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MERCADO DE AÇÕES.

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Apresentação em tema: "MERCADO DE AÇÕES."— Transcrição da apresentação:

1 MERCADO DE AÇÕES

2 MERCADO DE CAPITAIS: É uma relação financeira criada por varias instituições financeiras em condições que permitem aos fornecedores e aos tomadores de fundos de longo prazo, realizar transações.

3 MERCADO DE AÇÕES: É o segmento do mercado de capitais em que ocorre a compra e a venda de participações no capital das sociedades anônimas. É aqui que as empresas captam recursos a um custo inferior ao do mercado financeiro.

4 ESTRUTURA DO MERCADO DE AÇÕES
CVM – COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS; BOLSA DE VALORES; SOCIEDADES CORRETORAS; SOCIEDADES DISTRIBUIDORAS.

5 FONTES DE RECURSOS: Novas inversões de capital por parte dos atuais acionistas; Aumento no Endividamento junto as instituições financeira; Aumento de capital através da procura de novos acionistas.

6 AÇÕES: “Título de renda variável, emitidos por sociedades anônimas.”
“São títulos nominativos negociáveis que representam uma fração do capital social de uma empresa.” “São valores mobiliários negociáveis em bolsas de valores ou no mercado de balcão.”

7 Lei das S/A nº 6404/76 ►Operação Underwhiting;
Autorização: CVM; Órgãos regulamentadores: Bovespa, CVM e o Bacen.

8 TIPOS DE AÇÕES: Ordinárias: Direito a Voto;
Retornos na forma de dividendos; Seus investidores se caracterizam como estrategistas.

9 TIPOS DE AÇÕES: Preferenciais:
Oferecem preferência na distribuição de resultado em caso de liquidação da companhia; Os acionistas preferenciais não tem direito a voto; O perfil dos investidores é o de especuladores.

10 SITUAÇÃO EM QUE OS ACIONISTAS PREFERENCIAIS TERÃO DIREITO A VOTO.
No caso de passarem 3 anos consecutivos sem receberem dividendos; Quando os títulos são conversíveis em ações ordinárias; Quando as ações preferenciais tem direito a voto por força de estipulação, nesse sentido nos próprios estatutos da empresa.

11 FORMAS DE CIRCULAÇÃO DAS AÇÕES :
As ações, quanto à forma de circulação, podem ser: Nominativas, Nominativas Endossáveis e Escriturais. ·Ações Nominativas ·Ações Nominativas Endossáveis ·Ações Escriturais

12 VALOR DAS AÇÕES : O valor da ação, ou seja, seu preço de compra e de venda é determinado tanto pelo mercado, variando em função do desempenho financeiro verificado ou esperado da empresa detentora do capital, assim como da conjuntura econômica doméstica e internacional. Desta forma, pode-se definir, de acordo com o objetivo da análise, os seguintes valores monetários para as ações:

13 1. Valor Nominal - É o valor dado a ação de acordo com o previsto no estatuto social da empresa. distintos. 2. Valor Patrimonial - Refere-se a parcela representativa de cada ação emitida no capital próprio (Patrimônio Líquido) da empresa. VPA = PL/ NAC Sendo: VPA = Valor Patrimonial da Ação/ PL = Patrimônio Líquido/ NAC = Número de Ações Emitidas.

14 3. Valor Intrínseco - Equivale ao valor presente de um fluxo esperado de benefícios de caixa.
4. Valor de Mercado - representa o efetivo preço de negociação da ação. 5. Valor de Liquidação - é determinado quando do encerramento de atividade de uma companhia, indicando quando compete do resultado da liquidação para cada ação emitida. 6. Valor de Emissão - É o preço definido no lançamento de ações em operações de abertura de capital de uma empresa.

15 Mercado Primário. Mercado Secundário. Mercado de Balcão.
NEGOCIAÇÕES COM AÇÕES: Mercado Primário. Mercado Secundário. Mercado de Balcão.

16 RISCO E RETORNO NO MERCADO DE AÇÕES :
Analisar os dois determinantes-chaves do preço das ações: Risco e Retorno. Conceito de Risco: Chance de perda financeira. Conceito de Retorno: Total de ganhos e perdas ocorrido através de um dado período de tempo. Aversão ao Risco: Medo de arriscar, não procuram correr riscos.

17 FIM


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