A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA."— Transcrição da apresentação:

1 www.sistemacpv.com.br 1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA

2 Ciências Humanas e suas Tecnologias 2 Geografia Capítulo 26 AULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br Índice Guerra fria Surgimento das superpotências Alianças militares Crise no bloco socialista

3 Ciências Humanas e suas Tecnologias 3 Geografia Capítulo 26 AULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br Guerra Fria e Crise no Bloco Socialista O Surgimento das Superpotências A guerra terminou em 1945, com o ataque dos EUA ao Japão. Posteriormente, dois países ganhadores do conflito consolidaram-se como superpotências: os Estados Unidos e a União Soviética. Apesar de aliados durante a guerra, soviéticos e americanos começaram a disputar poder, uma vez que defendiam sistemas socioeconômicos e políticos díspares: os Estados Unidos como potência capitalista e a União Soviética como potência socialista. O mundo passou a ter dois principais polos de poder, configurando uma ordem bipolar. As relações entre os Estados Unidos e a União Soviética foram regidas pela Guerra Fria, uma disputa estratégica que se caracterizou pelo desenvolvimento de armamentos cada vez mais sofisticados e pela determinação de áreas de influência. A corrida aeroespacial entre a União Soviética e os Estados Unidos também foi acirrada, caracterizando-se por grandes investimentos no domínio das tecnologias de lançamento de satélites, ônibus espaciais e estações orbitais.

4 Ciências Humanas e suas Tecnologias 4 Geografia Capítulo 26 AULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br As Alianças Militares e Econômicas Estados Unidos e União Soviética estruturaram uma política de alianças militares com seus aliados, dando origem a organismos geopolíticos e militares. OTAN — Organização do Tratado do Atlântico Norte — criada em 1949, liderada pelos EUA e tendo como parceiros o Canadá, a maioria dos países capitalistas da Europa e a Turquia, tinha como objetivo defender os países capitalistas contra um possível ataque dos países socialistas, liderados pela URSS. Pacto de Varsóvia — criado em 1955, em resposta à OTAN, liderado pela União Soviética e pelos países socialistas europeus. Na esfera econômica, os EUA contribuíram para a reconstrução da Europa Ocidental do pós-guerra por meio do Plano Marshall. Para o Japão foi desenvolvido o Plano Colombo. Em contrapartida, a URSS desenvolveu a cooperação econômica com os países do Leste Europeu por meio do Comecom — Conselho de Ajuda Econômica Mútua.

5 Ciências Humanas e suas Tecnologias 5 Geografia Capítulo 26 AULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br A crise no bloco socialista A Guerra Fria perdeu força no final da década de 1980, dando lugar a uma crise social, política e econômica que atingiu os países socialistas. Em 1985, ascendeu ao poder na União Soviética o líder Mikhail Gorbachev, que promoveu mudanças importantes no país, por meio da perestroika e da glasnost. perestroika (reestruturação) era um conjunto de reformas com o objetivo de modernizar a economia soviética, permitindo inclusive a entrada de multinacionais. glasnost (transparência) era um conjunto de medidas que visavam garantir a abertura democrática, inclusive com maior liberdade de expressão e imprensa Os governos socialistas pró soviéticos, um após o outro, entraram em crise e caíram. No final dos anos 80 e início dos anos 90, a crise agravou-se na União Soviética, que era formada por 15 repúblicas com diferentes características étnicas e religiosas. As repúblicas bálticas (Lituânia, Estônia e Letônia) foram as primeiras a declarar-se independentes.

6 Ciências Humanas e suas Tecnologias 6 Geografia Capítulo 26 AULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br Com a fragmentação soviética, a ordem bipolar chegou ao fim. O Pacto de Varsóvia foi extinto. A OTAN teve que mudar de estratégia, passando a focar outros problemas, como os conflitos regionais e o terrorismo, além de avançar para o Leste Europeu com a adesão da Polônia, República Tcheca, Hungria, Eslováquia, Eslovênia, Romênia, Bulgária, Estônia, Letônia e Lituânia.


Carregar ppt "1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google