar. G20 (Grandes Economias ou Finanças) O grupo G20, foi criado com a finalidade de discutir o sistema financeiro e tomar medidas para garantir a sua estabilidade e prevenir crises. O grupo é formado pelos 19 países com os maiores PIB’s do mundo + União Europeia enquanto bloco econômico.


Carregar ppt "Www.sistemacpv.com.br 1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google