A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL HISTÓRIA 29. A Segunda Revolução Industrial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL HISTÓRIA 29. A Segunda Revolução Industrial."— Transcrição da apresentação:

1 www.sistemacpv.com.br 1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL HISTÓRIA 29. A Segunda Revolução Industrial

2 Ciências Humanas e suas TecnologiasAULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br 2 História Capítulo 29 A Segunda Revolução Industrial Índice A Linha de Montagem (FORD) Mudanças na Estrutura Econômico-Financeira A Revolução Industrial fora da Inglaterra

3 Ciências Humanas e suas TecnologiasAULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br 3 História Capítulo 29 A Segunda Revolução Industrial Por volta de 1860, a Revolução Industrial assumiu feições novas, tão diferentes de seus aspectos anteriores que podemos falar numa Segunda Revolução Industrial, que pode ser dividida em dois períodos: · Primeira (entre 1860 e 1908), que se caracteriza pela: — invenção do processo Bessemer (transformação do ferro fundido em aço), em 1856; — desenvolvimento do dínamo (1873) — invenção do motor a combustão interna (1876). Essa fase caracteriza-se pela introdução crescente do maquinismo e pela criação de grandes complexos industriais. Data dessa fase a expansão da Revolução Industrial à Europa Central e Ocidental e à América. · Segundo (entre 1908 e 1945), que se caracteriza pela introdução do novo processo de fabricação, criado por Henry Ford e conhecido como linha de montagem. Durante a segunda fase, houve um desenvolvimento extraordinário das comunicações sob todas as suas formas: transportes (estradas de ferro, navios a vapor e automóveis), comunicações (telefone, rádio e televisão).

4 Ciências Humanas e suas TecnologiasAULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br 4 História Capítulo 29 A Segunda Revolução Industrial Na segunda metade do século XIX, a Revolução Industrial deixou de ficar restrita à Inglaterra, expandindo-se para a Bélgica, França, Alemanha, Itália, Rússia e Estados Unidos. Foi um período de profundas transformações: · mudanças na organização econômica, com o surgimento de sociedades bancárias mais poderosas, que passaram a controlar o crédito, interferindo no desenvolvimento do setor industrial; · aparecimento das novas estruturas de empresas, com o surgimento das sociedade por ações (que eram negociadas nas bolsas de valores) e o fortalecimento do capital financeiro, cuja tendência era unir-se ao capital industrial; · inovações nas fontes de energia, como a petrolífera e elétrica (permitindo, entre 1868 e 1880, a criação do motor a explosão interna e o desenvolvimento do automóvel e, mais tarde, da aviação).

5 Ciências Humanas e suas TecnologiasAULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br 5 História Capítulo 29 A Segunda Revolução Industrial Também foi um período de muitas inovações técnicas e novos inventos: · desenvolvimento das indústrias química e metalúrgica: corantes, graxas, combustíveis, explosivos, fotografia, melhoria na produção do aço, alumínio etc; · tecnologia traz conforto aos lares: máquina de costura, fogão a gás; · melhoria e novos inventos nas comunicações, como telégrafo elétrico, cabo submarino, telefone, rádio, ferrovias, navio a vapor, trens metropolitanos (o primeiro em Londres, em 1860); · outras invenções: cilindro rotativo de imprensa, ascensor hidráulico, concreto armado, dinamite, dínamo, carabina de repetição, fonógrafo, lâmpada elétrica, cinematógrafo, turbina a vapor, submarino etc.

6 Ciências Humanas e suas TecnologiasAULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br 6 História Capítulo 29 A Segunda Revolução Industrial Processo Bessemer, de transformação do ferro fundido em aço (1856). Motor a combustão interna (1876).

