A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia Organizacional Aula 5. Perfil do Colaborador Inovador: propicia uma gama diferente daquilo que já existe, ousadia. Empreendedor: tem que ser.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia Organizacional Aula 5. Perfil do Colaborador Inovador: propicia uma gama diferente daquilo que já existe, ousadia. Empreendedor: tem que ser."— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia Organizacional Aula 5

2 Perfil do Colaborador Inovador: propicia uma gama diferente daquilo que já existe, ousadia. Empreendedor: tem que ser capaz de administrar de forma autônoma seu próprio trabalho.

3 Perfil do Colaborador Negociador: tem jogo de cintura, sabe ganhar e sabe perder, tanto em benefício próprio quanto para a empresa. Pro-tivo: deve-se antecipar às necessidades da empresa.

4 Perfil do Colaborador Multifuncional: grande leque de competências para ser capaz de atuar em diferentes áreas. Líder: questionável pois muitos colaboradores não exercerão esta habilidade.

5 Perfil do Colaborador Capacidade de trabalhar em equipe: produzir um bom trabalho mesmo não se dando bem com todos os membros da equipe, manter o desempenho em situações adversas ou de estresse.

6 Perfil do Colaborador Prestador de serviços: ver significado no seu trabalho para aquela organização. Domínio de idiomas. Bom conhecimento: alta competitividade do mercado de trabalho.

7 Perfil do Colaborador Saber ouvir: não ser arrogante, não se sobrepor a suas próprias características pessoais improdutivas. Boa comunicação: se fazer entender

8 Processo de Comunicação Modelo de Berlo – 1963 Emissor ou fonte: é a pessoa, coisa ou processo que emite a mensagem. Codificador: aparelho fonador, motricidade. Código: fala, escrita, expressão corporal.

9 Processo de comunicação Canal: ar, papel, impulsos elétricos. Receptor: destinatário da mensagem. Decodificador: aparelho auditivo, visual. Significado: entendimento. Compreensão: conteúdo da mensagem. Feedback: resultado.

10 Ruídos na comunicação Decorrentes do Emissor: Falta de clareza nas idéias. Problemas de codificação. Bloqueio emocional. Hábitos de locução. Suposição acerca do receptor. Manipulação da informação.

11 Ruídos da comunicação Decorrentes do Receptor: Audição seletiva. Desinteresse. Avaliação prematura. Preocupação com a resposta. Crenças e atitudes

12 Experiências anteriores Preconceitos e estereótipos Atribuição de intenções Comportamento defensivo

13 Assertividade Asserção Afirmação Alegação Argumento naquilo que se acredita. Forma objetiva e precisa de comunicar Favorece a efetividade.

14 Teste de assertividade Sem provocar uma reação contrária no receptor, favorecendo o curso da mensagem.

15 Assertividade Habilidade de expressar idéias, opiniões ou sentimentos ao mesmo tempo em que há uma afirmação de direitos, sem violar os diretos dos demais.

16 Agressivo AssertivoInassertivo Expectativas próprias Socialização EU OUTRO

17 Agressivo Se impõe aos demais. Sua postura desconsidera o outro. Postura ganha/perde Ganhando afirma seu poder, seu eu. Num embate de idéias não escuta o outro. A qualquer colocação feita ele recebe como crítica pessoal

18 Inassertivo ou passivo Vergonha Falta de habilidade Inveja o agressivo. Rebeldia interna. Não consegue produzir para si. Passivo agressivo.

19 Agressivo Egoísta – eu em primeiro lugar. Considera pouco as necessidades dos demais. Pouca socialização: sobrepõe regras para conquistar, dominar. Manifesta expectativas de forma adequada.

20 Agressivo Ataca a pessoa e não o problema. Invade os limites do outro. Não sabe ouvir. Necessidade de dominar. Sente-se superior, mostra-se autoritário intolerante, dono da verdade. Fala alto, interrompe o outro.

21 Inassertivo ou passivo Necessidade de agradar o grupo, pela fragilidade do eu para pertencer ao grupo, querido por todos. Geralmente abre mão do que quer em prol dos outros. Seu comportamento é influenciado pelas expectativas do meio. Negocidor perde/ganha.

22 Assertivo 50% preocupações com o eu 50% preocupações com o grupo Negociador ganha/ganha É transparente na linguagem e na expressão de idéias e sentimentos.

23 Assertivo Foca no problema Equilíbrio pois é flexível aos ataques aproveitando a munição que o outro dá. Sabe ouvir. Coloca limites Procura entender. Vai direto ao ponto sem ser áspero.


Carregar ppt "Psicologia Organizacional Aula 5. Perfil do Colaborador Inovador: propicia uma gama diferente daquilo que já existe, ousadia. Empreendedor: tem que ser."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google