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Comportamentos Organizacionais
Prof. Wellington Duarte
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EM QUE MUNDO CORPORATIVO VIVEMOS?
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A organização Organização é uma unidade social coordenada de modo consciente, composta por duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua com o intuito de atingir um objetivo comum. Ela se caracteriza por papeis formais que definem e modelam o comportamento de seus membros; (Robbins) A organização é um sistema técnico (potencial: matéria prima, tecnologia e equipamentos) e social (real: relações humanas, valores, cultura) organizados racionalmente visando atingir um determinado objetivo. (Modelo Tavistock);
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É importante compreender que o CO não busca leis válidas universalmente, uma vez que compreende que o comportamento humano é influenciado pelas condições situacionais ou contingenciais.
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“ O homem é um animal amarrado a teias de significado que ele mesmo teceu, sendo a cultura estas teias. Os indivíduos sentem, percebem,raciocinam, julgam e agem sob a direção destes símbolos. A experiência humana é assim uma sensação significativa,interpretada e aprendida”. (Clifford Geertz)
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Quando falamos de pessoas não podemos esquecer que:
As pessoas têm características de personalidade, expectativas, objetivos pessoais, histórias particulares, etc... Nas relações que o homem estabelece com o trabalho devemos considerar os aspectos indivíduo-indivíduo, indivíduo-grupo, indivíduo-organização, grupo-grupo, grupo-organização.
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Objetivos do Estudo do Comportamento Organizacional
Explicação: busca explicar as causas de determinado comportamento realizado. Previsão: seu foco está na previsão de eventos futuros. A partir do estudo atual, se busca imaginar o comportamento em um determinado cenário potencial, possibilitando a antecipação das dificuldades e o controle do comportamento. Controle e modelagem: o controle visa a realização de um comportamento desejável. A modelagem envolve um processo de aprendizagem e de mudanças comportamentais visando o desempenho do comportamento desejável.
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Disciplinas que contribuem para o estudo do comportamento humano nas organizações
Psicologia; Sociologia; Psicologia Social; Antropologia Ciências Políticas
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COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
DISCIPLINAS PSICOLOGIA Busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento dos seres humanos e dos animais. Envolve o estudo da aprendizagem, motivação, personalidade, emoções, percepção, satisfação com o trabalho, eficácia da liderança, avaliação de desempenho, planejamento do trabalho, estresse profissional. SOCIOLOGIA Estuda o sistema social no qual os indivíduos desempenham seus papéis, ou seja, a relação das pessoas entre si. Áreas que receberam mais contribuição da sociologia foram a dinâmica de grupo, o desenho de equipes de trabalho, a cultura organizacional e aspectos como poder, comunicação e conflitos.
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COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
DISCIPLINAS PSICOLOGIA SOCIAL Mistura conceitos da psicologia e sociologia. Seu foco é a influência de um indivíduo sobre o outro. Um dos temas mais investigados é a mudança, entendimento e mudanças de atitudes, padrões de comunicação e a tomada de decisão em grupo. ANTROPOLOGIA Estudo das sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades. Envolve o estudo de valores e atitudes comparativas, cultura organizacional e análise multicultural. CIÊNCIA POLÍTICA Estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político. Estuda, principalmente, conflitos, políticas intra-organizacionais e poder.
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O estudo do Comportamento Organizacional
O C.O. é o estudo sistemático das ações e das atitudes que as pessoas apresentam dentro das organizações; Procura estudar o comportamento (ação) e a atitude das pessoas dentro das organizações; Campos de estudo do comportamento: produtividade (desempenho), rotatividade e cidadania organizacional; Campo de estudo da atitude: satisfação e motivação no trabalho (relação homem/trabalho)
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Chefe ou Líder?
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Habilidades do Líder Habilidades Técnicas: conhecimentos e habilidades práticas da área; Habilidades Humanas: capacidade de trabalhar com outras pessoas; Habilidades conceituais: capacidade mental para analisar e diagnosticar situações complexas.
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As novas habilidades dos Líderes
Habilidade técnicas x habilidades interpessoais (Daniel Goleman); A importância da satisfação e da qualidade do ambiente de trabalho; Planejamento: metas, estratégias e planos para integrar e coordenar as atividades; Organização: descrição das tarefas e atribuição dos papeis; Liderança: dirigir e coordenar as pessoas; Controle: monitorar o desempenho da organização.
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Papeis dos Líderes Papeis de Relacionamento Interpessoal (liderança): contratação, treinamento, motivação e disciplina; Papeis de Informação (monitor): controle das informações externas (consumidores, concorrentes, organizações) e internas. Disseminar a informação na organização como um porta voz; Papeis de Decisão (empreendedor): incentivo e supervisão de novos projetos; gerenciamento de turbulências; alocação de recursos e negociação de conflitos.
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Desafios e Oportunidade: o contexto sócio/econômico contemporâneo
Globalização; A diversidade da força de trabalho; Aumento da qualidade e da produção; Melhorando as habilidade humanas; Melhorando o atendimento ao cliente; Lidando com a escassez de mão-de-obra qualificada; Trabalhando em organizações interconectadas; Estimulando a inovação e a mudança; Lidando com a temporariedade; Equilíbrio entre a vida pessoal e a privada; Declínio da lealdade dos funcionários; Melhorando o comportamento ético.
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Luiz Fernando Veríssimo.
“Uma instituição não tem cara e não tem alma. Tem história, mas não tem histórias. Cara e histórias têm as pessoas que trabalham na instituição; que são também os que lhe fornecem alma.” Luiz Fernando Veríssimo.
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