A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O D ESENVOLVIMENTO T ECNOLÓGICO DA I NDÚSTRIA BÉLICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O D ESENVOLVIMENTO T ECNOLÓGICO DA I NDÚSTRIA BÉLICA."— Transcrição da apresentação:

1 O D ESENVOLVIMENTO T ECNOLÓGICO DA I NDÚSTRIA BÉLICA

2 O Q UE É A INDÚSTRIA BÉLICA ? A Expressão Indústria Bélica faz referência a um negocio global destina à produção de armas, equipamento e tecnologia militar, com destaque para armas, munições, mísseis, aviões militares, veículos militares, navios e sistemas eletrônicos. Seu principal setor é atendendo as forças armadas dos países do mundo. Na época da Guerra Fria, as exportações de armas foram utilizadas tanto pela União Soviética quanto pelos Estados Unidos para influenciar suas posições em outros países, especialmente nos países do chamado Terceiro Mundo. Ao mesmo tempo, o desmantelamento do arsenal da antiga União Soviética ajudou a proliferar a tecnologia bélica para outras regiões do planeta. Ainda, estima-se que no mundo todo haja um arsenal de armas de fogo de 639 milhões de unidades, cuja metade está nas mãos de civis e o restante esteja reservado à polícia, o que resulta em uma arma para cada 10 pessoas no mundo. O Brasil aparece como o décimo país entre os maiores produtores de armas.

3 D ADOS DA INDÚSTRIA BÉLICA Cerca de 2,14 trilhões de dólares são gastos na indústria militar todos os anos, cerca de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, embora em 1990 esse gasto tenha correspondido a cerca de 4% do PIB mundial. O comércio internacional de armas em 2004 movimentou mais de 30 bilhões de dólares, embora tenha caído pela metade em 2008. Muitos países industrializados têm uma indústria bélica doméstica que satisfazem suas próprias forças armadas.

4 P RIMEIRA G UERRA M UNDIAL A Primeira Guerra recrutou a ciência, provocando grandes avanços tecnológicos. Era a primeira guerra industrial. Em suas batalhas estrearam os submarinos, os tanques e os aviões de reconhecimento. A artilharia e as trincheiras impediam os avanços dos soldados no campo de batalha. O impasse foi resolvido por uma invenção britânica: o tanque blindado. Os aviões também foi decisivo, graças a eles foi possível detectar a direção do avanço alemão na frente ocidental. Logo depois as aeronaves ganharam câmeras para fotografar os movimentos do inimigo “Tempestade de aço” foi o nome escolhido pelo escritor alemão Ernst Jünge para descrever o que o combatentes sofreram durante quatro anos.

5 A RMAS QUÍMICAS E BIOLÓGICAS O uso de gases mortais teve início durante os conflitos da Primeira Guerra, acelerando a produção de armas químicas e biológicas. Os Gases aterrorizaram os combatentes, que nunca haviam “lutado” contra algo que não se pode tocar. Tomados pelo pânico, cegos ou asfixiados, milhares morreram sub um sofrimento cruel. As armas químicas foram responsáveis cerca de 100 mil mortes e deixou feridos cerca de 1,3 milhão.

6 P RIMEIRO TANQUE BLINDADO

7 S UBMARINO UTILIZADO NA 1 ª G UERRA

8 A VIÃO UTILIZADO NA 1 ª G UERRA


Carregar ppt "O D ESENVOLVIMENTO T ECNOLÓGICO DA I NDÚSTRIA BÉLICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google