7 Ciências Humanas e suas TecnologiasAULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br 7 História Capítulo 29 A Segunda Revolução Industrial A Segunda Revolução Industrial foi a era da concentração industrial, formando vários tipos de agrupamentos industriais, com: · concentração horizontal: fabricantes de um mesmo produto se agrupam sob uma mesma direção; · concentração vertical: empresas complementares se unem para a produção de uma determinada linha de artigos. Tipos mais usuais de concentração industrial ou econômica: · truste: fusão de empresas do mesmo ramo; · holding: associação que detém o controle acionário de diversas empresas, que funcionam coordenadamente; · cartel: associação de empresas do mesmo ramo, que estabelecem normas rígidas sobre as condições de venda, prazo de pagamento, qualidade dos produtos e divisão do mercado entre as participantes (visa evitar a criação de novos concorrentes).

8 Ciências Humanas e suas TecnologiasAULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br 8 História Capítulo 29 A Segunda Revolução Industrial A Segunda Revolução Industrial trouxe nova racionalização e nova divisão internacional do trabalho: · para proporcionar a racionalização, surgiram o Fordismo e o Taylorismo, dividindo e especializando as diversas etapas de se realizar cada trabalho, o que o tornou mais eficiente e deu origem à produção em massa; · as áreas coloniais e os novos países independentes da América Latina (normalmente de clima tropical) ocupam um lugar complementar e periférico, ficando como economias dependentes; · a consequência foi o surgimento do Neocolonialismo.

9 Ciências Humanas e suas TecnologiasAULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br 9 História Capítulo 29 A Segunda Revolução Industrial A LINHA DE MONTAGEM (FORD) Por volta de 1908, a incipiente indústria automobilística enfrentava dois grandes problemas: o da mão de obra especializada e o do alto custo da produção. Henry Ford introduziu, então, um sistema revolucionário, baseado no uso de uma correia transportadora e numa linha de montagem, no qual cada trabalhador executa apenas uma operação altamente padronizada. O sistema Ford, baseado na extrema divisão do trabalho, permitiu resolver os dois problemas que impediam o crescimento da indústria automobilística: · a especialização numa única operação resolveu o problema da mão de obra; · o sistema da linha de montagem resolveu o problema do custo, possibilitou fabricar um automóvel Ford T em 1h33min.

10 Ciências Humanas e suas TecnologiasAULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br 10 História Capítulo 29 A Segunda Revolução Industrial O sistema Ford permitiu resolver os dois problemas que impediam o crescimento da indústria automobilística. A especialização numa operação resolveu o problema da mão de obra; a linha de montagem resolveu o problema do custo: um Ford T era fabricado em 1h33min.

11 Ciências Humanas e suas TecnologiasAULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br 11 História Capítulo 29 A Segunda Revolução Industrial A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL FORA DA INGLATERRA No continente europeu, os progressos foram mais lentos do que na Inglaterra, em geral por falta de capitais, os quais só o grande comércio marítimo podia proporcionar. Por razões estratégicas, como fabricação de uniformes, armas e pólvora — imperativos para a manutenção do poderio militar nacional, a indústria contou com o apoio do Estado. A ajuda oficial e o consequente incremento das exportações eram necessários para sustentar a política externa dos diversos países, mas a participação do Estado, através de concessões de monopólio ou de tarifas alfandegárias protecionistas, nunca foi suficiente para assegurar, por si só, o sucesso dos empreendimentos. Conclusão: A Revolução Industrial criou um mundo mais impessoal, no entanto muito mais eficiente. Além disso, a indústria recebeu a força motriz e modernizou- se; a agricultura se mecanizou, aumentando bastante a produção. Os transportes e as comunicações se desenvolveram rapidamente, encurtando, assim, as distâncias. O Capitalismo estendeu seu domínio a quase todos os ramos de atividades econômicas. Entretanto, a luta pelo mercado consumidor, também atirou as indústrias numa disputa voraz por novos lucros, provocando conflitos.


Carregar ppt "1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL HISTÓRIA 29. A Segunda Revolução Industrial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google