A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NEUROAPRENDIZAGEM NA COGNIÇÃO ESCOLAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NEUROAPRENDIZAGEM NA COGNIÇÃO ESCOLAR"— Transcrição da apresentação:

1 NEUROAPRENDIZAGEM NA COGNIÇÃO ESCOLAR
Maria do Carmo Camenote Mendes

2 NEUROAPRENDIZAGEM “Ensinar sem levar em conta o funcionamento do cérebro seria como tentar desenhar uma luva sem considerar a existência da mão.” Leslie Hart Aprendizagem baseada no cérebro Brain-based learning

3 NEUROAPRENDIZAGEM conhecimento sobre os processamentos cerebrais envolvidos no ato de aprender. conhecimento do funcionamento do corpo favorece o diagnóstico e a cura

4 Recorte da neuroaprendizagem.
ESCOLA / CULTURA Trabalha com ato de aprender; Recorte da neuroaprendizagem.

5 INDEPENDENTE DA ESCOLA
O homem sempre aprendeu... ...e continua aprendendo Sobrevivência

6 O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Envolve diversas áreas do conhecimento e distingue os seres humanos de outras espécies.

7 O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Permite a sobrevivência, a manutenção da cultura e dos processos educacionais como consequência. Independe da herança ou meio social

8 O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Tem por base: Atenção, memória, percepção, simbolismos que permitem formação de conceitos, resolução de problemas, raciocínio, expressão...

9 Quanto mais cedo e mais qualificadas forem essas trocas
ambientais, melhor será a aprendizagem. O cérebro não é tecnológico, é ecológico

10 prática, método e motivação.
Maximizar os processos cognitivos através de: oportunidade, prática, método e motivação.

11 OPORTUNIDADE - ocasião favorável
acontecimento capaz de melhorar o estado atual , uma situação nova que traga benefícios; leitura, jogos, trabalhos, pesquisas, debates, noa.

12 PRÁTICA repetição é uma das ferramentas mais úteis para o cérebro aprender...tudo é prática...

13 MÉTODO é a maneira, o como fazer seguindo uma ordem, um formato

14 MOTIVAÇÃO é o impulso que faz agir para atingir os objetivos, envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com objetivo, faz com que o indivíduo dê o melhor de si.

15 NOSSO OBJETIVO Disseminação dos conceitos para os profissionais que estão à frente do processo. Uso de ferramentas simples e disponíveis para maximizar os processos

16 EXPERIÊNCIA SENSORIAL COMO APRENDIZAGEM
TATO; OLFATO; PALADAR; VISÃO; AUDIÇÃO.

17 HOMÚNCULO

18

19

20 FERRAMENTA 1 Diferentes habilidades; Auditivo, visual e cinestésico;
Hemisfério DIREITO E ESQUERDO.

21 FERRAMENTA 2 JOGOS LÓGICOS (SUDOKU, HITORI, HASHI, CALCUDOKU...)

22 FERRAMENTA 3 ARTES (CORES, CRIATIVIDADE, AUTOESTIMA, TATO, MEMÓRIA, CORPO...)

23 JOGOS DE TABULEIRO VISO ESPACIAL; PENSAMENTO LATERAL; CRIATIVIDADE;
FOCO; CUMPRIMENTO DE REGRAS; MEMÓRIA...

24 JOGOS DE ESTRATÉGIA DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA, RACIOCÍNIO.

25 PALAVRA CRUZADA MEMÓRIA; DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM; CONEXÕES.

26 LEITURA LINGUAGEM; CRIATIVIDADE;
ELEMENTOS MAIS RICOS DA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA.

27 TANGRAM CAPACIDADE DE IMAGINAR E USAR, E ROTACIONAR A FIGURA GEOMÉTRICA, ESTIMULA O PENSAMENTO ABSTRATO - MATEMÁTICA

28 ÁBACO ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO

29 EDUCAÇÃO FÍSICA DESENVOLVER HABILIDADES COGNITIVAS;
AUMENTAR A AUTOESTIMA; EQUILIBRIO EMOCIONAL; RECONHECER O OUTRO E SABER COMPARTILHAR; TRABALHAR EM GRUPO; AUTONOMIA; CRIATIVIDADE.

30 CORES E NOMES

31 EQUAÇÃO VERDADEIRA Mova dois palitos e torne a equação verdadeira e sem usar sinal de diferente.

32 LINGUAGEM HIPOPÓTAMO TEM 10 LETRAS, MAS EVENTUALMENTE TEM 13. PORQUE ?

33 QUANTAS VEZES ESTÁ ESCRITO A PALAVRA - FUTEBOL

34

35

36 OBRIGADA!!! maisprojetoseducacionais@gmail.com NEUROAPRENDIZAGEM
PALESTRA E OFICINA OFICINAS DE JOGOS LÓGICO ORIENTAÇÃO PLANEJAMENTO ANUAL


Carregar ppt "NEUROAPRENDIZAGEM NA COGNIÇÃO ESCOLAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google